26/03/2012

One in, one out

Ser minimalista não tem nada a ver com viver mal - pelo contrário! O minimalismo, ao eliminar o que não faz falta, abre espaço e cria tempo para aquilo que realmente gostamos.

E eu gosto de sapatos. 

Já cheguei a ter quase 60 pares de sapatos. Neste momento tenho 20 e alguns guardados na cave sobre os quais ainda tenho que tomar uma decisão.

Antes de abraçar um estilo de vida minimalista, comprava só por comprar. Porque era giro, porque era barato, porque me apetecia. Dos vários sapatos que tinha, nem todos tinham qualidade. Nessa altura, preferia a quantidade à qualidade.

Agora é exatamente o oposto. Prefiro ter menos, mas melhor. Prefiro gastar mais dinheiro nuns sapatos que duram anos do que o mesmo dinheiro em três ou quatro pares diferentes que duram apenas uns meses. Já não faço compras precipitadas. Compro apenas se precisar. E aplico a regra "one-in, one out" - entra um, vai outro fora.

Foi o que fiz há uns dias. Há um ano tinha dois pares de sabrinas pretas: as que se vêem na foto, no lado direito, e outras que me apertavam os pés e tornavam-se desconfortáveis ao fim de uns minutos de uso. Estas últimas foram fora quando fiz um destralhamento de sapatos há uns meses (já tinha feito um grande destralhamento antes). Fiquei com as da foto para usar em casa quando vinha cá alguém, mas não na rua, pois as duas solas estavam descoladas e partidas. Já sabia que tinha que comprar umas sabrinas pretas para a Primavera... A diferença é que agora estava disposta a gastar dinheiro para comprar umas boas sabrinas.

Poupando noutras coisas que são desnecessárias, tenho mais dinheiro disponível para as coisas de que gosto. Então lá fui passear pelas lojas de Faro à procura de umas boas sabrinas pretas... Foi difícil encontrar umas ao meu gosto... Acabei por comprar as que tenho calçadas na foto na Stradivarius. Foram baratas (<20€), mas a qualidade parece razoável e são super confortáveis. Não se vê bem na foto, mas são em crochet (são estas).
As sabrinas da direita foram para o lixo, claro - one in, one out!


No dia em que tirei estas fotos estava em casa à espera dos homens da Associação Despertar, que vieram cá a casa buscar tralha que tinha na cave - aahhh!! Ainda tenho muito tralha lá em baixo, mas aos poucos isto vai! Mandei fora o canto do meu sofá, um pouf, umas portas de fole, e dei uma televisão, um móvel para CDs, um banho de pés, uma cadeira brasileira e dois quadros para eles venderem.




8 comentários:

  1. Curioso... agendei um post para hoje que aborda um pouco do que falou em relação aos satados, qualidade vs quantidade.

    beijinhos gosto muito do seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh meu Deus, o que são satados? eu queria escrever sapatos :)

      Eliminar
  2. Eu faço isso , prefiro comprar mais caro mas de qualidade por isso tenho poucos mas bons e duram anos
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. É curioso o que li, mas ainda estou a esforçar-me para deitar as coisas fora. O meu problema é que guardo tudo! Mas já estou a melhorar. :)

    Beijos,
    Rosicler

    ResponderEliminar
  4. :)
    por aqui, já acabámos de destralhar o quarto! comprámos uns cortinados brancos, retirámos uns quadros (que tinhamos lá e nao tinha nada a ver com o quarto), comprámos uma capa de edredon nova e bem, ganhámos um quarto totalmente diferente e novo! agora até dá gosto ir dormir :)

    um dia destes tens de fazer uma rubrica com o "antes e depois" dos teus leitores ;) sim, porque se não fosse p vir ao teu blog nunca tinha tido coragem e motivaçao para destralhar e acredito que o mesmo aconteça com outras pessoas que cá vêm!eheheheh :)

    ps - gosto do vestido!!!

    ResponderEliminar
  5. As sabrinas são muito giras, e a tua roupa é linda! (e sexy!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. sapatos nunca foram a minha perdição... desde pequena que sou esquisita para os escolher; ou era o feitio, ou a cor ou qualquer outra coisa que me desagradava! a minha mãe desesperava! a verdade é que o meu pé nunca cresceu muito (ainda hoje calço um mero 35) e acabei por aprender a estimar (muito) o meu calçado! assim, a minha explicou-me que então poderia gastar-se um pouco mais num par, pois ir-me-iam durar muito...! ainda hoje é esta a atitude que tenho perante comprar calçado. quando preciso de um par novo, escolho, experimento e, se gostar, compro... mesmo se forem mais caros! a verdade... ainda tenho uns sapatos que comprei quando tinha 16 anos... estão bons e já passei a barreira dos 30!
    beijinhos da costa alentejana, Xana!

    ResponderEliminar
  7. As abrinas são giras e esse look fica-te muito bem.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...