19/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 2 - a casa de banho


No segundo dia do destralhamento rápido da casa, vamos atacar a(s) casa(s) de banho! Tens todo material necessário? Não te esqueças de tirar fotos do antes e do depois! Então vamos lá!

1. Coloca todo o lixo óbvio num saco de lixo. Despeja caixotes do lixo, joga fora embalagens de shampoo vazias e precisas mesmo dessas revistas todas??

2. Divide a casa de banho em zonas, como: banheira, sanita & bidé, lavatório, arrumação, chão & paredes. Ataca uma zona de cada vez.

3. Na zona da banheira deves ter apenas o necessário para tomar banho: toalhas e os produtos que usas no banho. Mantém apenas a embalagem de shampoo e de gel de banho que está aberta, ou apenas uma barra de sabonete. Embalagens novas e sabonetes fechados devem ser guardados numa zona de arrumação, de preferência dentro de um armário, para ficarem mais resguardados do pó e da humidade. O mesmo em relação às toalhas: devem estar expostas apenas aquelas que estão em uso. As restantes, lavadas, devem ser guardadas num armário.

A casa de banho dos miúdos. Na banheira, apenas o shampoo deles, gel de banho e shampoo dos gatos. No lavatório, copo com escovas e pasta de dentes e sabonete líquido.

4. Não coloques rolos de papel higiénico em cima do autoclismo - fica tão feio... Tudo o que não está a ser usado, deve estar guardado num armário. Quanto muito, se quiseres manter mais alguns rolos de papel junto da sanita, coloca-os num suporte específico. As revistas, que tanta gente gosta de ler no "trono", também devem ser colocadas num suporte específico.

5. Eu gosto de ter as superfícies horizontais livres, pois assim acumula-se menos sujidade e é muito mais fácil de limpar. Na zona do lavatório, tenho apenas um copo com as escovas e pasta de dentes e o sabonete líquido para as mãos. Tudo o resto, mesmo coisas que uso todos os dias, como pente, cremes, acessórios para o cabelo, etc., está guardado num armário. Em alternativa, podes colocar essas coisas do dia a dia num cesto em cima da bancada do lavatório - mas nunca as coisas espalhadas pela bancada! Pensa na diferença entre teres que desviar um cesto para limpar a bancada, ou teres que desviar dezenas de coisas, uma a uma, para limpares a superfície por baixo...

6. Quanto à arrumação, já sabes que o ideal é ter o mínimo de coisas para arrumar, ou seja, teres só as coisas de que realmente precisas. Dá uma volta rápida aos medicamentos, cosméticos, cremes e outras coisas que guardas na casa de banho. Medicamentos fora de prazo podem ser dados na farmácia, medicamentos que já não usas podes dar a uma instituição de solidariedade animal, cosméticos, cremes e similares vão para o lixo, e por aí fora. Quanto a acessórios, precisas mesmo de 5 pinças e 3 enroladores de pestanas? Mantém apenas as coisas que realmente usas. O resto, joga fora ou dá a alguém.

O único armário para arrumação na nossa casa de banho. O cesto lá em cima tem o secador e alisador de cabelo.

O único armário para arrumação na casa de banho dos miúdos. Rolos de papel higiénico, embalagens fechadas de shampoo e gel de banho, lenços de papel, uma gaveta só para as coisas dos miúdos, para eles gerirem à vontade deles, e uma gaveta com acessórios pouco usados. (acabei de comprar um tapete verde giríssimo para substituir esse cor de rosa!)

7. Para mim não há nada mais feio numa casa de banho que os secadores de cabelo, máquinas de barbear e outros pequenos electrodomésticos à vista. Por que não colocá-los todos num cesto? O meu secador e o alisador de cabelo estão num cesto no topo do armário - estão à mão, mas não à vista!

8. Finalmente, olha para as paredes e chão. Não tens demasiados tapetes no chão da casa de banho nem demasiadas coisas penduradas nas paredes? Leva para fora da casa de banho todos os tapetes e todas as coisas que estão nas paredes (quadros, relógios, etc.). Observa agora a casa de banho - ficou com um ar muito mais limpo, não? Coloca de volta apenas um tapete e uma ou duas decorações, dependendo do tamanho da casa de banho.


A nossa casa de banho.


9. Como podes ver, só temos um pequeno armário para arrumação em cada casa de banho (além de um cesto para a roupa suja na casa de banho dos miúdos), e somos 4 cá em casa. As toalhas (e lençóis, tecidos e toalhas de praia) estão arrumadas neste armário no corredor:



Como estão a correr as coisas por aí?


Já temos várias contribuições para a Staycation - férias em casa! Podes ver todas aqui. E continuo à espera da tua contribuição!


E para terminar, o questionário continua activo! Estou a ficar surpreendida com algumas respostas. Para a semana apresento os resultados!

23 comentários:

  1. Nossa, muito bom. Meu banheiro já é assim arrumado, não deixo nada a vista também.
    Estou dando meus primeiros passos no minimalismo a algumas semanas, e percebi que ká fazia muitas coisas com relação a cozinha e banheiro, o meu problema realmente é roupas, acessórios e papeis, mas aos poucos estou conseguindo.

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa também está tudo arrumado/escondido...mas o facto de ter uma casa-de-banho mais moderma também ajuda a senti-la mais minimalista (tenho azulejos cremes/brancos lisos, superfícies de pedra lioz e cabines de vidro, focos no tecto, para além do autoclismo estar na parede...
    Mesmo assim acho que na tua casa-de-banho retirava o suporte do papel higiénico às florinhas (?), a garrafa rosa e os quadros (mesmo sendo do mesmo tom, são demasiadas coisas...) - é só uma sugestão. Ah! E podes sempre pintar a barra/friso de azulejos de branco!
    Adorei a cortina dos miúdos!
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      eu gosto do estilo de vida minimalista, e não do estilo decorativo minimalista! Gosto de ter objectivos decorativos à minha volta, poucos e bonitos, ao meu gosto. Eu adoro a minha casa de banho assim como está.

      Eliminar
  3. Eu tenho o problema de não caber mais armario nenhum na casa de banho, logo tenho as toalhas grandes arrumadas no roupeiro o que me tira espaço para outras coisas... talvez um armario desses seria util mas nem sei bem onde colocar :S

    ahhh irrita-me a falta de espaço sabes! isto porque a minha casa não veio com roupeiros suficientes :p

    jokas

    ResponderEliminar
  4. amei este post e percebo que estou no bom caminho. Bom há uma coisa que tenho de tratar (tapetes grandes) mas no geral, o quarto de banho terá pouco pra fazer... :) Big smile.!
    Estou ansiosa por começar isto. Vai ser na 2ª quinzena de Julho! YeéeeeiiiI!!

    ResponderEliminar
  5. Há uns tempos também tive que fazer uma arrumação daquelas gigantes ao móvel da casa de banho. Estava "vergonhoso"!
    Soube tão bem e ficou muito mais funcional.

    O antes e depois:

    http://welc-home.blogspot.pt/2012/04/arrumacao-do-movel-da-casa-de-banho.html

    o resto da casa de banho:

    http://welc-home.blogspot.pt/2011/09/thanks-god-i-have-bathtube-again.html

    http://welc-home.blogspot.pt/2012/02/futilely.html

    Beijinhos

    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Geralmente consigo ter o mínimo possível no wc, no quarto já é outra questão...mas aguçou-me a curiosidade o mini caixote(?) em cima do autoclismo. Que utilizade lhe dás?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse caixote já veio com a casa! Aproveitei-o e uso-o para pôr cotonetes, algodões (usados, claro), coisas desse tipo, pequeninas, que não vale a pena pôr na sanita. Mas não uso para pôr o papel higiénico, esse vai directamente para a sanita!!

      Eliminar
  7. Cá está o link com bocadinhos da minha vergonha, leia-se experiência. O feedback vai andar sempre um dia atrasado mas o trabalhinho está em dia!:)
    Obrigada pela inspiração, deste projeto e anteriores também.
    http://rirecomerbolachas.blogs.sapo.pt/74355.html

    ResponderEliminar
  8. Tenho achado piada a acompanhar esta proposta. Mesmo antes de a ler deu-me uma «coisinha má» e andei a libertar algumas superfícies (as revistas na casa de banho foram algumas das vítimas do processo). Ainda tenho muito que destralhar e os teus conselhos ajudam a dar ânimo. Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Rita!
    Obrigada por partilhares tanto sobre ti. Tencionas pintar o armário e o cesto de branco? Acho que ias gostar de ver porque se enquadra mais no estilo nórdico que tens vindo a seguir.
    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  10. Já respondi ao questionário e estou a ganhar balanço para seguir o plano de destralhamento...!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita :)
    Obrigada pelo incentivo que tanto precisava. Já publiquei o post do quarto e já tenho as fotos da casa de banho, se quiseres, espreita aqui: http://cronicasdeumamae.blogspot.pt/
    Fico a aguardar o resto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Obrigada mais uma vez por todas estas dicas! :)

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Rita!

    Acabei agora o destralhamento e o post sobre a casa de banho. http://ratinholaboratorio.blogspot.pt/2012/06/dia-2-casa-de-banho.html

    Se fores ver vais reparar que esta é das divisões mais dificeis para mim, é onde sinto grandes problemas de organização e de gestão de espaço, alterei algumas coisas pequeninas hoje mas não me pareceu que fizesse grande diferença, dado as dificuldades que sinto.

    Tenho de pensar em soluções melhores e tenho de arranjar maneira de tornar o espaço mais favorável às minhas necessidades. Já pesquisei várias ideias, em revistas e sites de decoração que se adequassem mas tudo o que vi não me chamou particularmente a atenção, porque preciso não só de decoração mas acima de tudo de funcionalidade.

    Adorava ter ideias tuas e desse teu sentido prático. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia!
    Até agora tenho conseguido fazer seguido, até porque na verdade não está muito caótico.
    Já cumpri a parte do desafio dia 2 /casas-de-banho. Se quiseres espreitar:

    http://acasadogoldie.blogspot.pt/2012/06/destralhar-dia-2.html

    Mais uma vez obrigada pela partilha e ajuda.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. E aqui fica mais um esforço - de uma acumuladora de produtos comprados em promoção, note-se! http://acasados30.blogspot.pt/2012/06/destralhando-2-as-casas-de-banho.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Cá em casa, casa-de-banho é só uma. E, agora, que está destralhada, ficou o máximo. Os espaços que têm, apenas, o essencial à vista, são muito mais agradáveis e, agora, eu vejo isso, todos os dias.

    O antes e depois: santiagando.blogspot.pt/2012/06/challenge-accepted-casa-de-banho.html

    Quanto à sala, por motivos de tempo e do elevado nível de tralha, um dia não basta. Mas, durante o fim-de-semana, haverá novidades.

    Obrigada, Rita, pela inspiração!

    ResponderEliminar
  17. Boa! Já começo a sentir-me uma minimalista, pois também quase não tive de mexer nas casas de banho. Não tenho nada há vista, as coisas que tenho são mínimas e já treinei todos cá em casa, até os miaus a manterem as coisas nos sítios. Nas casas de banho, as únicas coisas fora do sítio são as minhas bijutarias que vou usando todos os dias diferentes e nem sempre arrumo logo. Vou ter de melhorar...
    :)

    ResponderEliminar
  18. Olá Rita
    A casa de banho já está.
    http://euachoistointeressante.blogspot.pt/2012/06/boa-tarde-todos.html

    Amanha a sala.

    ResponderEliminar
  19. Após terminar nosso quarto, fui até a casa de banho nossa, qual foi minha surpresa, remédios do meu esposo vencidos há mais de ano, (sete para ser exata), cupins nas portas e numa das prateleiras... Vai demorar um pouco a ficar como gostaria vou tratar esses bichinhos antes para deixar do jeito que gostaria. Obrigada! Você é um incentivo para mim!

    ResponderEliminar
  20. Apos o quarto, tentei livrar de tralhas nossa sala de banho, qual foi minha surpresa o armário estava cheio de remédios do meu esposo já vencido há mais de um ano. Além de ter cupins (aqueles bichinhos que comem madeira), então vou demorar mais um pouco para ele ficar do jeito que eu quero, primeiro tenho que tratar a madeira, já começei a pasar o produto específico. Obrigada pelo incentivo!

    ResponderEliminar
  21. hello :)

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-as-casa-de-banho.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...