20/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias. Dia 3 - a sala

Hoje vamos tratar da divisão da casa onde provavelmente passamos mais tempo: a sala.

Tens todo o material preparado, incluindo máquina fotográfica? Então vamos a isto!

1. Pega num saco de lixo e coloca todo o lixo óbvio que anda pela sala, incluindo jornais e revistas velhas que já não interessam a ninguém.

2. Agora pega numa caixa e coloca lá dentro todos os brinquedos das crianças que estão espalhados pela sala. Podes arranjar uma caixa bonita para ficar em permanência na sala com alguns brinquedos, sobretudo se os miúdos são pequenos. Já tive uma dessas caixas, mas agora eles têm que arrumar os brinquedos no quarto.

3. Tens CDs e DVDs desarrumados, à vista, em cima da mesa da televisão? Arranja um lugar para eles, de preferência dentro de um armário, para não perturbarem visualmente e não ganharem tanto pó.

A minha sala. O móvel da TV tem 3 gavetas onde guardo os DVDs, CDs e a playstation. Tudo escondido.

4. Quantos comandos tens na sala? O da televisão, da box, do leitor de DVD, da aparelhagem, e mais quantos?? Não seria mais fácil se tivesses um local específico para guardar todos os comandos? Eu tenho um cesto debaixo da mesinha de centro onde os comandos ficam todos juntos, para sabermos sempre onde estão (tirando quando um dos miúdos esconde o comando da box para o outro não mudar de canal...).

Debaixo da mesa de centro (que era a minha antiga secretária, à qual cortámos as pernas e pintámos de branco) está um cesto com os comandos, as (pouquíssimas) revistas que tenho e uma base para o portátil.

5. Já te livraste de algumas revistas e jornais no primeiro passo, mas olha bem para a colecção de revistas que tens. São úteis? Costumas consultá-las? Que tal arrancares as páginas que te interessam de cada revista e jogar o resto fora?

6. Agora olha para os livros. Tens tantos livros que já não tens sítio para os pôr? De certeza que muitos desses livros não vais voltar a ler, ou nem sequer gostaste. Por que não doá-los à biblioteca e deixar que outras pessoas tenham acesso a eles? 

Os livros organizados por cores.

7. Olha agora para o sofá. Tens tantas almofadas que nem há espaço para as pessoas se sentarem? Já sabes o que fazer ao excesso de almofadas! Coloca-as noutro sítio ou livra-te delas.

Três almofadas... O sofá está à espera de ser substituído por um Ektorp branco.

8. E as mantas que se foram acumulando durante o inverno? Na minha sala ainda estavam 2 mantas que já foram lavadas e arrumadas, à espera do inverno seguinte.

9. Agora que já destralhaste e arrumaste objectos específicos da sala, olha para as superfícies horizontais, sobretudo para a mesa de jantar e a mesinha de centro. Têm papéis do trabalho, livros dos miúdos, correio e outras coisas lá em cima? Arruma os papéis nos devidos lugares, joga fora o que for lixo, como envelopes da correspondência, e tenta ficar com as superfícies horizontais desimpedidas. Se tens papéis em cima das mesas porque não há outro sítio para os pôr, arranja um sítio específico para essas coisas. Pastas de arquivo, caixas de arrumação, qualquer coisa serve, desde que haja um sítio específico para cada coisa, que não sejam superfícies horizontais que deveriam servir para outras coisas...

Expedit que serve também de apoio à mesa de jantar quando é necessário. A caixa preta, que tem jogos lá dentro, é uma Dröna, que, ao contrário das outras caixas da Ikea para as estantes Expedit, é baratíssima (2,99€). 

10. Por fim, ganha coragem e põe-te junto à porta e percorre a sala, começando num lado e terminando no outro. Vês coisas que não gostas? Quadros, objectos decorativos, seja o que for? Pega nessas coisas que não gostas e guarda numa caixa; melhor ainda, põe a caixa junto ao caixote do lixo na rua, que em menos de nada alguém leva as coisas.



Bom, espero que não achem que eu sou demasiado implacável... eu sou é minimalista e acreditem que não precisamos da maior parte das coisas que temos... sobretudo aquelas que não gostamos mas por um qualquer motivo não conseguimos jogar fora... Vá, coragem! Pensem que menos coisas equivale a menos tempo passado a limpar, arrumar e organizar!

E não pensem que a minha sala está sempre assim arrumada! I wish! Antes das fotos, juntei este molho de coisas desarrumadas:

Duas mantas, que foram lavadas e guardadas, um relógio de parede que ainda não foi pendurado, um protector de secretária de um dos meus filhos, cromos do Invizimals, papéis dos miúdos, um cesto com coisas lá dentro para arrumar, uma cadeira do quarto do miúdos, uma planta para recuperar...

Como estão a correr as coisas desse lado?

29 comentários:

  1. Deste lado eu até tenho medo de começar... Mas pelo que dá para ver, tens uma casa muito gira! :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro as tuas dicas. O teu blog é realmente uma ajuda e uma inspiração constante. Do que apresentas, só há uma coisa que jamais faria...desfazer-me dos livros! Tenho estantes até quase ao teto em paredes corridas repeltas de livros, mas ainda assim acho que os livros são memórias, vivências que nunca se descartam. Os livros cá de casa estão organizados por áreas/ temas.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Este projecto parece-me o máximo.
    eu só tenho uma duvida. Nessa "Limpeza Geral" há algum tipo de objecto de que seja facil vender? Livros, biblots?... Onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, coisas que estejam em bom estado e possam ser úteis para as outras pessoas. Escrevi um post sobre isso: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2011/10/o-que-eu-aprendi-vender-coisas-usadas.html

      Eliminar
    2. Muito Obrigada Rita!!

      Eliminar
  4. Olá Rita, é a primeira vez que aqui venho e fiquei fascinada. Eu tambem ando numa de destralhar a casa e encontrei aqui dicas maravilhosas. Já para não falar que fiquei ainda mais inspirada para o fazer!

    Vou continuar a visitar-te :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Olá, gosto imenso do teu blogue, adorei as dicas, felizmente, algumas delas eu já tinha concretizado, por exemplo, os livros, guardei alguns que me dizem alguma coisa, como o primeiro que comprei com o meu dinheiro :) e os outros, ofereci, a pessoas que sei que também gostam de ler, e os vão estimar ou oferecer também, assim, fazem uma rotação e fazem as delicias de várias pessoas. Já tinha lavado e arrumado a minha manta, comandos, só tenho dois que costumam andar na beira das costas do sofá, e brinquedos, não tenho, pois o meu menino já é bem grandinho.
    De resto, tenho os objectos que gosto, pouquíssimos, mas sempre fui assim, e poucas almofadas, apenas não tenho plantas como tu, pois acho lindas, mas acabo por me esquecer de as regar e acabam por morrer, para minha pena, então, optei por não ter. A tua sala é muito bonita, e as dicas são óptimas, boa semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Rita! A tua sala tem muita vida apesar de minimalista. Está gira e com um sofá branco em que não tenhas de pôr cobertura ainda vai ficar melhor.

    Aconselho-te no entanto a colocares alguma protecção no sofá branquinho quando ele chegar, principalmente onde os miúdos se sentam, porque são lindos de morrer mas fáceis de sujar. Eu tenho um e sei como é!

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comprar o sofá, compro logo uma capa à parte (é o Ektorp do Ikea, que funciona com capas) e assim tenho sempre um capa para pôr quando a outra estiver a lavar!

      Eliminar
  7. Os meus filhos também escondem o comando um do outro :)

    ResponderEliminar
  8. A tua sala é linda, um sonho... amei! E tem imagens de gatos por todo o lado - além do gato real. Maravilhosa. Super bem organizada.

    ResponderEliminar
  9. As casa de banho estão destralhadas. Vou agora partir para a sala.
    Com este incentivo é mais fácil.
    Um beijinho.
    Celeste

    ResponderEliminar
  10. A casa de banho está pronta, hoje é o dia da sala (vai ser longo)! Cá está a actualização, sem fotos :http://rirecomerbolachas.blogs.sapo.pt/74610.html.

    ResponderEliminar
  11. ui, ui, por aqui ainda mal se começou. Ontem dei um mau-jeito nas costas e por isso vou mesmo reduzir ao essencial para não deixar de fazer tudo.
    beijocas linda e parabéns pela linda casa.

    ResponderEliminar
  12. Oi Rita!
    Já fiz o destralhamento da minha casa toda há uns 3 meses, mas estou gostando muito de acompanhar seu projeto. Até me inspirou a destralhar novamente a estante com os meus livros.

    ResponderEliminar
  13. Como mudei de casa há pouco tempo posso dizer que tenho uma sala bastanteee minimalista e adoro-a! Tenho o sofá, carpete e movel com a tv e sistema de som. Este tem duas portas onde estão os dvds, cds, jogos e albuns de fotos, e ao meio das portas tem duas prateleiras com a ps3, a box e o leitor de dvds. O telefone e o router estão em cima do móvel. para além disso tenho um puf e vou ainda pendurar uns cortinados e futuramente queremos um quadro enorme para colocar em cima do sofá! Depois ponho umas fotos para "aprovação no blog".

    Obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  14. Rita....parabens....simplesmente fantástico! Adorei este post.....vai para os meus preferidos!! Adorava ter esta coragem........amava mesmo!

    ResponderEliminar
  15. Bem, dou-me por contente por ser assim por natureza! É um alívio não ter a casa atravancada de coisas que não nos fazem falta. Creio que tens inspirado muitas leitoras, porque se há palavra que tenho encontrado bastante na blogosfera é precisamente "destralhar", com referências ao teu blog. Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Confesso que tambem me considero uma pessoa organizada, minimalista nem sempre, lá poderá chegar com o tempo, mas as coisas têm sempre que esta no lugar, se não há um lugar para elas... tchau...

    Muitos Parabens por este trabalho que estas a fazer e pela ajuda que estas certamente a dar a minha gente que te segue. A meu ver, estes processos resultam assim mesmo, step by step. Não adianta querer fazer tudo no mesmo dia, esse dia nunca vai chegar, nunca trato por ex. do guarda-fatos de uma vez, hoje uma gaveta, amanhã outra, assim tenho tempo para o resto: Viver!

    Se arrumar/organizar/destralhar não seja um problema, mas sim um prazer ;-)

    ResponderEliminar
  17. E aqui está mais um dia de destralhamento: http://ratinholaboratorio.blogspot.pt/2012/06/dia-3-sala.html

    Tem sido muito motivador e é incrivel como ao seguir este plano nos apercebe-mos de "problemas" que nunca antes tinhamos reparado. :-)

    ResponderEliminar
  18. Olá Rita
    Estou a adorar os teus posts mas só os vou por em prática quando estiver de férias :-)
    Aproveito para te fazer uma pergunta, talvez me saibas responder...
    A minha mãe fez obras em casa e a maioria das coisas foi para a garagem em caixas. Agora andamos a revê-las e temos imensas cassetes de vídeo originais de filmes em VHS com filmes (já nem vídeo VHS temos). Tens ideia de sítios que se interessem por estas coisas? Não é para venda, penso doá-las.
    Obrigado :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luar,
      eu joguei as minhas cassetes VHS fora... fiquei só com uma, pois queria passá-la para DVD, mas não sei bem onde ir para me fazerem isso... Nas bibliotecas (pelo menos na de Faro) ainda há muitas cassetes VHS para requisitar; não sei se as bibliotecas aceitam mais, pois acho que a maioria das pessoas já não deve ter o leitor...

      Eliminar
    2. alguns hospitais costumam aceitar, consoante o que o VHS tiver (pois infelizmente nos hospitais as tecnologias sao antigas....)

      Eliminar
    3. Rita e Carla, obrigado pelas respostas. Vou tentar saber nesses sítios.
      Rita, a minha mãe passou uma série de cassetes Beta para DVD e foi um senhor que trabalha naquelas lojas da Kodak. Pergunta numa dessas se te fazem isso.

      Eliminar
    4. Olá Rita, A FNAC passa VHS para DVD.

      Eliminar
    5. Maria João, muito obrigada pela informação!

      Eliminar
  19. Bom, cada vez que dou volta à sala, destralho mais qualquer coisa, entretanto fica vazia. Mas de facto é um local complicado, é revistas, é sapatilhas dos miúdos, é brinquedos dos gatos, é comandos, fios, carregadores... Todos os dias, antes de me ir deitar dou a volta e ponho tudo nos lugares em 2-3 minutos e... done.
    Assim, à exceppção do pó e dos pelos de gato, está sempre tudo no lugar. :)

    ResponderEliminar
  20. Devia ter sido publicado na sexta, mas a tarefa só ficou concluída hoje.

    Aqui o antes e depois da minha sala: http://santiagando.blogspot.pt/2012/06/challenge-accepted-sala.html

    ResponderEliminar
  21. oi. mais um, muito tempo depois...

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/08/destralhar-sala-de-estar-e-jantar.html

    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...