15/06/2012

Destralhar a casa em 7 dias



Pelos emails e comentários que recebo (e obrigada por os mandarem!), cheguei à conclusão que a maior dificuldade que a maioria das pessoas sente em relação a simplificar e organizar a vida, é mesmo livrar-se da tralha que tem em casa.

Por isso, planeei uma série de 8 posts chamada "Destralhar a casa em 7 dias". 
Nesta série darei dicas simples e rápidas que poderão ser postas em prática diariamente durante 1 ou 2 horas. Assim, ninguém tem desculpa para não destralhar a casa! E com isto não quero obrigar-vos a seguir o plano de destralhamento à risca durante 7 dias seguidos, mas sim dar-vos uma base para que o possam fazer ao vosso ritmo - se for em 7 dias seguidos, tanto melhor!

O esquema da série será este:

dia 0 (hoje) - introdução e preparativos 
dia 1 (18/6) - o quarto de casal
dia 2 (19/6) - as casas de banho
dia 3 (20/6) - a sala
dia 4 (21/6) - entrada e corredores
dia 5 (22/6) - o escritório
dia 6 (23/6) - a cozinha
dia 7 (24/6) - o quarto das crianças

Prontos? Então vamos a isto! (e vou começar a tratar os meus leitores por tu, inspirada pela Mum's the Boss, pode ser?)

Os preparativos

Hoje quero que te foques no seguinte:

1. Se ainda não sabes, investiga onde são os ecopontos (papéis, vidro, plástico, metal) e o ponto electrão (pequenos electrodomésticos, material informático) mais próximos da tua casa.

2. Faz uma lista de instituições às quais podes doar roupa (ex, contentores da Humana e Cruz Vermelha), livros (ex, bibliotecas), medicamentos (ex, associações de protecção de animais).

3. Arranja sacos do lixo pretos grandes e algumas caixas de cartão ou de plástico.

É melhor saberes estas coisas antes de começar o destralhamento, para não acontecer ficares com sacos cheios de roupa para dar e não saberes onde ir...


4. Prepara a máquina fotográfica para tirares fotos do antes e do depois. Se quiseres, partilha as fotos no teu blog, dá-me o link, e eu publicito aqui - assim podemos inspirar outros leitores a destralhar e simplificar!


5. Agora pega num saco de lixo, percorre a casa toda, divisão a divisão, e coloca no saco tudo o que for lixo. Papéis que não interessam que estão em cima da secretária, pacotes de bolachas esquecidos no quarto dos miúdos, etiquetas das últimas roupas que compraste que ficaram em cima da cómoda do quarto... Tudo o que for claramente lixo, coloca no saco, e não te preocupes em separar para a reciclagem, senão tens que andar com vários sacos atrás. Separa o lixo só no fim de teres percorrido toda a casa.


6. Por fim, sugiro a (re)leitura dos seguintes posts (e dos comentários associados, que estão cheios de pontos de vista interessantes), para que possas pensar bem no significado que têm as coisas para ti, por exemplo, se achas que vale a pena guardar tralha só porque foi oferecida por alguém ou se queres mesmo manter a roupa que já não te serve porque um dia pode voltar a servir...

O desapego das coisas
Criar ligações emocionais com as coisas

Na segunda-feira estarei de volta com um plano de ataque simples para repor a ordem no local mais importante da casa: o quarto de casal.


Quem alinha nestes 7 dias de destralhamento simples e rápido?



48 comentários:

  1. Olá! I´m in!!!
    Acho que a tua sequência de post vem mesmo na hora certa. Nas próximas duas semanas, o meu plano é mesmo destralhar ao máximo (coisa que já ando a fazer há um ano de forma progressiva) e fazer uma limpeza geral na casa.
    Este teu primeiro post já está em prática há bastante tempo, por isso, considera feito!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Adorei!
    Faço uma faxina como esta na papelada periodicamente, quando vejo que já não há espaço livre sobre os móveis, e eu me sinto afogada num mar de papeis. Separo os documentos importantes em pastas (ou envelopes) com nomes Saúde, Banco, Casa, Viagens, por exemplo. O resto, eu jogo fora.
    Depois disso, me sinto muito mais leve, e fica muito mais fácil de encontrar alguma coisa quando eu preciso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. ola
    eu vou fazer de certeza, não tenho mais desculpa para adiar, e essas dicas vão ser uteis de certeza.

    ResponderEliminar
  4. Há algum tempo que aproveito as tuas dicas para tentar destralhar a minha casa e simplificar o dia a dia. Vou tentar seguir este plano.

    ResponderEliminar
  5. Eu alinho e vou pôr em prática. Bem preciso de um pouco de organização cá em casa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá! Comecei a semana passada a ver-me livre de muitas coisas que enchiam as gavetas e roupeiros, portanto vem mesmo a calhar :D
    Desde que te sigo, tenho feito destralhamentos sucessivos, e existe sempre algo a mais lá por casa, parece que passei a olhar para as coisas de forma diferente.
    Portanto, I'm In!

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    este post foi na hora H.
    Nas minhas férias (Agosto) vou seguir todos os "passinhos" que aqui forem publicados pois preciso URGENTEMENTE de destralhar.
    Não há subsidios por isso fica-se por casa, logo tem que se aproveitar para destralhar.
    E eu que guardo "tudo e mais alguma coisa" vai ser bonito!!
    Claro que vou tirar as ditas fotos!!!
    Adoro o seu blog, e a sua cidade!
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
  8. Hello Rita!

    Eu alinho embora só possa concretizar mais tarde, pois vou entrar de férias (assim para o "prolongadas") e estou a planear uma limpeza na casa. Nada melhor que reorganizá-la! ;) Boa?
    mas vou ficar atenta e seguir tudo na altura ;)

    Obrigada. Este blog é mesmo muito inspirador e útil nas nossas vidas. Parabéns pela tua dedicação, pelo teu empenho! :)

    Beijinhos
    http://paletadefantasias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Quando eu vi o "Dia 7 - quarto das crianças" até me arrepiei!!!!!!!!!!!!!!!

    jokas

    ResponderEliminar
  10. Eu alinho! Já tenho posto em pratica algumas dicas. Mas esta vem mesmo a calhar :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,

    Já à algum tempo que sigo o teu blogue mas acho que é a primeira vez que escrevo, talvez por ter percebido que também é importante receber algo em troca para quem está desse lado! Mudei à cerca de dois anos para a minha casa com o meu marido e trouxemos imensas coisas, tantas que o nosso suposto escritório parece constantemente um quarto de arrumos! Desde que descobri o teu blogue tenho sentido uma vontade enorme em livrar-me da tralha e a prova disso foram 4 sacos de lixo, dois sacos para dar e algumas coisas para a garagem (não vá eu perder os 15 quilos que ganhei e depois ter de comprar tudo outra vez)! Estas dicas serão certamente importantes pois ainda há muitas divisões por destralhar lá em casa!

    Beijinhos e Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  12. Rita, que boa ideia! Eu quero simplificar há muito tempo, mas o apego às coisas tem sido terrível para mim. Tenho tentado "medir" que tipo de apego é.... mas muitas vezes, é uma questão de bloquear completamente só de pensar em destralhar. Tenho controlado a entrada de objetos (papéis, máquinas, roupa....) em casa, mas congelo para eliminar.
    Agora, estou a destruir fotocópias de há 20 anos......

    ResponderEliminar
  13. Eu já comecei!
    As principais já estão. Qdo a filha entrar de férias, é a vez da 2º ronda ao quarto dela e principalmente ao sótão (todos os brinquedos desde que nasceu, e já tem quase 10 anos!!). Nas "minhas divisões", o pior mesmo era o escritório, que desde que nos mudamos nunca foi usado como tal, tudo o que não ia para o lixo nem para o sótão estava no escritório, mas a semana passada já foram 3 sacos cheios para o lixo. Por isso acho que estou no bom caminho.
    Aguardo por todas as dicas.
    Um Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  14. Uii, o quarto de casal e o quarto das crianças vão ser as matérias mais difíceis para mim, tenho de estudar com afinco, mas prometo passar com boa nota.
    O grande problema é mesmo o apego às coisas. A roupa então é mesmo tipo "ai não serve mas pode ser que venha a servir, ou é só apertar aqui, alargar ali" e depois andam por lá e nada.
    Agora outras coisas é bem mais fácil. Brinquedos dos miudos é que vai ser giro, com eles a (des)ajudar.
    Nany

    ResponderEliminar
  15. olaré, conta comigo também! desde que descobri o teu blog que tenho vindo a fazer algumas coisas gradualmente, mas estes tópicos que vais dar vão ser muito bem aproveitados!! obrigada pelas dicas! gosto da nova abordagem do tu... gosto desse trato na Mum's the Boss e gosto muito dele por aqui! parece-me muito bem!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha que duas que se vão aqui juntar ;)

      Eliminar
    2. olaré Mum! não te consigo enviar emails... manda tu um para ver se me oriento!
      beijnhos da costa alentejana, Xana

      Eliminar
  16. Adorei! Desde que li seu livro e vários posts que comecei a destralhar e organizar. Estou caminhando para o minimalismo e tenho me sentido muito bem! Fico procurando coisas pra jogar fora rsrs... No começo fica aquilo de se precisar daquela roupa ou objeto, mas a sensação de me livrar dela é tão boa! Me sinto mais leve, mais livre, como se abrisse espaço na casa, no coração e na mente pra o que realmente importa.
    Vou acompanhar os posts e ver se tem mais coisa pra jogar fora rsrs... O problema é que moro com meu pai e na tralha dele não posso mexer. :-(
    Beijos e obrigada pelo blog, foi nele que conheci o minimalismo e me apaixonei.

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita, adorei a idéia e vou tentar acompanhar! Desde que comecei a ler teu blog comecei a incluir pequenos hábitos de destralhamento na minha casa, principalmente nas roupas, e já se foram 5 sacolas enormes! Obrigada por escrevê-lo e inspirar-nos!

    ResponderEliminar
  18. Olá!!!
    Vou acompanhar e fazer junto...apesar de já ter conseguido adiantar bastante desde que comecei a acompanhar o blog, há alguns meses! :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  19. Olá!!
    Vou acompanhar e fazer junto...apesar de já ter conseguido adiantar bastante desde que encontrei seu blog há alguns meses! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Alinho! Quero aproveitar as próximas para destralhar mais e fazer uma limpeza mais profunda na casa :)

    ResponderEliminar
  21. Eu alinho! A minha casa já está bastante simples pois já algum tempo que faço este trabalho de organização e simplificação, mas noto que com o passar do tempo à sempre coisas que acumulam e nem dou por isso.
    Obrigada Rita por mais este incentivo!
    Bem hajas!
    Abraço
    Olga

    ResponderEliminar
  22. Eu vou destralhar, mas apenas o quarto (ainda moro com os papás)
    Espera-me muito trabalho pela frente. Quero doar muita da roupa, retirar alguns moveis do quarto e ainda mudar os tecidos. Enfim, uma labuta para as próximas semanas. Depois conto tudo e partilho!!
    Ahh e a ideia é fazer tudo isto sem gastar dinheiro!!!!

    ResponderEliminar
  23. Eu vou aderir. Veio mesmo na hora "H".
    Embora algumas coisas eu já tenha feito, já se sabe que há sempre mais que fica por deitar fora/doar.
    Sempre bom. Muito obrigada por este incentivo.
    beijocas e boa "destralhação"

    ResponderEliminar
  24. Ok, estou nessa. Mas no pix's(nem fazes ideia de como isto está!), e em vez de andar um dia por cada divisão, acho que vou passar uma semana... há divisões 'poupadas' (aparentemente...), como a cozinha, mas esta tem cinco gavetas... e uma delas está mesmo-mesmo-mesmo a precisar de magia... um saco de supermercado vazio é q.b., mas fica sempre para amanhã... a casa de banho é igual, a essas duas posso, de fato, dedicar só um dia. O quarto do puto está pouco entralhado (até parece que ele nasceu minimalista (e até faz sentido, não faz?), e lá, quem mexe é ele (já tem praticamente 16 anos), mas em contra-partida, o meu quarto, e... o que há-de ser escritório vão da uma trabalheira imensa.
    Por acaso da sala estou a tratar hoje - por isso, quando tratares da sala, acompanho - é óbvio que vão ficar um monte de 'pequenos nadas' para fazer...

    ResponderEliminar
  25. Parece muuuuuito interessante!

    ResponderEliminar
  26. Perfeito Rita! era o que eu precisava!!! um estímulo para terminar o que já comecei por incentivo seu...

    E tem mesmo que terminar em 1 semana, que é qdo começam as férias escolares!!! Socorro!!!

    Segunda estamos aqui!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  27. Eu também vou tentar mas tal como outras leitoras não vou poder fazer já, já. As minhas férias também vão servir para isso mas prometo que vou tentar dar pequenos passos até ao sucesso final!
    Hoje até já dei dois sacos cheios de sapatos que não serviam ao meu filho e só andavam por ali a ocupar espaço.
    Obrigada pelas dicas! Vou estar atenta :))*

    ResponderEliminar
  28. Eu alinho! Já comecei tantas vezes, mas nunca acabo... Pode ser que assim a motivação se mantenha até ao fim :) Não tenho quarto das crianças, por isso talvez até acabe um dia mais cedo! hehehe
    Obrigada por todos os conselhos!
    Maria João

    ResponderEliminar
  29. A vontade é enorme, mas o apego emocional às coisas é ainda maior. Step by step, lá vou conseguindo desfazer-me de algumas tralhas. Há muito tempo que ando a tentar, mas ficam sempre coisas que já deveriam ter saído.

    Estou convosco e no final dos sete dias, com um pouco de coragem, algo há de sair. E tenho a certeza que me irei sentir melhor.

    Obrigada, Rita.
    Celeste

    ResponderEliminar
  30. Rita,
    estou ligada no "destralhamento" desde que conheci o seu blog.
    Devo confessar que é difícil, portanto o seu incentivo é muito
    bom. Meu marido anda me estranhando, pois agora quero jogar
    tudo fora ... ele disse: "daqui a pouco você me joga fora também.."
    (rs)
    obrigada pela força,
    Sylvia

    ResponderEliminar
  31. Eu!!! (Que medo...)
    Carla

    ResponderEliminar
  32. Eu também alinho. Aliás já comecei na cozinha. Para a próxima divisão e que sugiro que acrescentes à lista vou para a despensa.

    ResponderEliminar
  33. Sou seguidora deste blog embora nunca tenho comentado. Venho aqui em busca de inspiração e motivação, já que não passo dos planos e desejos à acção propriamente dita (vou uma vergonha!) mas quero fazer este desafio! Vou começar ao mesmo tempo mas acho que vou "começar a casa pelo telhado" - ando a fazer algumas mudanças lá em casa, como por exemplo pintar a mobília de banco.:)
    Espero ter muito para contar no fim dos sete dias :)

    ResponderEliminar
  34. Vou aproveitar as "férias forçadas" (desemprego recente) para fazer pelo menos ao meu quarto (vivo em casa dos meus pais ainda)! Obrigada pelas partilhas.

    ResponderEliminar
  35. Eu alinho!!!...mas vou gastar os 7 dias só no ecritório!!! Buaaaah! :(

    ResponderEliminar
  36. Já tem pelo menos um ano q estou nesta batalha de organização e destralhamento...mas...muito dificil, mania de acumular é de família. Já identifiquei os meus pontos fracos (despensa/área de serviço, sala de TV e closet) para estes lugares...apenas duas horas por dia, creio q seja impossivel de destralhar!! :( mas...já é um começo! Vou tentar!

    ResponderEliminar
  37. Porque não vi isto antes??????grrrrrrrrrrrrrrrr
    Vou fazer o destralhamento em 7dias e começo já hoje!!!

    ResponderEliminar
  38. Estou nessa! Depois eu te mando fotos para mostrar como ficou :)

    ResponderEliminar
  39. Olá, descobri agora o teu blog (vamos seguir a onda do tratamento, certo ?) e era mesmo isto que eu precisava para ter coragem de avançar uma x por toda com o destralhamento cá de casa Rita! Mudámos-nos há um ano e meio e como o senhorio não limpa/destralha a arrecadação estou a ocupar um quarto como "quarto dos horrores" como já o apelidámos ;-). A ideia das fotos é boa ideia, assim temos um incentivo, quanto mais não seja, temos vergonha de mostrar o antes e o depois.
    O melhor conselho em que penso muitas vezes é no deitar fora tudo o que está guardado há pelo menos 1 ano e nem sequer lá fomos ver o que é. A aplicar em roupa, tralha, papeis, etc... Bem, a foto para já fica só para mim, mas fica a promessa de daqui a 7 dias tirar outra e postar as 2 ;-). 1 beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  40. Vou destralhar! Está decidido!
    Aliás, tenho vindo a destralhar, mas agora vai ser com método. Ou vai ou racha! Lembro-me de ter visto algures por aqui um post sobre deitar fora 100 coisas... 100 já foram. Inacreditavelmente, na sua maioria, canetas que já não escreviam. A filhota alinhou e despejou no saco brinquedos de uma famosa marca de hambúrgueres que começa por M. É um princípio.

    Agora vou passar a pente fino o processo "destralhar a casa em 7 dias". Vai levar mais do que 7 dias, porque vem aí a passagem de ano e não estou de férias. Mas, demore o tempo que demorar, vou cumprir o processo. Obrigada pelas dicas!
    Já agora também adoro o esquema super-simples que tens de destralhar o roupeiro, que já usei anteriormente e que vou recuperar agora.
    Até breve!

    Assina quem não tem perfil minimalista, ante pelo contrário. Mas tenho a sensação que no final vou ter mais tempo para mim e para os que mais gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi logo quando me propus, mas o quarto principal está praticamente destralhado.
      Praticamente, porque optei por mexer apenas nas superfícies horizontais. As gavetas ficam para outro dia.
      A mala de viagem, uma cadeira e uma mesa de cabeceira saíram do quarto, entre outras coisas.
      O mapa autocolante que estava para pôr na parede há meses, está colado. Um quadro que era preciso centrar já está.
      Do quarto saíram também mais de 30 livros, revistas e jornais que estavam em linha para serem os próximos (vou criar uma prateleira na biblioteca com os candidatos à próxima leitura).
      Também enrolei e prendi alguns fios eléctricos que estavam sempre a atrapalhar na limpeza do chão.
      Com uma passagem rápida da esfregona no chão, o quarto parece outro!
      Vou passar à próxima divisão.
      Obrigada pelas dicas!

      Eliminar
  41. Olá. Rita! Bom, excelente ano novo! Vou recomeçar a destralhar. A minha relação com o destralhar é igual à das que leio sobre dietas... Começo amanhã... E realmente começo. Há uns anos, quando te comecei a "seguir", consegui destralhar imenso e fiquei tão orgulhosa de mim mesma que... voltei a tralhar, a apegar-me e agora estou naquela fase... Enfim! O meu marido parte hoje por um mês e o meu objectivo é que ao chegar tenha uma casa minimalista e pragmática como gosta (com um toque aqui e ali dos meus/nossos apegos!). Vou volunto-obrigar os 3 terroristas a ajudarem-me para que sintam que não é só "um projecto da mãe". O pior será o quarto do mais velho que apelidamos de "a caverna", na certeza de que se entrares arriscas-te a seres atacada por algo pouco recomendável... Conto com a tua força virtual e espero daqui a um mês ter boas notícias (fantástico seria daqui a uma semana... :) )! Obrigada por tanta inspiração que fui lendo por aqui de quem conseguiu manter-se fiel ao espírito!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...