05/09/2012

Dia 2 - Horário semanal

Uma semana tem 168 horas. E 168 horas semanais são suficientes para fazermos tudo aquilo que é realmente importante.
Este é o segundo post que começo com esta frase. O primeiro foi a minha review ao livro da Laura Vanderkam, que adorei, "168 hours: you have more time than you think" (numa tradução livre, 168 horas: tens mais tempo do que julgas).
E isto é mesmo verdade. O problema da grande maioria das pessoas é não saber aproveitar bem essas 168 horas semanais.
Posso dizer que há um tipo de pessoas de que não gosto e com as quais não quero ter nada a ver: as pessoas aldrabonas. E depois há outro tipo de pessoas que me irritam e só me apetece abaná-las para ver se acordam para a vida: são aquelas que estão sempre a queixar-se que não têm tempo. Se há coisa que me irrita mesmo é pessoas sem filhos, sem actividades extra-trabalho, virem-me dizer que não fazem isto ou aquilo porque não têm tempo. Quando esta conversa vem de pessoas com quem trabalho, então temos logo o caldo entornado! Nós temos tempo para fazer tudo aquilo que desejamos - é só uma questão de priorizar, planear, organizar o tempo que temos.

O primeiro exercício que te proponho, se te enquadras nesta categoria de pessoas que acham que não têm tempo, é, durante 1 semana, 168 horas, apontares como gastas o tempo, tal como a Laura propõe no seu livro.
Usa uma folha de papel que possas ter contigo sempre e aponta tudo o que fazes.
Por exemplo, 23h00-07h00 - dormir; 07h00-07h30 - banho e vestir; 07h30-07h50 - pequeno-almoço; 07h50-08h30 - deslocação para o trabalho; 08h30-08h50 - navegar na internet; 08h50-09h10 - cafezinho e conversa; ...; 19h00-20h00 - ver televisão; 20h00-20h30 - jantar;; 20h30-22h30 - ver televisão... e por aí fora.
Não conta escrever 09h00-17h30 - trabalho, porque ninguém passa 8 horas e meia seguidas focado no trabalho. Fazemos pausas para ir à casa de banho, para esticar as pernas, para comer, para conversar com os colegas, para ir à internet, etc. Tudo isto deve ser apontado na folha.

Eu comecei a fazer este exercício precisamente na semana em que parti o pé, mas foi o suficiente para me aperceber que passo demasiado tempo a tratar da casa... A ideia é mesmo esta - perceber como é que passamos o nosso tempo ao longo de uma semana. Assim, podemos ver que perdemos demasiado tempo com coisas que não interessam e assim podemos cortar nessas coisas e ganhar tempo para outras.

O segundo exercício que proponho, depois de perceberes como é que gastas o teu tempo e onde é que podes cortar, é fazer um horário semanal. Já aqui expliquei quais os passos a seguir para fazer um horário semanal. Basicamente, são os seguintes:

1. Define os vários papéis que desempenhas
Mulher, mãe, profissional, dona de casa, desportista, artista, voluntária, etc... Para cada papel que desempenhas na vida responde à pergunta "Que tipo de _____ quero ser?" e define objectivos nesse sentido. Por exemplo, eu, como desportista, quero voltar a dedicar-me seriamente à natação (o meu pé ainda não me permite fazer muito mais...).

2. Lista as actividades que deves fazer de modo a atingir esses objectivos
Responde à pergunta "O que posso fazer como _______, diária ou semanalmente, para atingir os meus objectivos?". Por exemplo, o que posso fazer a nível da natação é ir às piscinas pelo menos 3 vezes por semana.

3. Separa as actividades não negociáveis (aquelas que tens ou queres mesmo fazer) das negociáveis (aquelas que podes não fazer se não tiveres tempo para elas)
Por exemplo, trabalhar, dormir, fazer desporto, passar tempo de qualidade com a família, são, para mim, actividades não negociáveis. Ir passear, ir comer fora, fazer grandes arrumações em casa, são actividades negociáveis. Classifica também as várias actividades consoante o horário em que devem ser feitas, ou seja, se têm um horário fixo, como o trabalho, ou se são flexíveis, como ir ao ginásio.

4. Preenche um horário semanal com as várias actividades
Já fiz os meus no Word mas agora faço, claro, no Google Calendar - ponho as actividades a repetir e, se for necessário, posso alterar as actividades facilmente numa dada semana ou dia. Cheguei a imprimir o calendário para cada semana, mas já não o faço, preferindo ver o calendário no computador. De qualquer modo, o meu horário semanal não varia muito e é mais ou menos assim:



0600-0700 - escrever (é de manhã que gosto de escrever posts para o blog ou coisas do trabalho)
0700-0730 - workout (tenho feito exercícios com o peso do corpo em casa, flexões, agachamentos, pranchas, coisas desses género, pois ainda não posso fazer muito mais...)
0730-0830 - rotina matinal (inclui banho, vestir, pequeno-almoço, etc.)
0830-0900 - deslocação (vou pôr os miúdos à escola e depois vou para o trabalho; se for a pé, demoro cerca de meia hora; de carro, 10 minutos)
0900-1215 - trabalho (uso a técnica Pomodoro e tento mesmo não me distrair com conversas de corredor, internet e cafezinhos)
1215-1300 - almoço (almoço em menos de 45 minutos; o tempo restante é para ir um bocadinho à internet ou apanhar um pouco de Sol)
1300-1730 - trabalho
1800-2030 - rotina da tarde (inclui verificar os TPCs dos miúdos, ir com eles a actividades, fazer o speed cleaning, jantar, arrumar a cozinha e preparar o dia seguinte - a rotina da tarde é, para mim, a mais importante de todas)
2030-2130 - family time (uns dias jogamos jogos de tabuleiro ou cartas e tento ter a televisão desligada; outros dias os miúdos querem é estar no quarto a brincar sozinhos; o importante e difícil para mim durante este período é não ter o computador ligado...)
2130-2230 - relax (gosto de ler, posso ligar o computador, ir costurar um pouco ou até mesmo trabalhar...)

15 comentários:

  1. Tarefa interessante, esta. Se eu apontar tudo o que faço de certeza que vou ficar surpreendida comigo própria com certas coisas.

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  2. Gostei muito deste post por dares a conhecer a tua rotina diária.
    O último horário que fiz para mim foi demasiado detalhado e deixei de o seguir. Ao ler o teu tive algumas ideias para o adaptar para mim.
    Sempre tive muita consideração pelo tempo que dedicas a tentar ajudar os outros com o teu blog. Obrigada.
    Bjs
    Anuskas

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  3. Olá Rita! Fazes parecer tudo tão simples! :) Obrigada pelas dicas. Vou tentar seguir o conselho e tomar nota de tudo o que faço, pois sou das pessoas que adoraria ter mais tempo!
    Beijinho

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  4. Olá, Rita!
    Como sabe, estou em fase de organização e estes posts vêm ajudar-me imenso. Mas há uma questão que me ocorre já há bastante tempo, que é a seguinte: com tamanha organização (invejável, diga-se) como é que se lida com os imprevistos? Ou com aquelas coisas que não são urgentes, mas que não queremos desperdiçar? Por exemplo, muitas vezes faço planos para um determinado dia e há uns amigos que nos convidam para ir lá a casa. Normalmente, não penso duas vezes; o convívio é, para mim, muito mais importante do que a casa, por exemplo. E lá ficam as coisas de casa por fazer... E o que ficou por fazer pode não "caber" no dia seguinte. Ou então, há um há um encarregado de educação (sou professora) que aparece fora do horário de atendimento e eu não consigo/não posso dizer que não... E se eles às vezes querem conversar! Ao escrever estou a imaginar aquilo que me vai responder... é tudo uma questão de organização e de prioridades, não é? Mas, na verdade, este é o único "problema" que eu não sei vou conseguir ultrapassar.
    Beijinho!

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    Respostas
    1. Bem, acho que em primeiro lugar é uma questão de prioridades... mas os imprevistos não costumam acontecer assim tanto quanto isso, pelo menos a mim... Mas se acontecerem, não faz mal nenhum não cumprir as rotinas por um ou dois dias... não cumpri-las por regra, isso é que não!

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  5. Adorava ter essa disciplina, e conseguir executá-la. Especialmente no que toca à "rotina da tarde". Chego a casa muitas vezes à hora que tu terminas tudo isso 20h30. E ainda tenho que fazer todas essas tarefas (excepto os TPC, porque não tenho filhos). Nunca me consigo deitar antes das 23h e tal, com tudo pronto. Um pouco antes das 7h já tenho que estar acordada novamente :(
    E agora vou começar um Mestrado à noite. Acho que vou desfalecer!!

    Mas estes post inspiram-me!

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  6. Adorei o post!!!
    Embora nos últimos tempos tenha mudado a minha vida e a minha forma de estar, este ponto é sem duvida um dos que precisa de uma boa "limadela".
    Nunca me tinha lembrado de tal coisa, o parar para pensar e programar... a realidade é que temos bastante mais facilidade em dizer "ai não tenho tempo"
    Vou experimentar o exercicio

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  7. Optimo post....Também estou a tentar definir um calendário para mim. Mas não consigo atingir esta tua simplicidade...Mas concordo que o organizar a nossa rotina e horário facilita imenso.
    Obrigada.

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  8. Gostei imenso deste post. Apesar de ainda efectuar um outro tipo de trabalho no horário pós-laboral, não me ocupa todos os dias da semana. Este post deixou-me realmente a pensar.Tenho andado num exercicio de organização a outros níveis, já uso por exemplo a técnica do pomodoro, e resulta, se bem que,por falta de disciplina só uso de vez em quando. Sou das pessoas que, embora não diga que não tem tempo, o certo é que sinto que o desperdiço muito fácilmente, passa simplesmente sem o aproveitar e depois fico arrependida de ter deixado isso acontecer. Vou tentar este método e ver como me saio. Acho que vou ficar muito surpreendida. Obgda.
    Mamuila

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  9. nunca tinha pensado em registar todo o meu dia! no fundo o exercicio é semelhante a quem quer fazer um orçamento mensal...tb temos de registar tudo durante um mês e ver onde podemos cortar...

    para a semana estou de férias e não é uma boa altura, mas quando regressar vou por mãos ao trabalho, acho que me vai ajudar bastante :)

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  10. Parabéns.

    Adorei o Post, vou experimentar ca em casa

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  11. fiz o "monitorizamento" do meu tempo durante 3 semanas e adorei!
    na verdade descubri que não tenho mesmo tempo para tudo o que imaginava poder fazer, mas é um exercício fascinante!

    eu estou um bocado com um comentário acima, às vezes até tenho tudo planeado quando lá vem um imprevisto e manda todas as minhas boas intenções ao ar. enfim, acho q se resume a uma questão de prioridades sempre.

    mas tenho uma dúvida, estes principios são muito bons, mas pelo teu horário pareces ser tu a fazer tudo em casa... como sou muito feminista :) como é que consegues envolver a família toda para cumprir um calendário?

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  12. Gostei muito do blogue!
    Tb sou investigadora a tentar organizar trabalho e casa :)

    Espreita http://amarmitalisboeta.blogspot.pt
    Ana

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  13. Olá Rita, ainda não te tinha dito mas estou a seguir estes 7 dias à risca, não tem sido difícil poisjá faço muito do que sugeres. Queres espreitar?

    http://ratinholaboratorio.blogspot.pt

    Beijinho.

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  14. Oi, tenhoa companhado seu blog a um tempinho e além de te convidar a visitar o meu (sobre organização e cia) queria te dizer que esse assunto das 168 me pareceu muito boa pra lançar um desafio a mim mesmo, viver uma semana de forma intensa, fazer algo acontecer, cumprir todas as tarefas e vou relatar cada dia no meu blog, se quiser conferir é só passar lpa: www.adeustralha.blogspot.com

    Um beijo

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Obrigada pelo comentário!

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