13/09/2012

Dia 6 - Rotina de limpeza

Eu tive empregada durante quase 8 anos. Ela ia 2 vezes por semana, limpava a casa, lavava e passava a roupa a ferro. Várias vezes por semana eu tinha à mesma que aspirar e ao fim de semana costumava fazer uma limpeza à casa toda. A verdade é que eu gosto de fazer limpezas (por outro lado, odeio cozinhar). 

Decidi há uns meses, com alguma pena pois a minha empregada era (e é) uma pessoa impecável, dispensar os seus serviços, basicamente por 2 motivos: primeiro, eu gosto mesmo de limpar a casa; segundo, tinha que cortar nalgum lado para me aproximar do meu objectivo financeiro de poupar metade do nosso rendimento mensal. E assim foi. 

No entanto, e como eu gosto de ter a casa sempre limpa, tive que criar uma rotina de limpeza que se adaptasse à nossa vida, de modo a ter a casa sempre limpa com o mínimo de tempo e esforço. Claro que ter uma casa minimalista, com poucos móveis e bibelots para limpar, ajuda imenso nesta tarefa. 

Em primeiro lugar, decidi quais as pequenas tarefas que devem ser executadas todos os dias, como varrer o chão da cozinha, aspirar cabelos da casa de banho, limpar as sanitas, limpar o caixote dos gatos, etc. Estas tarefas estão integradas nas rotinas da manhã e da tarde, por isso faço-as de modo quase automático. Outras pequenas tarefas de limpeza também costumo fazer quase sem pensar, como pegar num pano e limpar os interruptores da luz, ou passar por um espelho que está sujo e limpá-lo, ou aspirar com o mini-aspirador as migalhas do chão da sala. Basicamente, se vejo uma coisa suja, limpo-a - é trabalho para 2 ou 3 minutos.

De seguida, por mais que eu goste de fazer limpezas, não as quero fazer todos os dias. Não me agrada o conceito de limpar um pouco todos os dias, por vários motivos: assim nunca a casa está toda limpa ao mesmo tempo e eu todos os dias tenho que perder tempo com as limpezas... Não, eu sou adepta do speed cleaning e decidi que o faria duas vezes por semana (agora é às terças e sextas). Estabeleci o que deve ser limpo em cada divisão e desenvolvi o meu método de speed cleanar a casa em menos de 1 hora. Claro que, como já referi, ajuda muito ter pouca coisa em casa para limpar... Também tenho os meus encontros com a tábua e o ferro de passar ao domingo e com a máquina da roupa sempre que há roupa suficiente para encher a máquina. (já agora, e antes que perguntem, os homens da casa também ajudam - eu não faço tudo sozinha)

Decidi também que uma vez por semana, geralmente ao sábado, limparia a fundo uma (e uma só) divisão da casa. Mais uma vez, como tenho poucos móveis e poucos bibelots para limpar, esta limpeza profunda é coisa rápida também. 

Por fim, estabeleci várias tarefas de limpeza que só são necessárias com uma frequência menor, mensal ou mesmo sazonal, como lavar cortinados, limpar paredes, virar e aspirar colchões, etc. 

Em relação aos materiais de limpeza, uso o mínimo possível: panos de microfibra, vinagre (aqui e aqui), aspirador e um mini-aspirador, balde e esfregona.

Para me orientar, fiz uma nota no Evernote com todas estas tarefas diárias, semanais, mensais e ocasionais. Não uso checklists para não complicar. Prefiro usar o bom senso e os meus olhos para ver o que é que precisa ser feito em casa.

E é isto que hoje te aconselho. Cria uma rotina de limpeza adaptada à tua vida e às necessidades da tua casa, mas não stresses por causa dela. Não sejas uma escrava da casa e usa o bom senso. Se não está sujo, não precisa ser limpo. E claro que se reduzires a mobília e os bibelots ao necessário, a tarefa de limpeza ficará muito, mas muito mais facilitada!

9 comentários:

  1. Olá Rita! Bom dia!
    Como limpas o forno com bicarbonato de sódio?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://umavidaverde.com/artigos/14-dicas-para-utilizar-bicarbonato-sodio-como-produto-limpeza-ecologico

      Eliminar
    2. Boa!
      Vou guardar este link.
      Obrigada, Rita.

      Eliminar
  2. Olà Rita! Podia mostrar a lista de tarefas, era tb uma ajuda ;) Bjs e obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  3. Oi Rita! Também prefiro fazer limpezas maiores e ter a casa toda limpa de uma vez só.
    Minha rotina de limpeza mudou bastante depois que li aqui no seu blog sobre speed cleaning e também sobre os panos de microfibra. Depois de um tempo de adaptação, hoje posso dizer que minha casa fica mais limpa com muito menos esforço!
    Gosto muito das suas dicas.

    ResponderEliminar
  4. Oi Rita! Também prefiro fazer limpezas maiores e ter a casa toda limpa de uma vez só.
    Minha rotina de limpeza mudou bastante depois que li aqui no seu blog sobre speed cleaning e também sobre os panos de microfibra. Depois de um tempo de adaptação, hoje posso dizer que minha casa fica mais limpa com muito menos esforço!
    Gosto muito das suas dicas.

    ResponderEliminar
  5. Ola Rita. Podes explicar melhor a diferença entre a limpeza speed por exemplo do wc ou sala e a detalhada? A minha questão tem a ver com,se limpas o pó da sala e lavas chão à sexta feira,o q costumas limpar ao detalhe no sábado? Obrigado :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que fazer um post sobre isso... a verdade é que entretanto mudei o esquema de limpeza. Só faço limpezas detalhadas quando é preciso em vez de limpar uma divisão ao sábado... depois explico melhor.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...