12/06/2013

Como acordar cedo

A premissa é simples: quem se levanta cedo tem mais tempo para fazer o que quer. Este fenómeno e as suas implicações têm gerado livros, blogs, cursos, workshops e até estudos científicos - tudo para que possamos adquirir o hábito de sair da cama quando toda a casa ainda dorme.

Para acordar cedo, pôr o despertador não basta. O espaço em que dormimos, a hora a que nos deitamos na noite anterior, a motivação para sair da cama e outros fatores, são bem mais importantes que o despertador.

Em primeiro lugar, torna o teu quarto num espaço relaxante, confortável e convidativo. Mantém apenas a mobília necessária (eu nem mesas de cabeceira tenho) e remove toda a tralha que está à vista (e a que está escondida também). Decora o quarto com cores relaxantes, como azul, roxo e verde (o meu é muito branco com algum cinzento). Usa roupa de cama confortável; eu prefiro um edredão de penas leve do que mantas e colchas pesadas. Visto que passas cerca de um terço da tua vida na cama, escolhe bem o colchão e a almofada, e substitui-os sempre que necessário. Antes de te deitares, verifica a temperatura do quarto, que deve ser agradável, nem demasiado quente nem muito fria. Podes também pulverizar a almofada com óleo essencial de alfazema ou colocar um saquinho de alfazema junto da almofada. E, claro, mantém o quarto sempre limpo, não esquecendo de aspirar e virar o colchão com regularidade.

A maioria de nós cresceu com o conhecido provérbio deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. Deitar cedo parece ser condição sine qua non para acordar cedo na manhã seguinte. No entanto, sempre me pareceu uma perda de tempo ir para a cama, tentar dormir, quando não tenho sono. Prefiro ouvir o corpo e ir para a cama dormir apenas quando começo a sentir sono, não antes. De qualquer modo, cada pessoa sabe mais ou menos quantas horas de sono precisa para acordar bem. Eu fico bem com 7-8 horas de sono, mas há quem precise mais e outros, sortudos, que precisam de menos horas. O conceito das 8h horas de sono por noite está muito enraizado, mas estudos mostram que a taxa de sobrevivência é superior nas mulheres que dormem entre 5 e 6 horas e meia por noite (Kripke et al., 2011).

Quando o despertador toca, deves ter boas razões para sair da cama. É que não faz sentido nenhum levantar cedo para não fazer nada... Temos que ter alguma coisa de que gostamos muito para fazer, algo que é mesmo a nossa paixão, para termos força para sair da cama. Caso contrário, continuamos lá. Isso, para mim, é escrever e praticar yoga.

E assim, quando o despertador toca, e tendo boas razões para saires da cama, é mesmo isso que deve acontecer: sair da cama quando o alarme toca. É tão simples quanto isso. Não devemos tentar racionalizar, não devemos pensar em desculpas para continuarmos na cama, não devemos pensar, ponto. Devemos sim sair da cama (é melhor pôr o alarme longe da cama) e não voltar. Eu sei que é difícil... Eu levanto-me, vou à casa de banho e muitas vezes arrasto-me para a cama outra vez... e adormeço.

Quando não volto para a cama e consigo realmente ficar a pé, começo a trabalhar imediatamente na minha paixão. Deixo o computador na sala, ligo-o, vou à cozinha fazer uma chávena de chá de ervas (já não bebo chá preto e não bebo café), sento-me no sofá e escrevo. Não consigo fazer yoga logo quando acordo pois o corpo está demasiado rígido. Não me ponho a limpar a cozinha, não me visto, não ligo a televisão. Foco-me naquilo que realmente gosto de fazer, no motivo que me faz levantar tão cedo enquanto toda a gente está quentinha e confortável a dormir.

E não há dúvida que os dias em que me levanto cedo correm sempre melhor!

Se quiseres ler mais sobre isto do acordar cedo, podes ver outros outros posts que escrevi sobre o assunto e livros que li (links afiliados, grata pelo apoio):


Early to rise, Andy Traub

18 comentários:

  1. 100% de acordo. As pessoas raramente interiorizam esse facto de um terço do seu tempo ser passado na cama. E aplico a máxima do mínimo no quarto.

    Já agora, o que achas da siesta?

    A.Sousa
    Poupar Melhor

    ResponderEliminar
  2. Hoje levantei-me às 7h e não consegui mais cedo (acordei às 6h15 sem despertador) porque me tinha deitado tarde e o corpo pediu para ficar um bocadinho mais. Eu respeitei.

    Normalmente faço algumas coisas de manhã que me permitem começar bem o dia. Tratar de mim e tomar o pequeno-almoço calmamente, fazer tarefas que não aprecio tanto mas que são importantes (a tal produtividade) como responder a emails, planear explicações (fichas e exercícios), actualizar o orçamento mensal (ficha excel).

    Depois também faço aquelas que adoro e que antes achava que não tinha tempo como ser mais activa no blog, escrever comentários noutros cantinhos que gosto, como este, colocar a leitura em dia, etc...

    Arrumar a cozinha é coisa que tenho feito sempre à noite. Chegar de manhã a uma cozinha desarrumada é coisa para me deixar logo com nervos pela manhã. O mesmo para a sala.

    Ah e o silêncio de manhã? Uma preciosidade...

    Bjs,
    Anabela




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente em relação à cozinha! Chegar a casa à tarde e não ter a cama feita também me dá nervos...

      Eliminar
  3. Rita, quero felicitá-a, antes de mais, pelo seu blog e pelas ideias originais que apresenta. Foi graças a um dos vídeos de meditação para crianças que colocou aqui no seu blog, que comecei a interessar-me por esta prática e, actualmente, sou fã incondicional!

    Quanto à temática de hoje, concordo inteiramente e, embora seja uma pessoa madrugadora por natureza, a verdade é que os horários e ritmos da sociedade actual interferem constantemente no meu ritmo natural! Se pensarmos em certos hábitos sociais, como receber convidados para jantar e estes permanecerem em nossa casa almost all night long; se pensar que todo o tipo de acontecimentos como lançamento de livros e inauguração de exposições nunca começam antes das 22h,... não é fácil!

    Marta

    ResponderEliminar
  4. Adorei e concordo :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Longe vão os tempos em que me levantava com os minutos contados para tomar um duche, vestir-me e sair de casa.
    Depois nasceu a filha e foi necessário contabilizar também os "minutos" para tratar dela...
    Desde que me comecei a levantar com mais tempo, e para mim é 1h/1h20 antes de sair de casa, que tudo funciona melhor. Deixei de sair de casa sem tomar o pequeno-almoço com calma (quando antes o fazia era "engolido"), as camas feitas (a filha faz a dela- sempre), a sala arrumada, o jantar pensado, roupa estendida/apanhada, cães alimentados... a ÚNICA coisa que fica por arrumar é a loiça do peq-almoço.
    Estes minutos extra fora da cama de manhã notam-se é à chegada a casa.

    Sempre boas dicas
    Um Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Adorei seu blog!

    Hoje mesmo eu acordei as 5:30 e fui à academia pela manhã, confesso que estou com sono agora no trabalho, mas sei que com o tempo isso melhora =] e me senti tão bem em acordar e já estar na rua tão cedo, fazendo as coisas!

    beijos

    http://desabafosdeumaconsumista.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. quem me dera ficar feliz com 5 a 6h por noite. era tao feliz! estou sempre cansada e sempre com sono. normalmente durmo 6 ou 7h durante a semana, 3 a 4h de domg para 2a e levo a semana a tentar recuperar disso. adormecer e com mta facilidade por aqui. tb nao consigo fazer power naps de 20m pq nao sou disciplinada o suficiente para nao adormecer por 2h.
    mas sim, digamos que trabalhar numa coisa que gostamos ou ter objectivos concretos ajuda e muito a vontade e facilidade com que acordamos. por exemplo se formos viajar para ferias, de certeza que o acordar e muito mais facil por isso concordo ctg a 100%. eu adoro acordar, esticar-me, abrir as janelas e deixar entrar o ar e ligar a musica e ficar no pc a ler blogs. so depois de me sentir pronta e que faco todo ao resto. mas pronto, so o faco ao fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas, e sem dúvida, o dia rende muito mais assim! E às vezes, a própria vida nos dá um empurrãozinho. Sempre achei que tinha um ritmo biológico mais vespertino, então evitava acordar antes das 8:00 hs da manhã. Minha filha entra no colégio às 7:15 hs, mas o marido é que providenciava o café da manhã e a levava para a escola. Bom, as coisas mudam: separamo-nos, já não há marido para responder por essa rotina da manhã, então estou me levantando às 6:30 hs. E está sendo ótimo, nunca me senti tão bem!

    ResponderEliminar
  9. Gostei imenso das dicas! São pontos importantes!

    Adorei o blogue, parabéns! :)

    Beijinhos e boa sexta-feira!

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas, uma boa noite de sono é fator importante para sua saúde, bom humor e até mesmo desempenho no trabalho e relacionamentos.

    Um dos fatores que pode afetar o sono é a escolha correta do seu colchão.

    ResponderEliminar
  11. Olá, queridona. Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo blog. Estou possuída, lendo seus posts. O conteúdo é excelente e tem me ajudado bastante! Gratidão... :)

    Referente a acordar cedo: sei que existem inúmeros estudos a respeito e, conforme você mesma abordou, está enraizado na gente a informação de que o corpo precisa de 8h de sono. Não sei até onde é ou não saudável, mas eu amo a noite e inclusive, sempre dormi muito tarde, porque simplesmente não funciono pela manhã. Já tentei dormir cedo para acordar cedo e é sempre igual: sou imprestável antes das 10h. A impressão que tenho é de que não consigo pensar... é estranho, sabe? Difícil de explicar.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Oi! Sempre tive preguiça (só agora reconheço) de levantar cedo. Já li 50.000 dicas de como conseguir levantar cedo e nenhuma funcionou. Muita teoria que na prática deixa muito a desejar. Sempre disse "Eu detesto levantar cedo" ou " Eu não consigo levantar cedo" ... Li o seu blog na semana passada, por sugestão da Thaís do Vida Organizada e o post era justamente este, sobre como levantar cedo.
    E o seu conselho foi o único que funcionou até agora: assim que toda o despertador, às 06h40, eu levanto da cama, lavo o rosto e saio fazendo o que tenho p'ra fazer.

    Obrigada!

    Bjs

    Wânia

    ResponderEliminar
  13. Quem vive sozinha com um cão acorda sempre cedo. Até quando não precisa :p ehehehe

    ResponderEliminar
  14. Eu passei a controlar as insónias com o acordar cedo e deitar cedo. Durante a semana acordo cedo e vou para o trabalho. Ao fim de semana acordo uma hora mais tarde do que durante a semana, mas mesmo assim, cedo. Ao sábado aproveito para ir à praça, buscar peixe, legumes e frutas frescas e boas (tento tanta sorte com aquela praça). Ao domingo faço o que gosto: escrevo! ;)

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita, estou muito interessada nesta ideia de acordar cedo mas tenho uma pergunta para si que já tem experiência: acha que funciona se for só algumas vezes por semana (entenda-se: em vez de levantar cedo todos os dias da semana), ou tem de ser todos os dias para o corpo se habituar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais fácil se acordar todos os dias à mesma hora. O corpo habitua-se.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...