04/09/2013

E assim dei a minha primeira aula de yoga

Ontem dei a minha primeira aula de yoga a sério, num ginásio acabado de estrear, a cerca de 12-13 pessoas que nunca tinham praticado yoga antes. 

Escusado será dizer que estava super nervosa. Saí de lá com vontade de desistir e não dar mais aulas. Saí de lá a pensar que na próxima aula não vai aparecer ninguém.
Mas depois de pesquisar pela blogosfera, encontrei muitos testemunhos de professores de yoga que descrevem a sua primeira aula como eu. Enganam-se, atrapalham-se, não conseguem criar uma ligação espiritual com os alunos...

A aula começou com mais de 10 minutos de atraso, porque a aula anterior acabou tarde. O início da aula correu bem. A parte de sentar, fechar os olhos, centrar... Expliquei algumas coisas básicas do yoga, como a ligação da respiração ao movimento e a posição de descanso. Acho que ninguém percebeu que eu estava nervosa, porque pelo menos quando faço apresentações orais relacionadas com o trabalho estou sempre nervosa e ninguém nota. 

Quando comecei com as saudações ao sol é que a coisa deu para o torto... Expliquei, exemplifiquei, e guiei os alunos apenas com a voz (como aprendi a fazer no curso). Às tantas vejo toda a gente a fazer coisas diferentes, que eu própria me confundi toda... confundi a inspiração com a expiração, disse aos alunos para fazerem uma postura, mas só disse o nome (ainda por cima em sânscrito!) e não expliquei novamente como se fazia... enfim... Na segunda volta da saudação ao sol fiz ao mesmo tempo que os alunos e não faço ideia se me acompanharam ou não, pois se estava a fazer, não conseguia ver... Tinha planeado seis rondas de surya namaskar mas fiz só duas... 

Passámos então para as posturas. Demonstrei sempre antes, mostrei modificações, disse para as pessoas primeiro verem-me a fazer e depois fazerem, mas muitas começavam logo a fazer...

A aula tinha alguns adolescentes que tinham saído do treino de judo e portanto houve alguma risada pelo meio. Andei pela sala, fiz algumas correcções, não expliquei todos os pormenores das poses porque achei que era demasiado para pessoas que estavam ali pela primeira vez... 

Fiquei com alguma vergonha porque para fazer uma das posturas, o barco (Navasana), eu preciso de uma mantinha debaixo do rabo para não me doer o cóccix, e ali não tinha, o que significa que não fiz a postura lá muito bem...

Acabei a aula com o Yoga Nidra, a técnica de relaxamento. No fim, as pessoas saíram da sala (já eram quase 10 da noite) e só duas me disseram que tinham gostado.

Para mim, faltou toda a parte da espiritualidade na aula. O Yoga não é fitness. Devemos, claro, adaptar as aulas aos alunos, mas sem perder a essência do yoga. A próxima aula, esteja quem estiver (penso que serão muito poucas pessoas...), vai ser uma aula de Yoga.

18 comentários:

  1. Parabéns Rita! Já deste o primeiro passo, isso é que importa e agora é não desistir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola Rita!
    Fico contente por ti!
    Acompanho o teu blog há algum tempo e leio todos os posts! E vejo que a tua vida esta a tomar um novo rumo!
    Estas a conseguir mudar a tua vida e acho q para melhor :)
    Sobre a aula, não sejas tão critica! Tudo ira correr melhor na próxima aula! Com a prática td melhora!

    bjs,

    Nélida

    ResponderEliminar
  3. Olá, estava mesmo para fazer um comentário a um outro post teu. Vi que fizeste a formação, que bom. Eu ainda só fiz aulas experimentais, e na primeira que fiz, também fiz muitas posições incorretamente, mas tudo vai com o tempo. Acho que há muita informação a processar, as respirações as posições, os alinhamentos, o foco, etc. e para quem nunca experimentou é difícil. E claro, se as pessoas vão pensando que é uma aula de fitness podem ver as suas expetativas defraudadas,mas isso a "culpa" não é do professor, é mesmo assim, como com muitas atividades. Tenho a certeza que vais ter alunos e vai correr muito melhor. Olha, eu segui o teu conselho do post de quando começaste, pois tenho de fortalecer os músculos, articulações (ando com stress a mais, fiquei com dores nas costas, enfim, tudo ligado), e só tenho a agradecer pela partilha (já fiz a sessão para principiantes, e também a de Yoga Yin para as costas, que gostei imenso, só não consegui fazer uma posição, não me recordo do nome, mas que é uma sentada sobre os joelhos e calcanhares e depois inclinar para trás. Os meus tornozelos não aguentam. De qq modo gostava de frequentar aulas, mas ando a tentar arranjar aulas compatíveis com o horário de trabalho, mas é complicado na zona onde moro.Por isso vou tentando fazer em casa, sem abusar. Já agora, vou tomar a liberdade e tirar uma dúvida :-) Para começar, quantas x (e duração) por semana recomendas? Muito obrigada e o maior sucesso!

    ResponderEliminar
  4. Penso que será normal não é? Eu ando no yoga e ainda ontem tivemos alunos novos e a nossa professora começou a indicar como se faz esta posição e esta, é normal quando ela exemplifica começam todos a fazer :) Quanto aos adolescentes é passar ao lado ou rir com eles. A minha prima no yoga por exemplo e por vergonha minha as vezes perde se a rir com a meditação principalmente quando se faz o zumbido da abelha. Adolescentes...
    Mas no final até correu e houve quem gostou :) É continuar e com o treino começas a ganhar mais a vontade e a perceber como lidar com as diferentes pessoas.

    Kisses
    Sofia G

    ResponderEliminar
  5. Às vezes o começo é atribulado e é preciso perseverança para não desistir e melhorar tudo o que podemos.

    Dizes ai uma coisa muito acertada, yoga não é fitness, e não é mesmo! Se estivesses mais perto, ia a uma aula mas assim...

    Força, não desistas. Vais ver que melhoras a cada aula que deres. Só falta mesmo ganhares experiência.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Acho que é esse o problema de algumas pessoas que frequentam as aulas de yoga em determinados ginásios. Não conseguem fazer a distância e não percebem toda a filosofia que está por detrás de todos os movimentos. Desejo-te a maior sorte nesta nova aventura :)

    ResponderEliminar
  7. Rita, foi sua primeira aula, você nunca fez isso antes. Estranho seria se tudo corresse perfeitamente bem, não? (Ok, seria bom, mas estranho! rsrs).

    Não se cobre tanto. Um passo de cada vez, né?

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Oh não penses que não irá aparecer ninguém. Tudo o que descreves é perfeitamente normal! Afinal foi a tua primeira aula e ninguém nasce ensinado. Quando começaste a praticar yoga deve ter sido igual, deves ter demorado algum tempo até fazeres as posturas correctamente. Os bons professores para serem bons têm que começar por algum lado! Eu acho fantástico todo o teu percurso em relação ao yoga! Parece que foi outro dia que começaste a falar mais no assunto e a praticar e de um momento para o outro já tinhas o curso e começaste a dar aulas. Isso deve querer dizer alguma coisa, não? A mim diz-me que tens queda para a coisa e que vais ser uma professora de muito sucesso :) Só precisas de ter um pouco de mais de paciência no início e não desanimar. Eu sei que consegues!
    Força e boa sorte!!
    (Acredita que se não fosse do norte estava sempre nas tuas aulas!)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Rita, nada de desistir. Como formadora digo que as primeiras aulas são sempre estranhas. Já dei a mesma matéria imensas vezes e mesmo assim há alturas em que penso se estarei no caminho certo, se terei "nascido para ensinar". Ainda por cima estamos muito centrados em nós próprios, no nosso desempenho, e não conseguimos dar tanta atenção aos alunos, nem desfrutar do momento. Mas com a prática vamos ficando mais confiantes e descontraídos. Além disso é como dizes relativamente às apresentações orais: nós sabemos que estamos nervosas, mas os outros nem notam. Portanto, o que importa é perceberes o que podes melhorar, mas não seres demasiado crítica. Errar também faz parte do processo de aprendizagem. E boa sorte!

    ResponderEliminar
  10. Se estivesse no Algarve eu iria me inscrever Rita. Às vezes no inicio ser professor exige mais auto controle de TUDO, não só da matéria que saber mas de questões pedagogicas, sobretudo ao nivel da correção, e de percepção de feedback dos alunos. Mas isto é algo que se adquire com experiencia, prática, por isso não te preocupes que não vai demorar até estares realmente à vontade (eu confesso que demorei uns anos, mas na área da música pode ser diferente lol)
    Quando vieres dar aulas ao norte avisa =)

    ResponderEliminar
  11. Olá :)
    Eu fiz um curso de professores de Yoga, no qual praticávamos dar aulas aos colegas. No entanto, darmos aulas aos nossos colegas que estão em óptima forma, já conhecem os asanas e estão habituados a fazer cada movimento em sintonia com a respiração e com a concentração e introspecção necessárias, é completamente diferente de darmos aulas a pessoas que nunca praticaram Yoga.
    A 1ª aula que dei fora do curso, foi à minha mãe, a 2ª à minha sogra. Apesar de serem pessoas tão próximas, eu estava nervosa.
    Entretanto dei uma ou duas aulas a familiares num jardim público e fui abordada por pessoas que estavam interessadas em praticar Yoga. Juntei então um grupo de 5 ou 6 pessoas que não conhecia, algumas nunca tinham praticado Yoga, e fizemos algumas aulas nesse jardim.
    Antes de dar as aulas, costumava planear a sequência de posturas e tentar decorá-la. Às vezes tinha "brancas", então era mais fácil se a aula fosse planeada mas tivesse sempre alternativas, para adaptar caso fosse necessário. Às vezes dava menos asanas do que tinha planeado, mas corre melhor se perdermos mais tempo a fazer pouco e bem, do que fazer tudo a correr devido ao limite de tempo.
    Quanto às saudações, talvez seja mais fácil começar por ensinar um asana de cada vez e quando achar que os alunos estão mais à vontade com os asanas e com a respiração, então fazer as saudações.
    O nervosismo é bastante normal...e eu tentava controlá-lo no início da prática, com o pranayama. Como estava toda a gente tranquila e concentrada, de olhos fechados, eu dava as indicações necessárias sobre a respiração e relaxava também. :)
    Portanto...tudo se aprende com a prática e não importa quantas pessoas é que vão à próxima aula. Deixe fluir!
    O texto já vai longo, espero ter ajudado com alguma dica!

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita! Estou feliz de saber que iniciou suas aulas, começar é realmente mais difícil afinal precisamos de tempo para amadurecer e ter o domínio da prática. Sugiro que você tenha o foco no planejamento das aulas e não na reação das pessoas, com o tempo elas lhe darão o retorno devido como as duas alunas que no final da aula vieram falar com você. Desejo Luz e Paz em sua nova fase, mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Gostava de saber onde são essas aulas, horários e preços. Obrigada :D

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    Deixa-me corrigir uma coisa: não é só a primeira aula de yoga, são as primeiras aulas de yoga ;) O início é sempre complicado. De repente, parece que esquecemos tudo e não sabemos fazer nada. E é normal que assim seja. Acredita que vais crescer e mudar imenso a dar aulas de yoga, daqui a 6 meses vais achar que é completamente diferente do que fazias nestes tempos. Não te preocupes demasiado com a ligação espiritual, por isso vem mesmo com o tempo, com o contacto regular com os alunos. Nos primeiros tempos, toda a gente está a "apalpar" terreno, tu nervosa, eles a verem que tipo de pessoa têm pela frente. Ou seja, demasiadas "barreiras" para uma verdadeira ligação.
    E há que insistir, continua com as aulas, com o teu estilo e com a tua verdade, they will come to you :)

    Beijinhos grandes e boa sorte!!
    Marina *

    ResponderEliminar
  15. Nunca passei por um experiência que considere semelhante. Mas pelo que descreveste, acho bastante provável que o inicio seja mesmo assim.
    Os teus primeiros alunos provavelmente também nem sabiam muito bem o que iam encontrar e estava numa de experimentar e de passagem. Os que ficarem serão com certeza aqueles que realmente querem praticar e por isso os mais empenhados. E correrá melhor, acredito :)

    Deixa-me só dizer, que adorava que fizesses vídeos sobre o tema. Com algumas dicas como começar a praticar e algumas posições. Enfim, pequenas aulas de Yoga em video. Iria ser espectadora :)

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela primeira aula!

    Relativamente à saudação ao sol, acho que para além de mostrares como se faz, deves fazer ao mesmo tempo que os alunos, pelo menos nas primeiras aulas. Eu lembro-me de que, quando comecei, era muito difícil memorizar a sequência e eu não fui a única que tive problemas com isso. Se o professor fizer ao mesmo tempo torna-se mais fácil porque os alunos são guiados. Talvez mais tarde então faça sentido deixar cada um fazer por si e ir corrigindo as posições. A minha instrutora fazia assim... espero que ajude!

    Não sejas tão exigente contigo própria, afinal foi apenas a primeira aula! De certeza que daqui a uns meses vais ficar muito contente por não teres desistido :)

    ResponderEliminar
  17. Quem me dera poder ir às tuas aulas, já te "conheço" há um tempinho e sei bem o quanto te empenhas nos projectos! Muitos Parabéns por mais esta etapa e força! P. S. - Se entretanto conheceres alguém que dê aulas de Yoga em Lx e em quem confies, diz-me sff! ;)

    ResponderEliminar
  18. olá Rita,

    Se forem aulas semanais, hoje foi a segunda. conta como foi! eu acho q a capacidade de nos auto-criticarmos é excelente pr crescemos, pr sermos melhores, pr alcançarmos o q desejamos. but girl, tenho certeza q não foi assim tão mau! :) força, beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...