25/09/2013

Uma rotina de limpeza minimalista e eficaz


Novo ano escolar, novas actividades e novos horários pedem novas rotinas. E uma das rotinas que ando a alterar e a melhorar é a rotina de limpeza da casa. Depois de ter ficado sem empregada o ano passado, foi necessário organizarmo-nos para que a casa esteja sempre limpa e arrumada. Eu gosto de fazer limpezas (não me ponham é a cozinhar...), por isso não é tarefa à qual eu fuja.

Mas como em tudo na vida, rotinas (ou ritmos) bem estabelecidas ajudam a simplificam as tarefas e fazem-me aproveitar o tempo da melhor forma.

Para criar esta rotina de limpeza semanal tenho uma regra importantíssima: nada de limpezas ao fim de semana. Até posso aproveitar o fim de semana para alguma limpeza mais profunda ou específica, mas é uma situação excepcional e não rotineira.

Dividi as zonas da casa pelos dias da semana da seguinte forma (tendo em atenção os nossos horários e actividades dos miúdos):

segunda - nosso quarto, wc e varanda (inclui mudar lençóis e toalhas)
terça - escritório, hall, corredor e wc grande
quarta - quarto miúdos
quinta - cozinha
sexta - sala e varanda

Antes de começar a limpar, arrumo. Brinquedos fora do sítio, roupa espalhada pela casa, livros fora das prateleiras... arrumo primeiro para ser mais fácil limpar depois. 

De seguida, começo a limpeza propriamente dita. Primeiro sacudo tapetes, almofadas, e tudo o que possa ser uma fonte de sujidade para o chão. Depois aspiro, não só o chão e tapetes, mas também o sofá, os livros (com adaptadores específicos), e tudo o que acumule pêlo de gato. Finalmente, limpo o pó das superfícies horizontais; das verticais só se for necessário. 

Além da limpeza de cada divisão da casa em dias específicos, geralmente aspiramos a casa toda dia sim, dia não (quem tem animais em casa percebe...). Num desses dias, geralmente à sexta-feira, passo também a esfregona na casa toda.

Como tenho pouca mobília e tralhas em casa, as limpezas são rápidas. E para ser mais amiga do ambiente (e poupar), uso vários produtos de limpeza naturais e feitos em casa.

Quanto tempo é que gasto por dia nestas limpezas? Entre o arrumar, aspirar e limpar o pó, não mais de meia hora. Quando perco mais tempo é quando estão muitas coisas desarrumadas... daí ser importante um rápido pick-up todos os dias, para arrumar o que vai ficando espalhado pela casa.

14 comentários:

  1. Olá, Rita! Saudades de te ler (mas já vi no último post o motivo! rs).
    Gostei desse esquema, vou tentar adaptar por aqui.

    ResponderEliminar
  2. agora tenho sentido menos mas o que queria mesmo era uma casa japonesa....chão e mais nada....tão simples

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Estou iniciando meus caminhos no minimalismo. E, realmente estou percebendo que manter a casa organizada facilita muito a rotina.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, novos horários = novas rotinas de limpeza. Já organizei as minhas, pois há dias que praticamente só estou em casa para dormir e pouco mais, mas ainda estou fazendo experiências. O que de melhor temos é sem dúvida a rápida limpeza com o pouco material (todas as semanas continuo destralhando coisas de casa, acreditas? é incrivel, nem que seja uns papéis, cabos, alguma gaveta ou uns panos, sempre algo diferente...!)

    ResponderEliminar
  5. Tô tentando convencer minha mãe a fazer planinho de limpeza, mas ela sempre acaba fazendo td de uma só vez ;/

    ResponderEliminar
  6. Rita, você lava e passa roupas? Porque essa é a maior dificuldade que eu encontro para estabelecer uma rotina de segunda a sexta e não ficar nada para o sábado e domingo...se puder post dicas! Daniela/São paulo/Brasil

    ResponderEliminar
  7. Mas não ficas com a sensação de que a casa, assim limpando diariamente apenas uma divisão, não fica limpa só duma vez? É que eu já tentei fazer isso, e chego ao final da semana com as divisões q comecei na segunda e terça, já a precisar de nova limpeza :S

    bjs
    LA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha essa sensação de estar tudo limpo quando tinha empregada e ela limpava toda a casa num dia. Mas essa sensação só durava algumas horas... Com gatos e crianças é complicado... O principal para mim é ter o chão limpo (é o que se suja mais), e como aspiramos dia sim dia não, está tudo sempre ok!

      Eliminar
  8. Rita , adoro suas dicas , apliquei muitas delas e vejo resultados, principalmente por ter menos móveis , destralhando ... a casa está sempre limpa e arrumada.As crianças e o marido colaboram também. Essa rotina de limpeza ajuda e muito!!! Graças a suas dicas , não demoro mais que 40 minutos para deixar tudo limpo ...em ordem! Parabéns pelo blog!Adoro! Bjs
    Cilene.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico! O post e os links para os anteriores posts.
    Amanhã vamo-nos encontrar no workshop. :)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Por cá a minha rotina é um pouco diferente. Limpo o pó na segunda em toda a casa, aspiro na terça, etc. É mais fácil no meu ponto de vista do que pegar no aspirador todos os dias.

    ResponderEliminar
  11. Rita, o que é isso no tapete, na foto do post? rss..

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...