11/10/2013

A vida simples de pessoas reais - Ana Margarida

Há cerca de 1 ano e meio descobri o teu blog, quando procurava alguma receita para fazer ao jantar...
Comecei a ler. Achei interessante a maneira como escreves, os temas que abordas.
Achei graça teres estudado na mesma universidade que eu e estares a viver na cidade onde eu nasci e vivi até aos 27 anos (altura em que sai por ter encontrado um trabalho fora).
Ainda vou a Faro muitas vezes... Tenho aí toda a minha família e sinto saudades!
Quando estou em Faro, às vezes penso em ti! E se de repente me cruzasse contigo na rua! Mas eu sou um bocado despistada, e se calhar nem te reconheceria...

Mas voltando ao tema do blog... Nunca tinha pensado em ser minimalista. Não sabia o que era isso e nem estava no horizonte de uma pessoa acumuladora e desorganizada como eu. Nessa altura eu nem tinha consciência que era acumuladora, pensava que era apenas uma pessoa desorganizada.
O certo é que vir ler aqui diariamente tornou-se um vício para mim. Acho que tinha esperança de algum dia conseguir aplicar algumas dessas dicas de organização que dás aqui no blog.
Sempre tive o desejo de ser mais organizada e produtiva, contudo o esforço que fazia não tinha o efeito desejado.

A partir do teu blog conheci outros blogs que seguem a mesma linha. Passei também a seguir alguns desses.
Percebi que necessitava de tomar uma decisão relativamente às tralhas que guardo como medo de vir a precisar.
Tornei-me cada vez mais interessada no processo de libertação da tralha que os minimalistas atravessam. As partilhas mais emocionais das blogers (as que leio, em português, são todas mulheres) foram essenciais neste processo.
Nesta altura também estava a lutar com o equilíbrio da minha situação financeira. Desejava muito conseguir equilibrar as minhas contas.
Acho que quem é organizado e tem uma situação financeira confortável não sabe a dificuldade que uma pessoa de características opostas tem para conseguir organizar-se e assumir o controlo da sua vida.

Um certo dia, há cerca de uns 3 meses atrás tomei a decisão: "Também eu quero ser minimalista!"

Decisão tomada, trilhar o caminho do minimalismo, da vida frugal e simples. 
Contudo, sentia-me paralisada relativamente às ações que sabia que necessitava implementar. Tinha medo de libertar-me de coisas que, de facto, não utilizo mas que poderão voltar a ser necessárias. A minha situação financeira, apesar de ser adequada à satisfação das necessidades básicas, não me permite fazer compras de itens extra. Isto justificava (e ainda justifica) o facto de eu ter muitas coisas sem uso.
Quanto mais lia os testemunhos dos blogs, mais me consciencializava de que um dia eu ia mesmo ter que decidir se ficava na mesma ou se fazia algo para mudar.

Finalmente, um dia senti que estava preparada para passar da teoria à prática.
Nos últimos 10 dias decidi assumir de facto este caminho e fiz uma grande limpeza em casa. Consegui libertar cerca de 20% da tralha. Sei que ainda é pouco, um pequeno passo no caminho, mas para mim significou um passo de gigante.

Agora sei que estou no caminho, nesse caminho que quero trilhar, por uma vida mais leve, mais livre.

Ana Margarida

9 comentários:

  1. Que optimo testemunho! Para mim, a vida é mesmo feita de pequenos passos, de pequenas conquistas. Acredito que as coisas quando feitas diariamente, mesmo as pequenas mudanças, influenciam a estrutura do que estamos a criar. E se a estrutura for forte, abanamos, mas não caimos!

    ResponderEliminar
  2. Adoro ler esses testemunhos de pessoas reais... para mim, é muito motivante ver a mudança operando na vida das pessoas, cada uma de um jeito.

    Como faço para dar meu testemunho pessoal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviar-me um email (contacto está no blog) com "guets post" no assunto e o texto no corpo da mensagem.

      Eliminar
  3. Gosto do teu blogue, que conheci esta semana.
    Tenho lido diversos posts.
    Como não tenho Outlook funcional, dizes-me qual o teu endereço de email, sff? Queria colocar-te uma breve questão referente à venda de mobílias. Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Ana Margarida,
    Vá devagar e sempre... também tenho as mesmas dificuldades que você tem e as "tralhas sentimentais" parecem ser as piores... objetos que parecem estar colados à minha pele... objetos colados à lembranças, pode haver dupla pior? Mas sempre insisto e tenho esperança...ainda mais quando a Rita publica um depoimento tão espontâneo quanto o teu. Força!

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, gostaria de saber que sítios em Faro conheces (ou recomendas) onde existam aulas de yoga (para principiantes). Estou ansiosa para experimentar, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ginásio Corporeus no Montenegro
      ginásio Club L no Hotel Eva
      Espaço Himalaias, na rua do Paga Pouco

      Eliminar
  6. Olá Rita
    Agradeço a oportunidade de partilhar a minha experiência. Só fui assim tão explicita e emocional porque passo porque aqui ninguém me conhece!
    Achei bom partilhar a minha experiência porque neste tipo de coisas parece que toda a gente é muito organizada e metódica, e que só falta um pequeno empurrão para chegarem à perfeição. O meu caso é bem diferente! É um caminho árduo e tortuoso... Ainda!... Mas que já sinto que começa a aligeirar.
    Agradeço também os comentários de apoio, dos outros leitores do blog.
    Foi tão bom ler-me aqui! E ler os comentários...
    Beijinho enorme
    Ana Margarida

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...