03/09/2014

Vlog || Jala neti, ou como eu me livrei da alergias

Bem, não me livrei completamente da minha rinite alérgica, mas a coisa melhorou bastante. Há anos que ouvia falar no jala neti, uma técnica um pouco estranha em que se enfia um bulezinho no nariz, fazendo entrar água por uma narina, que vai saindo pela outra... A primeira vez que ouvi falar disto penso que foi o Dr. Oz no programa da Oprah. Achei o máximo e mandei vir um neti pot (o bule), mas nunca consegui fazer... Até que o ano passado aprendi a técnica no curso de intrutores de yoga e agora não quero outra coisa.

O jala neti, ou irrigação nasal, é uma técnica do Yoga. Faz parte de um conjunto de várias acções de limpeza, os shatkarmas, que os yogis usavam para purificar o corpo, com benefícios não só físicos como também espirituais.

O jala neti consiste em fazer correr água morna por uma narina, que, por acção da gravidade, sai pela outra narina, usando um pequeno bule. A água deve ser fervida antes de usada. Na aplicação, a água deve estar morna e ligeiramente salgada. A medida é 1 colher de chá de sal (o mais puro possível!) para meio litro de água, para ficar à mesma concentração que os fluidos corporais (0,9%). No video mostro como executar a técnica - é fácil!

O jala neti tem inúmeros benefícios comprovados, sobretudo a nível das alergias e sinusites. A água, ao passar na cavidade nasal, remove bactérias, porcarias e muco, drena as cavidades sinusais, reduz a tendência para respirar pela boca, tem um efeito calmante e refrescante no cérebro, sendo por isso benéfico para quem sofre de dores de cabeça e enxaquecas. Também diminui a frequência e duração de constipações, reduz os sintomas da sinusite, humedece a cavidade nasal, limpa os canais lacrimais e melhora a visão, e aumenta também o olfacto e o paladar.

A primavera passada andei muito melhor das alergias - quando me sentia mais atacada fazia o jala neti e sentia logo imenso alívio. Este inverno não andei sempre entupida e ranhosa como era costume (também devido à água com limão). Um dos meus filhos, que é como eu e andava sempre cheio de ranho, este ano ficou muito melhor depois de começar a fazer o jala neti de manhã.

O jala neti já faz parte da minha rotina e é um dos meus rituais matinais mais importantes. Quando me sinto mais atacada, faço também à noite, a meio da tarde, ou quando sinto necessidade.

No video falo um bocadinho sobre a técnica e mostro como se faz. Pode ser... hum... algo nojento, mas penso que vendo é melhor para aprender do que lendo...


Eu comprei o meu neti pot (o bule) na amazon há já alguns anos, mas agora já se vende em lojas de material de yoga (por exemplo, aqui).


Experimenta e depois conta-me como correu!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

13 comentários:

  1. Também vi na Oprah, obrigada por partilhares estas informações

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rita pelo filme a explicar como se faz...vou comprar o neti pot e experimentar.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Você mostrando assim, parece mesmo ser bem fácil, Rita! Obrigada por explicar para nós! Já vou atrás de um neti pot! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita. Tenho uma filha com muitos problemas respiratórios e alergias. Andamos cansados dos medicamentos que não fazem nada e andar sempre com o nariz entupido ou a pingar atrapalha a vida normal dela. Estava a ler este post e a pensar em usar com ela, mas já tenho tanta dificuldade em usar aqueles sprays de água salgada que ela detesta que não sei se ela vai conseguir. Ela tem 6 anos, o que achas, vale a pena? Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Silvia, tenho uma filha de 9 anos. Fiz com ela e funcionou bem. Mas eu testei o sal da água, temperatura, fiz na frente dela antes. E deixei ela tentar. Funcionou.
    Se você conseguir fazer sem fazer careta, vai ser bom. O exemplo é otimo professor.
    Rita, só atenção para o seguinte: depois de fazet o jala neti tem que ficar 2horas com a cabeça na vertical. Se vc deitar logo em seguida pode escorrer água pro ouvido. :)

    ResponderEliminar
  6. Dica de ouro, Rita! Recomendo usar o sal do Himalaia no lugar do sal comum, pois é livre de toxinas e poluentes. O sal do Himalaia potencializa o tratamento, é o mais puro que existe e muito benéfico para a saúde. Mesmo sendo um pouco mais caro, eu opto pelo sal do Himalaia tanto na alimentação quanto no tratamento terapêutico. Quando passei a usar o sal do Himalaia na lavagem nasal tive mais sucesso do que quando usava o sal comum e fortaleceu meu sistema imunológico... experimenta! http://www.outramedicina.com/2113/sal-rosa-do-himalaia-beneficios-e-como-usar

    ResponderEliminar
  7. Olá.
    Obrigada pela demostração. Nao tem nada de nojento. É muito natural! E só mesmo com o vídeo é possível saber de verdade como se faz.
    Eu não sofro de alergias nem rinites mas fico muitas vezes constipada e portanto vai-me ser útil quando estiver com o nariz entupido.
    Para a minha mãe deverá ser precioso porque ela sofre muito de nariz entupido. Quando voltar a Portugal tentarei mostrar-lhe.
    Obrigada por partilhares mais esta técnica!

    ResponderEliminar
  8. Em criança a minha sinusite foi mal diagnosticada (por um suposto especialista em doenças respiratórias) e fui submetida a medicação e raios X em doses industriais.

    Felizmente a minha mãe, ao perceber que eu não melhorava, levou-me a um pediatra, que ao ver-me diagnosticou imediatamente a sinusite acompanhada de alergia aos ácaros. Ordenou a interrupção imediata de toda a medicação que eu estava a tomar e prescreveu alguns procedimentos simples acompanhados do ocasional anti-histamínico. Entre esses procedimentos contava-se a lavagem do nariz com água salgada!

    Na altura ninguém tinha ouvido falar do jala neti e portanto eu tinha de "snifar" a água o que é bastante desagradável. Foi há cerca de dez anos que descobri o neti através da internet e desde então faço todos os dias à noite (uso sal marinho sem aditivos). É um ritual muito agradável para mim deixando as vias respiratórias limpas e purificadas para uma boa noite de sono. Em caso de constipação ou gripe também faço de manhã, aí faz uma diferença tremenda ao limpar todas as secreções acumuladas durante a noite.

    ResponderEliminar
  9. olá rita podes dizer qual o site onde comprastes o neti pot?
    obrigada

    ResponderEliminar
  10. Rita,
    Há dois anos eu sofria com rinite, não conseguia ficar sem o descongestionante nasal e isso me preocupava. Graças às suas explicações, comecei a fazer o jala neti duas vezes ao dia e em quatro dias meu nariz já não ficava mais congestionado. Estou ótima e muito feliz com isso. Obrigada por compartilhar.
    Estela

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,
    Que sal utilizam no neti pote?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...