Aulas de Yoga

17/12/2014

5 ingredientes para uma vida mais feliz



Esta TED Talk do psicólogo Shawn Achor (legendada em português) é das mais engraçadas e pertinentes que já vi! Resumidamente, a investigação científica que se tem feito na área da psicologia positiva indica que é a felicidade que traz sucesso, e não o sucesso que traz felicidade. Cada um de nós pode reprogramar o cérebro de modo a que ele funcione de uma forma mais optimista. 

Mas como fazê-lo? Basta apenas fazer estas 5 pequenas coisas todos os dias, durante 21 dias (21 dias é considerado o período de tempo necessário para adquirir um novo hábito).

1 || Escrever 3 coisas pelas quais me sinto grata hoje

Em adolescente tive imensos diários e escrevia vorazmente neles todos os dias. Depois, perdi esse hábito. Escrevo às vezes, fico semanas ou meses sem escrever, depois volto à carga... Escrever apenas 3 coisas pelas quais me sinto grata não parece ser nada difícil! Aliás, durante uns tempos fazíamos isso cá em casa, todos! É altura de reinstaurar o hábito. (ah, gratitude só leva um t, não 2, como escrevi no papelinho...)

2 || Escrever no diário acerca de uma experiência positiva que tive hoje

A gratidão e o journaling acerca de coisas positivas faz com que o cérebro percepcione primeiramente o mundo de uma forma positiva.

3 || Fazer exercício físico

Caminhar, correr, nadar, praticar yoga, seja o que for, além de fazer bem fisicamente, também ensina o cérebro que o nosso comportamento importa.

4 || Meditar

Meditar permite-nos focar no aqui e no agora, e abrandar a velocidade com que vivemos.

5 || Random Acts of Kindness

Actos aleatórios de bondade. São coisas tão simples como sorrir para o empregado do café, segurar a porta para alguém, Achor sugere escrever um email todas as manhãs a agradecer ou a louvar alguém da nossa rede de apoio social.

São coisas tão fáceis, tão simples, mas quantas vezes as fazemos? O exercício físico e o meditar já faço de forma regular, mas as outras nem por isso... É este o meu primeiro projecto para os primeiros 21 dias de 2015! 

Quem alinha neste desafio?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! 
Obrigada!!

15 comentários:

  1. ♥ Estou dentro!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita! Obrigado pelo belo post.
    Também me parece que as cinco tarefas que propões são simples e muito poderosas desde que praticadas durante algum tempo. O problema é sempre a disciplina: começa-se com muita energia e motivação, mas depois há uma diminuição progressiva do entusiasmo e passado pouco tempo a rotina toma conta do processo e voltamos aos velhos (e improdutivos) hábitos.

    Gurdjieff explica essa quebra e desvio de intenção/motivação com base na lei de sete e nos intervalos entre as notas mi-fa e si-do nos quais se torna necessário um «choque» adicional para manter a direcção do propósito. Se esses «choques» não forem dados nos intervalos certos, a energia segue uma direção diferente da prevista e acabamos num estado completamente diferente, ou oposto, do desejado (O fundamental da teoria interessantíssima e exigente de Gurdjieff está brilhantemente exposta por P.D. Ouspenski no livro Fragmentos de um ensinamento desconhecido. Em busca do milagroso)

    Em grupo (não sei se é isso q propões), talvez seja mais fácil manter a motivação em alta e cumprir, pelo menos, os 21 dias...Se for assim, eu tou nessa!

    Entretanto, em relação ao anterior post sobre o dormir, costumo utilizar as técnicas que referes com bastante sucesso; mas há uma muito simples que tem um efeito surpreendente (pelo menos para mim): depois de relaxar e visualizar, conto mentalmente de 50 para trás devagar. Muitas vezes não chego a passar dos 30...
    Bjs
    MR

    ResponderEliminar
  3. Alinhadíssima :) Meditar é que nunca o fiz...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita! Muito interessante o desafio...e adorei ver a TED Talk! Eu alinho no desafio :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Vou roubar, descaradamente esta tua proposta!!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita
    Grata pelo posto! Amei.
    Vou também estar neste desafio.
    Boas Festas, beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita!
    Excelente post e desafio. Adorei.
    Estou dentro.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca consigo fazer nada daquilo a que me proponho, estou desanimada ... mas, vou tentar agora com vc.
    "Never give up !" Feliz 2015 !
    Julieta

    ResponderEliminar
  9. Olá! Hoje passei pelo seu blog pela primeira vez e identifiquei-me em várias coisas. A eleição do mote "Disciplina" para 2015 é uma delas! Alinho também no desafio. Fico à espera de saber os seus progressos e também partilharei os meus.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita, eu subscrevo a palavra do ano de 2015 - DISCIPLINA - pois é o que mais me faz falta no dia-a-dia, para evitar a procrastinação e a o pensamento facilitista de "...amanhã faço"! Vou seguir este desafio e desafiar-me a mim mesma! Obrigada pela inspiração que me transmites!!

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está algo que vale a pena experimentar!
    Vou pedir esta ideia emprestada.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelas dicas.
    Até nos cmentários que vc recebe tenho o que aprender. Esse comentário do Mario R. foi muito ptoveitoso. Na minha experiência pessoal as atividades que tenho em grupo são mais produtivas.
    abs,

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!