10/12/2015

Tudo passa

Que dia, que semana, que semestre!

No outro dia, eu e o meu colega de estudos, também ele trabalhador-estudante, tivemos o mesmo pensamento, ao passarmos o fim de semana a estudar para uma frequência - mas o que é que andamos aqui a fazer??

Se os nossos colegas que só estudam e não tem filhos nem outras responsabilidadas pensam isto de vez em quando, imaginem nós...

O que é importante relembrar - e verificar - é se isto que andamos a fazer nos está a dar prazer. A verdade é que dá. Nós gostamos disto. De ir às aulas, de fazer trabalhos, até de estudar para (algumas) frequências. Estudar psicologia dá-nos prazer. É giro. A motivação é sobretudo intrínseca.

Claro que tudo o resto sofre... Para que o trabalho e outras coisas não sejam prejudicadas, há que levantar mais cedo, deitar mais tarde, aproveitarmos bem os tempos livres e os fins de semana. Quando vou para as atividades com os miúdos, levo o computador para adiantar trabalho. Depois do jantar, vou para o escritório estudar. Aos fins de semana, tenho sempre coisas, do trabalho ou do curso, para fazer. Parece que não temos descanso. Vou para o terceiro fim de semana seguido em que vou ter que estudar bastante. Já nem sei o que é um fim de semana sem nada para fazer (o próximo será um desses, finalmente). Recuso almoços e jantares de Natal porque tenho que estudar (para dizer a verdade, não sou muito dada a jantaradas, mas é bom ter uma desculpa menos esfarrapada). 

Nas últimas duas semanas, tenho praticado pouquíssimo yoga e praticamente não medito. Continuo a dar as aulas, 4 aulas de yoga por semana, que me fazem muito bem, mas a minha prática tem sofrido. Há que aceitar que há alturas em que é assim. Claro que se eu fosse mais disciplinada, conseguiria levantar-me mais vezes cedo para praticar. Eu sei que me faria imensamente bem, mas a minha força de vontade nestas alturas anda pelas ruas da amargura... Não faz mal, tudo passa.

Mais uma vez, o mais importante é relembarmo-nos que isto pode ser complicado, cansativo, stressante... mas nós gostamos do que fazemos. E é temporário. Temos fases muito complicadas, como esta, mas acabam por passar. E o 1º semestre é sempre pior que o 2º, porque é mais curto. Tudo passa.

5 comentários:

  1. É verdade, Rita, tudo passa. E esta compreensão da temporariedade dá, pelo a mim, mas ânimo para prosseguir. Abraços!!!
    Poliana

    ResponderEliminar
  2. E como acordar cedo quando se tem um bebe de 8 meses que ainda mama de noite? Difícil.... E não estudo. So trabalho...!!!
    Ainfa hoje tive este pensamento, como é q algumas pessoas conseguem? Eu sinto-me desorientada desde o momento que comecei a trabalhar l, no final da licença de maternidade, até agora... Ainda n me consegui orientar e tenho tanta coisa a nível profissional atrasado que preciso mesmo de fazer antes do natal.

    Mas sim tudo passa!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu imagino o que é. Mas quando se faz por prazer o descanso tem outro peso acho eu :)

    ResponderEliminar
  4. Como vocês fazem com a limpeza da casa? Tem ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivemos empregada durante muitos anos, depois deixámos de ter, mas agora quero ter de novo ajuda, a partir de janeiro. Assim, é menos uma coisa com que me preocupar!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...