Aulas de Yoga

02/10/2011

Update: Outubro é o mês da poupança

Meninas, obrigada pelos comentários! Fico feliz por ver mais gente entusiasmada em poupar dinheiro!
Por isso, aqui ficam alguns esclarecimentos...
Os valores máximos a gastar fui eu que estabeleci (os valores da Rachel Meeks eram outros), sendo obviamente adaptados à minha realidade. Vejamos:

~ 300 euros no supermercado - em Setembro gastei pouco mais que 300€, por isso sei que é um objectivo atingível; mas a ideia é conseguir gastar menos depois em Novembro, e ainda menos em Dezembro. Penso que é preferível ir diminuindo o valor aos poucos, para nos adaptarmos melhor. Ficarei muito feliz se conseguir gastar apenas 200€ em supermercado. Menos que isso para a nossa família penso que não é realista, e exigiria uma grande ginástica a procurar os produtos mais baratos, os descontos, as promoções, e eu, sinceramente, prefiro ocupar o meu tempo com outras coisas. 200 euros por mês para uma família de 4 pessoas é muito, muito bom. Para terem uma ideia, a Rachel Meeks, uma norte-americana com uma família de três, estabeleceu 250 dólares, que não chega a 200 euros, para compras de supermercado, roupa, combustível, produtos para a casa e entretenimento. Mas acredito em small steps. Nada de muito radical. Mudanças pequenas para nos irmos adaptando aos poucos.

~ 20 euros em gasolina. Da minha casa à escola dos miúdos são 5 minutos a pé. Até à universidade são 25 minutos. O que quer dizer que posso muito bem ir a pé todos os dias. Portanto, o carro será apenas se precisar de ir a algum sítio mais longe.

~ 50 euros para mim. Pequenos-almoços e almoços fora (geralmente tomo o pequeno-almoço em casa e levo almoço, mas nem sempre). Um chocolatinho de vez em quando. Uma roupinha (quero comprar um casaquinho de malha cinzento escuro na Zara). Coisinhas destas... Não estou a incluir uma ida ao cabeleireiro que já estava programada, mas coisas deste tipo também deviam sair da mesada... mas enfim...

Claro que cada pessoa adapta estes valores à sua realidade!
Ontem já se foram 115 euros em supermercado, mas fiz muitas compras já para o mês todo. Vamos ver como isto corre. No próximo fim-de-semana faço um update com o dinheiro que gastei! Boa sorte para quem participar (depois partilhem os gastos, ok?)!

E só para acabar, eu sempre aprendi que é feio falar de dinheiro. Mas haverá lá melhor maneira de aprendermos a geri-lo e a termos consciência do que realmente gastamos, bem ou mal gasto, do que a partilhando os nossos sucessos e falhanços neste rede de amigos virtuais? A blogosfera é para mim uma enorme fonte de inspiração e aprendizagem, e já mudei tanto, mas tanto a minha vida graças aos blogs, que se puder ajudar ou inspirar alguém com as minhas experiências, então vale a pena falar destas coisas aqui!

10 comentários:

  1. parece uma optima medida. Eu também tento fazer isso mas às vezes é difícil cumprir!

    ResponderEliminar
  2. ola rita...,nos cá em casa somos 7,4 adultos e 3 crianças em crescimento uma delas usa fraldas ainda,e feitas bem as contas devemos andar a volta dos 350/400 euros... isto com tudo fraldas,detergentes e outras coisas,tenho horta e muita coisa vem de lá... bem queria poupar mais,mas não consigo...

    ResponderEliminar
  3. Adorei o que disseste sobre ser «feio» falar de dinheiro. É feio ostentar, mas não vejo mal nenhum, antes pelo contrário, em tentarmos aprender a melhorar alguns comportamentos. E se não falarmos uns com os outros, nunca haveremos de saber como os outros fazem! O dinheiro faz parte da vida, e se calhar este não falar todo é responsável, ao menos em parte, por haver tanta gente com problemas em gerir o que tem. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Preciso muito dessas dicas!
    obrigada
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita! Acho óptima esta tendência geral de poupança, aproveitamento dos recursos, evitar desperdícios. Eu tenho uma mãe que desde sempre nos ensinou a poupar, poupar dinheiro, poupar o ambiente, poupar água, luz... de tal maneira que para nós não é poupar é "assim que se faz". Felizmente que eu me lembre nunca passámos dificuldades e sempre comemos as melhores coisas, os melhores peixes e por aí fora, mas sei, e apercebo-me ao ler os testemunhos de muita gente, que não gastávamos dinheiro à maluca em assinaturas de 20 revistas,ou 50 pares de sapatos ou coisas que tais. Claro que cada um faz como quer e o que quer com o seu dinheiro, mas poupar, reduzir, reciclar e reutilizar fazem bem a todos, vivos e não vivos. Apercebo-me que o comentário ficou um bocado místico mas é mesmo assim: bom para nós, para a carteira, para a Natureza, para o futuro, para o Mundo. Adoro o teu blog, continua! :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas pelos comentários! Gosto muito de escrever este blog, mas ler o vosso feedback é o que me dá mais força para atingir os meus objectivos. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Hello, obrigada por este update lol!
    vou tentar ir dando feedback no meu blog, mm q não todas as semanas.
    e tb gostei do "é feio falar de dinheiro", mas por mt q seja um assunto difícil, especialmente qd falamos em valores reais, pelo menos é bom aproveitar o mundo virtual para tentarmos ser o mais claros possíveis pr ajudar e aprendermos uns com os outros. e como a "Eu" disse, não falar pode ser em parte responsável pela má gestão geral q existe a nível de contas..

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita,
    Com tanto inentivo que encontro aqui, voltei a controlar o orçamento que temos disponível. Em Setembro foi só gastar! Deu para ver bem que podemos controlar mais os gastos, poupando em inutilidades. Outubro vai ser mais controlado. Continuemos a incentivar-nos uns aos outros!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,
    Ontem resolvi agarrar no carro e ir de propósito a Ayamonte fazer compras para a casa, já que não tinha nada nem no frigorífico nem na despensa.
    Depois quando cheguei, por curiosidade resolvi "perder" tempo no continente on-line a comprar mais ou menos os mesmos produtos que tinha comprado em Espanha. O resultado final foi que poupei cerca de 25%!!!
    Já na gasolina, apesar de mais barata, o saldo só começa a ser positivo a partir dos 55L (a diferença de preço iguala de combustível gasto, mas demoramos muito mais tempo), por isso só compensa a deslocação de Faro se o depósito do carro for realmente grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gonçalo, tu lês o meu blog??
    Eu só meto gasolina em Espanha quando vou ao Ikea de Sevilha... Compras de supermercado nunca fiz lá... até amanhã! bj

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!