Aulas de Yoga

26/12/2012

Do Natal, um smartphone e as coisas que interessam

O meu sonho minimalista: branco, linhas direitas, superfícies livres, muita luz (a foto não tem nada a ver com o tema do post, mas eu gosto).

Uma ceia de Natal feita, pela primeira vez em muitos anos, cá em casa. Não me chateei nem stressei com nada. Encomendámos (demasiada) comida (que ainda vai dar para umas 7 refeições), pus a mesa de branco (para combinar com o resto da casa... e porque tudo o que tenho, louça, toalhas, etc. é branco), adicionei uns guardanapos coloridos do Ikea (só usamos guardanapos de papel quando há visitas) e a coisa fez-se.
Os presentes... estão a diminuir em relação aos anos anteriores, o que me deixa muito feliz. 

Eu tive direito a uns dinheiros, uma bicicleta (que já tenho comigo desde Outubro) e, pasmem-se, um smartphone! Há já muito tempo que sabia que um smartphone seria útil para mim, não só por ter internet, mas também por servir de máquina fotográfica e de leitor de mp3. Assim, em vez de andar com o telemóvel, a máquina fotográfica e o leitor de mp3 na mala, ando só com o novo telemóvel. Para uma minimalista como eu, um smartphone é mesmo uma coisa útil. Resisti durante meses a comprar um por causa do preço, mas pronto, é Natal. E lá veio um para mim.

A primeira coisa que fiz foi aderir ao Instagram. Mas depois li este post da Astrid, que me levou a este, e fiquei a pensar seriamente no assunto.
Lembrei-me ainda de um dos princípios do minimalismo: eliminar o excesso, o que não interessa, e ficar apenas com o essencial, com aquilo que traz valor à nossa vida.
E estou agora a repensar a minha presença online e as várias redes sociais que uso (nem imaginam a quantidade de vezes que já pensei cancelar a minha conta do facebook). Mas seguir-se-á post sobre o assunto.

Entretanto, desejo-vos umas excelentes festas!

9 comentários:

  1. Boas festas. =)
    Eu me dei um tablet de presente de Natal, pois assisto vídeo-aulas e lido com (MUITAS) apostilas em pdf. Nele, posso fazer anotações nas apostilas (através de um aplicativo) e, com isso, posso reduzir a papelada em casa.
    Dorzinha na consciência por ter gasto com uma coisa muito cara, mas em termos de minimalismo, foi a melhor aquisição.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que um smartphone pode ser algo muito útil para reduzir excessos. É máquina fotográfica e de vídeo, agenda electrónica, gravador, ipod, editor de texto, kindle, email. Tenho um iphone e isso ajuda-me muito a organizar a vida, não acho nada que seja anti-minimalista. Comprei-o por cerca de um terço do preço de mercado, numa promoção, há dois anos. Antes dele, tive o mesmo telemóvel 5 anos, até se estragar. Isto parece-me bastante minimalista!

    ResponderEliminar
  3. Rita, pense na sua presença online ( eu eliminei a minha conta do facebook por ter chegado à conclusão que não me identificava com aquilo) mas , por favor, não desista do blog. É dos raros que sigo. Aproveito para agradecer pelos posts e conselhos que dá. Boas festas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita, fizeste muito bem em comprar um smartphone. É muito útil para a tua forma de estar na vida. Há aplicativos para os programas que nos apresentas aqui, pelo que vais adorar e optimizar as suas funções ao máximo, que é o que interessa quando se gasta tanto dinheiro (que não sirva apenas para fazer telefonemas). Eu tenho um e tento aprender tudo o que aquilo é suposto fazer, principalmente no que respeita a substituir o papel e à mobilidade de documentos: Tenho lá o meu horário no Google Calendar, as tarefas no GTasks, os documentos no dropbox, a lista de compras, entre muitas outras coisinhas do dia a dia... É pena eu saber pouquinho pois tive um telefone fraquinho durante muitos, muitos anos, mas vou aprendendo com a prática e a vontade começou ao ler o teu blog cujos meus posts favoritos são sobre tecnologias que nos simplifiquem a vida.

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  5. Gostei do apontamento sobre o excesso de redes sociais... Aderi ao Facebook para conseguir manter o contacto com amigos estrangeiros mais facilmente e para estar a par do que se passa no mundo dos meus interesses, também mais facilmente... mas é muito desgastante! A

    Ainda vou descobrir como equilibrar as coisas...

    Boas festas!

    Salomé :)

    ResponderEliminar
  6. Ter um smartphone dá mesmo muito jeito. Tenho o meu desde Fevereiro. No início instalei tudo e mais alguma coisa, depois comecei a eliminar eliminar e agora só tenho mesmo o básico. Acho que em tudo faço sempre assim: 1.º complico e depois simplifico :)

    ResponderEliminar
  7. Rita, BOAS FESTAS! (minimalista ou não, estar em família e com saúde é o que interessa!).

    Redes sociais só tenho o facebook e ainda assim pouco ou nada lá vou. neste momento mantenho a conta por causa da família que vive fora de PT e de alguns amigos da altura da escola e da faculdade, que de outra forma nao saberia deles nem eles de mim...(e pelo grupo das manhãs ;)

    um bjnho!

    ResponderEliminar
  8. vais gostar destes seguramente. se descobrires outros bons pf partilha por aqui. bom ano!

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.adylitica.android.DoItTomorrow&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5hZHlsaXRpY2EuYW5kcm9pZC5Eb0l0VG9tb3Jyb3ciXQ..

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.capigami.outofmilk&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5jYXBpZ2FtaS5vdXRvZm1pbGsiXQ..

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thirdframestudios.android.expensoor&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS50aGlyZGZyYW1lc3R1ZGlvcy5hbmRyb2lkLmV4cGVuc29vciJd

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dayspringtech.envelopes&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5kYXlzcHJpbmd0ZWNoLmVudmVsb3BlcyJd

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!