Hoje ao fim da tarde vou desactivar a minha conta do Facebook, incluindo a página do blog. Desactivar, não apagar por completo. Será temporário, mas é um exercício que quero fazer. As razões são várias e aqui ficam algumas:
> O FB é aditivo. Eu nem me interesso muito por aquilo que os meus "amigos" postam no FB, mas dou por mim a ir lá ver sempre que estou na pausa entre
pomodoros. Entro, vejo se tenho notificações, olho para as últimas publicações e saio. Não demoro mais de 1 ou 2 minutos, mas se multiplicarmos isto por várias vezes ao dia, é demasiado. E as pausas entre pomodoros devem ser usadas para descansar a cabeça...
> Não se aprende muito com o FB. É verdade que aparecem lá notícias interessantes e links para coisas giras, mas não é nada que eu não possa descobrir googlando, se estiver mesmo interessada em determinado assunto.
> Há muita inveja e comportamentos passivo-agressivos no FB. Desde pessoas a dizer mal nas costas umas das outras, até comentários completamente despropositados em fotos e status updates. Simplesmente, aborrece-me.
> Sempre me irritou quando pessoas que não falariam comigo se me encontrassem na rua me mandam os parabéns pelo FB no meu dia de anos...
Além do facebook, continuo a perder demasiado tempo na internet. Por exemplo, ponho-me a pesquisar projectos DIY giros que gostava de fazer, como macramé e papier-maché, mas passo mais tempo a pesquisar, a ver, a ler, a tirar ideias, do que propriamente a fazer.
O mesmo com blogs. Passo mais tempo a ler do que a pôr em prática as dicas úteis que leio. Decidi que, tal como como não vou eliminar a minha conta do FB, não vou eliminar blogs do meu Bloglovin. O que fiz foi adicionar alguns blogs de que gosto muito (no máximo de 10) ao The Old Reader e deixar o Bloglovin quieto durante uns tempos.
Por fim, apaguei de vez a minha conta no Flickr. A verdade é que já há mais de um ano que não a usava, desde que comecei com o Instagram... Em relação ao IG, adoro-o e é, sem dúvida, para continuar! Outras redes sociais que manterei são o Pinterest e o YouTube.
Em relação ao Facebook, não estabeleci nenhum período de tempo para fazer esta experiência... Quero estar sem Facebook pelo menos durante um mês inteiro! Vamos ver como corre!
Mas, afinal, qual é o objectivo de tudo isto? Eu não quero ficar incontactável nem desligada do resto do mundo! Continuarei a escrever no blog (que tem andado muito sossegado ultimamente, eu sei...), a postar fotos no Instagram, e quem sabe uns videos no YouTube. Continuarei a ler alguns blogs, a inspirar-me com o Pinterest e a fazer pesquisas no google sempre que queira saber mais acerca de algum assunto.
O que eu quero mesmo é mais tempo e mais espaço branco, tanto mental como físico. Quero acabar projectos, quero começar coisas novas, quero não fazer nada, e a verdade é que, como todos bem sabemos, a internet e as redes sociais roubam-nos isso...
Além disso, se tudo correr bem, vou começar uma nova aventura em setembro. Posso já levantar a ponta do véu... Sempre quis fazer uma segunda licenciatura e este ano finalmente candidatei-me através dos concursos especiais para titulares de cursos superiores. Vamos lá ver se entro... são poucas vagas... Alguém se atreve a adivinhar o curso a que concorri? É aqui no Algarve, claro...
E tu, alguma vez desactivaste a conta do Facebook? Como correu?
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.