Uma semana tem 168 horas. E 168 horas semanais são suficientes para fazermos tudo aquilo que é realmente importante.
E isto é mesmo verdade. O problema da grande maioria das pessoas é não saber aproveitar bem essas 168 horas semanais.
Posso dizer que há um tipo de pessoas de que não gosto e com as quais não quero ter nada a ver: as pessoas aldrabonas. E depois há outro tipo de pessoas que me irritam e só me apetece abaná-las para ver se acordam para a vida: são aquelas que estão sempre a queixar-se que não têm tempo. Se há coisa que me irrita mesmo é pessoas sem filhos, sem actividades extra-trabalho, virem-me dizer que não fazem isto ou aquilo porque não têm tempo. Quando esta conversa vem de pessoas com quem trabalho, então temos logo o caldo entornado! Nós temos tempo para fazer tudo aquilo que desejamos - é só uma questão de priorizar, planear, organizar o tempo que temos.
O
primeiro exercício que te proponho, se te enquadras nesta categoria de pessoas que acham que não têm tempo, é,
durante 1 semana, 168 horas, apontares como gastas o tempo, tal como a Laura propõe no seu livro.
Usa uma folha de papel que possas ter contigo sempre e aponta tudo o que fazes.
Por exemplo, 23h00-07h00 - dormir; 07h00-07h30 - banho e vestir; 07h30-07h50 - pequeno-almoço; 07h50-08h30 - deslocação para o trabalho; 08h30-08h50 - navegar na internet; 08h50-09h10 - cafezinho e conversa; ...; 19h00-20h00 - ver televisão; 20h00-20h30 - jantar;; 20h30-22h30 - ver televisão... e por aí fora.
Não conta escrever 09h00-17h30 - trabalho, porque ninguém passa 8 horas e meia seguidas focado no trabalho. Fazemos pausas para ir à casa de banho, para esticar as pernas, para comer, para conversar com os colegas, para ir à internet, etc. Tudo isto deve ser apontado na folha.
Eu comecei a fazer este exercício precisamente na semana em que parti o pé, mas foi o suficiente para me aperceber que passo demasiado tempo a tratar da casa... A ideia é mesmo esta - perceber como é que passamos o nosso tempo ao longo de uma semana. Assim, podemos ver que perdemos demasiado tempo com coisas que não interessam e assim podemos cortar nessas coisas e ganhar tempo para outras.
O
segundo exercício que proponho, depois de perceberes como é que gastas o teu tempo e onde é que podes cortar, é
fazer um horário semanal. Já aqui expliquei quais os
passos a seguir para fazer um horário semanal. Basicamente, são os seguintes:
1. Define os vários papéis que desempenhas
Mulher, mãe, profissional, dona de casa, desportista, artista, voluntária, etc... Para cada papel que desempenhas na vida responde à pergunta "
Que tipo de _____ quero ser?" e define objectivos nesse sentido. Por exemplo, eu, como desportista, quero voltar a dedicar-me seriamente à natação (o meu pé ainda não me permite fazer muito mais...).
2. Lista as actividades que deves fazer de modo a atingir esses objectivos
Responde à pergunta "
O que posso fazer como _______, diária ou semanalmente, para atingir os meus objectivos?". Por exemplo, o que posso fazer a nível da natação é ir às piscinas pelo menos 3 vezes por semana.
3. Separa as actividades não negociáveis (aquelas que tens ou queres mesmo fazer) das negociáveis (aquelas que podes não fazer se não tiveres tempo para elas)
Por exemplo, trabalhar, dormir, fazer desporto, passar tempo de qualidade com a família, são, para mim, actividades não negociáveis. Ir passear, ir comer fora, fazer grandes arrumações em casa, são actividades negociáveis. Classifica também as várias actividades consoante o horário em que devem ser feitas, ou seja, se têm um horário fixo, como o trabalho, ou se são flexíveis, como ir ao ginásio.
4. Preenche um horário semanal com as várias actividades
Já fiz os meus no Word mas agora faço, claro, no Google Calendar - ponho as actividades a repetir e, se for necessário, posso alterar as actividades facilmente numa dada semana ou dia. Cheguei a imprimir o calendário para cada semana, mas já não o faço, preferindo ver o calendário no computador. De qualquer modo, o meu horário semanal não varia muito e é mais ou menos assim:
0600-0700 - escrever (é de manhã que gosto de escrever posts para o blog ou coisas do trabalho)
0700-0730 - workout (tenho feito exercícios com o peso do corpo em casa, flexões, agachamentos, pranchas, coisas desses género, pois ainda não posso fazer muito mais...)
0730-0830 - rotina matinal (inclui banho, vestir, pequeno-almoço, etc.)
0830-0900 - deslocação (vou pôr os miúdos à escola e depois vou para o trabalho; se for a pé, demoro cerca de meia hora; de carro, 10 minutos)
0900-1215 - trabalho (uso a
técnica Pomodoro e tento mesmo não me distrair com conversas de corredor, internet e cafezinhos)
1215-1300 - almoço (almoço em menos de 45 minutos; o tempo restante é para ir um bocadinho à internet ou apanhar um pouco de Sol)
1300-1730 - trabalho
1800-2030 - rotina da tarde (inclui verificar os TPCs dos miúdos, ir com eles a actividades, fazer o speed cleaning, jantar, arrumar a cozinha e preparar o dia seguinte - a rotina da tarde é, para mim, a mais importante de todas)
2030-2130 - family time (uns dias jogamos jogos de tabuleiro ou cartas e tento ter a televisão desligada; outros dias os miúdos querem é estar no quarto a brincar sozinhos; o importante e difícil para mim durante este período é não ter o computador ligado...)
2130-2230 - relax (gosto de ler, posso ligar o computador, ir costurar um pouco ou até mesmo trabalhar...)