14/08/2013

Preparar o novo ano escolar

Setembro, é para mim, o Ano Novo. Gosto de aproveitar os últimos dias de Agosto e os primeiros de Setembro para fazer limpezas, destralhar, arrumar, organizar, planear e, claro, preparar o ano escolar das crianças.


A roupa das crianças

Em primeiro lugar, trato da roupa. Abro o armário e vejo, peça a peça, o que é que serve e o que é que fica pequeno. Tenho um saco grande à mão para ir colocando as roupas que já não servem, para dar. Vejo tudo: t-shirts, camisolas, calças, casacos, calções de banho, sapatos, até meias e cuecas.

Depois de ficar no armário apenas a roupa que serve, faço uma lista da roupa que eles necessitam para os próximos meses. Para os meus filhos, as peças essenciais são:

- um casaco quente e impermeável (o inverno passado nem o usaram, mas nunca se sabe...)
- casacos mais leves (2-3)
- camisolas quentes (3-4)
- t-shirts de manga curta (pelo menos umas 10)
- t-shirts de manga comprida (5-6)
- calças de ganga (uns 3 pares; eles não usam outro tipo de calças, como de bombazine ou outras)
- calções (3-4 pares para a primavera/verão)
- 1 par de sapatilhas de desporto
- 1 par de sapatos/botas de inverno
- 1 par de sapatilhas para o dia-a-dia
- 1 par de sandálias
- 1 par de chinelos de praia/piscina
- meias (pelo menos 10 pares)
- cuecas (umas 10 chegam)
- também fico com algumas t-shirts de manga comprida que já não servem para usar como camisolas interiores nos dias mais frios
- uns calções de banho para a piscina
- calções de banho para a praia (eles têm 4 ou 5 calções cada um, porque passam praticamente os 3 meses de férias de verão na praia e não usam calções nem calças neste período, mas se não fosse assim, um par de calções de banho chegava...)
- roupa específica para as actividades que frequentam (equipamento de futebol, kimono do judo, material para a natação...)

Obviamente, esta lista é a que se adequa aos meus filhos e à zona onde vivemos. Cada criança tem as suas necessidades de vestuário, consoante o clima do sítio onde vive e o seu estilo de vida... (mais sobre como organizar a roupa dos miúdos)


Mochilas e material escolar

Além da mochila da escola, cada um tem também uma mochila mais pequena multifunções: serve para levar a roupa quando vão passar o fim de semana fora, serve para levar o equipamento desportivo quando vão para as actividades, serve para levar brinquedos e livros quando vamos para a praia... As mochilas que eles têm foram compradas por mim na Alemanha há mais de 4 anos e ainda estão boas; não têm bonecos e são simples, por isso estão sempre actuais - é neste tipo de coisas que prefiro pagar mais e adquirir peças de qualidade que durem bastante.

O mesmo com as mochilas da escola. O miúdo mais velho vai para o 3º ano e a mochila é a mesma desde o 1º ano. Já está um pouco desgastada mas penso que ainda vai dar para este ano todo. No meu tempo de escola, todos os anos mudava de mochila, não por causa do desgaste, mas porque... era assim... um mochila nova todos os anos...

A minha parte preferida destas preparações para o ano novo é organizar o material escolar. Ao longo do ano, eles acumulam lápis, canetas, cadernos, imenso material que acabam por não usar na escola. Antes de comprar material novo, vejo o que temos em casa. Gosto de ter lápis de cor, canetas, lápis de carvão, borrachas, afias e folhas para eles usarem em casa. Depois, compro os essenciais que sei que vão precisar para a escola: muitos lápis de carvão, muitas borrachas (lápis e borrachas gastam-se a uma velocidade incrível), algumas caixas de lápis de cor e de cera, canetas, aguarelas, afias... Antes das aulas começarem, recebo a lista de material que as professoras querem e vou novamente à loja comprar o que falta (coisas mais estranhas como papel de manteiga, de lustro, cartolinas em cores específicas e coisas do género...). Os livros e cadernos do ano passado ficam devidamente arrumados na estante e forro os livros e cadernos novos.


Destralhar o quarto e a zona de estudo

É nesta altura que fazemos uma grande arrumação ao quarto e ao escritório dos miúdos. Eles partilham o quarto e fechámos a varanda do quarto deles para transformar em escritório e assim terem a área de brincar e dormir separada da zona de estudo. Cada um tem uma pequena secretária com gavetas, uma cadeira e uma estante. Os miúdos, como sabem, acumulam imensa tralha e de vez em quando tenho que dar uma volta às coisas deles... até já encontrei rolos de papel higiénico e garrafas de água vazias misturados com os brinquedos... Brinquedos estragados vão fora, brinquedos bons que eles já não usam ou brinquedos que têm a mais vão para o saco para dar. (mais dicas sobre como destralhar o quarto das crianças)


Relembrar ou criar rotinas diárias

Aproveito também esta altura do ano para relembrar as rotinas aos miúdos - deixar tudo preparado na noite anterior, levantar mais cedo, vestir e fazer a higiene pessoal, fazer a cama, ajudar na cozinha, alimentar os animais... 

Por fim, nós, pais, também temos que nos preparar para mais um ano escolar. O que fazemos, basicamente, é estabelecer quem vai levá-los e buscá-los à escola e quem vai com eles às diversas actividades. O esquema é geralmente o mesmo todos os anos, por isso essa rotina já está bem estabelecida. Eu e o J. dividimos estas tarefas; por exemplo, um vai levar os miúdos à escola e o outro vai buscá-los. Um vai a umas actividades, o outro vai a outras. Gosto sobretudo de pensar nas maneiras de aproveitar o tempo enquanto estou com os miúdos nas actividades. O ano passado, dependendo do local da actividade, ora lia, ora levava o portátil para trabalhar, ora ia correr, ora ia ao ginásio, ora ia passear, ora ficava na conversa com os outros pais...

Para nós, ajuda imenso ter um calendário familiar, rotinas diárias bem estabelecidas (e as rotinas não têm que ser coisas chatas!), sobretudo uma rotina matinal e uma rotina noturna. Ah, se não gostas da palavra rotina, pois parece uma coisa rígida e inflexível, tenta chamar-lhe ritmo - a ritmo associamos ordem, flexibilidade, movimento e fluidez!


E é assim... em menos de nada o verão acaba, as aulas começam e com elas o ritmo diário - e tento fazer o necessário para que a vida do dia a dia flua calmamente, sem stress e sem correrias... focando-me no essencial e eliminando o que não interessa!

9 comentários:

  1. Como sempre adorei! Grata pelas dicas! Temos 3 filhos e o Setembro é para nós também um recomeço! Adorei as dicas! Este blog significa muito para mim... foi através dele que conheci a minha querida Hazel! Um beijinho e felicidades!

    ResponderEliminar
  2. As crianças precisam de rotinas, sentem-se em segurança com elas. Mas usar a palavra ritmo é mesmo uma bela idéia! Lembra algo mais orgãnico, mais natural...gostei!

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo mas para ser sincera acho tão pouca roupa. A sério que os teus filhos fazem um inverno com 3 pares de calças e 3-4 camisolas quentes. Um inverno inteiro apenas com estas peças de roupa?

    Eu considero-me minimalista mas sinto que o meu ponto fraco (ou a melhorar) é no que diz respeito à roupa (tanto para mim como para os miudos) mas isto também me parece muito extremista.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto são os essenciais, como referi. Eles têm mais roupa porque lhes oferecem. Mas se não tivessem roupa nenhuma, esta é a que eu considero essencial e é o que lhes compraria. à velocidade a que eles crescem, penso que não vale a pena ter muita coisa. Mas não te esqueças que eu vivo no Algarve e os invernos aqui duram menos tempo e são amenos, não são como no resto do país...

      Eliminar
  4. tenho lido com alguma regularidade os posts que colocas. Obrigada. Inspiram.

    ResponderEliminar
  5. E voltaram os posts de organização e simplificação das nossas vidas! E apareceu não só a palavra ritmo como ordem e fluidez! Só faltou a serenidade mas essa... Adorei!
    Quanto à roupa, há muita gente com roupeiros cheios mas não usa a maior parte ... As minhas filhas não têm muita (mas dos acessórios, meu Deus, não consigo dar-lhes a volta e depois teenagers, ainda pior) e eu pelo menos duas vezes por ano vou lá ao roupeiro dar a minha volta. Sim, eu também já tive o meu atafuado e até tinha um outro roupeiro com a roupa da outra estação, como é que era possível? Aí entrou a Rita em acção e todos os que me deu a conhecer...
    Beijinhos
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  6. Olá :))aqui são 3 crianças . Quando o ultimo ano escolar terminou, esvaziei duas mochilas, um saco de ballet, um saco de infantário com muda de roupa e lavei as mochilas e sacos e roupas que por la andavam perdidas e arrumei. Pus livros e cadernos num monte para fazermos uma escolha. Guardamos alguns manuais escolares e os cadernos que ficaram aqui num dos armários da sala ( só irão para o lixo quando já não sentirem necessidade de voltar a consultar esta matéria antiga para relembrar conceitos) , foi imensa coisa para o lixo como papeis , fichas resolvidas e papelinhos e desenhos que também faço como tu: fotografo e lixo ! É o encerrar de um ano e um começar de outro em breve . Este ano não vou deixar para o "fim" as compras do material escolar , pois agora está tudo posto de novo com novidades interessantes e úteis. Quanto à roupa percebo-te perfeitamente pois tenho um rapaz e a roupa para eles é muito mais simples. ( com as meninas a coisa complica mais um pouco ). Já agora pergunto : costumas guardar os manuais escolares e os cadernos dos teus filhos ? Beijinhos Sofia Costa

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    A ideia é interessante, e posso dizer que cá em casa também se aplica, talvez ainda um pouco mais simples. São 3 crianças, um rapaz e 2 raparigas. A roupa, são 7 mudas completas para cada um (incluindo fato de treino), que se organiza assim http://tantasprofissoes.blogspot.pt/2012/07/simplificar-o-roupeiro-dos-miudos.html Este ano vou tentar com 6 mudas completas.
    O material escolar, aguardo pela lista da escola e só depois faço compras (lápis de carvão há sempre cá em casa). As mochilas são as mesmas, os estojos são os mesmos. Os livros e cadernos do ano lectivo que passou, guardo um caderno de trabalho por graça e do resto desfaço-me. Guardar manuais escolares não serve para nada a não ser para encher armários.
    O local de estudo deles, tem uma regra que felizmente eles cumprem (com muita insistência minha, como é óbvio, mas funciona): Em cima da secretária só pode estar o copo dos lápis/canetas e a base para escrever. Para tudo o resto cada um tem uma prateleira no armário e uma caixa (não muito grandes). Quando não têm mais espaço, já sabem que o espaço não cresce e está na altura de passar tudo a pente fino, deitar lixo no lixo, doar o que já não utilizam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lina, é essa a minha curiosidade, se as pessoas guardam os manuais. Custa-me deitar fora mas também não guardo tudo. Como os mais velhos tem um ano de diferença na escola, guardo apenas um manual de cada, por exemplo, um de estudo do meio do primeiro ano, um de português do primeiro, etc etc mas mesmo assim já tenho muitos manuais de que terei de me desfazer mais dia menos dia...bj Sofia Costa

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...