13/12/2013

Não vou comprar mais livros {e um novo plano de leitura}

Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros. Não vou comprar mais livros.

Até ler todos os que tenho para ler, de papel e digitais...

O meu problema é o kindle. É demasiado fácil comprar livros na Amazon. É só um clique. E é por isso que compro mais do que leio. E depois vão-se acumulando... Eu quero ler todos ao mesmo tempo e, se pudesse, todos os dias comprava livros novos. Mas não pode ser... e como tenho andado a sentir-me assoberbada (ou overwhelmed, que soa melhor) com tantos livros que quero ler e poucas horas no dia para a leitura, tive que estabelecer regras.

1 || Corri os livros que tenho no kindle, em pdf e em papel e fiz uma lista dos livros que quero mesmo ler.

2 || Ler um só livro de cada vez não dá para mim. Posso ler 3 ao mesmo tempo: um em papel para ler à noite na cama, um de ficção para ler no telemóvel à hora de almoço (gosto de almoçar sozinha precisamente para poder ler enquanto como) e um de não ficção, digital, para ler ao serão. 

Neste momento esses 3 são:
o da cama - As 7 leis espirituais dos super-heróis, de Deepak Chopra
o do serão - Tranquilista, de Kimberly Wilson
o do almoço - Poser, de Claire Dederer

3 || Só depois de acabar de ler os 3 livros é que posso começar a ler novos livros, ou seja, se acabar um dos livros primeiro que os outros dois, fico com esses dois para ler até acabá-los; não posso começar um novo livro enquanto não acabar os 3 iniciais. (ui, não sei se vou cumprir esta regra...)

4 || Ocasionalmente, posso passar um serão a ler algum pequeno ebook que não está na lista dos 3; tem que ser um ebook pequeno que dê para ler, no máximo, em 2 horas.


Ahh, já me sinto mais descansada com este plano... 
E vocês, também se debatem com problemas de excesso de livros para ler?


>> Posso pedir-te um favor? Preparei um pequeno questionário para saber o que é que os leitores querem ver no blog em 2014... se o preencheres, é uma grande ajuda! Muito obrigada!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

19 comentários:

  1. Bom dia!

    Em relação ao ler, nao sou muito apologista.
    Aprendo muito mais nos filmes.
    Tiro sempre uma história.

    Meu top filmes ( Já vi muitas vezes estes filmes, e continuo a aprender coisas novas)

    Peaceful Warrior ( Poder além da vida )
    http://www.youtube.com/watch?v=4xHBko1M3pQ

    Inception
    http://www.youtube.com/watch?v=8hP9D6kZseM

    Yes Man
    http://www.youtube.com/watch?v=rvpsiIe2vBE

    Vou responder ao questionário,

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  2. como te percebo!!!! eu tenho feito precisamente a mesma coisa, tenho comprado imensos livros no kindle, mas depois demoro meses a ler um livro (ja la vai o tempo em q lia 2 livros por semana). Por isso tenho mesmo de ver tudo o q tenho, prioritizar e parar de comprar mais.
    Actualmente estou a ler o The 100-Year-Old Man Who Climbed Out the Window and Disappeared

    ResponderEliminar
  3. Não! Neste momento não tenho esse dilema...eu estou overwhelmed com um bebé de 4 meses!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Tb tenho o mesmo problema.
    Olha, e como estás a pensar em pequenos ebooks para leres no serão, vou-te deixar uma lista do Goodreads. São contos grátis (tb tem uns meus!!!) - Contos portugueses (em PT), formato e-book, gratuitos - https://www.goodreads.com/list/show/32892.Contos_portugueses_em_PT_formato_e_book_gratuitos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de livros. Mas livros em papel. E também compro mais do que leio. Já prometi tantas vezes a mim mesmo que não compro mais livros enquanto não ler aqueles que tenho! Cumprir? Zero! :)
    Ainda ontem num texto escrevi esta frase: "Neste momento os livros são um dos meus maiores vícios."

    ResponderEliminar
  6. É fácil comprar livros kindle mas também são mais fáceis de ler. Eu sempre dou uma lida diagonal nos ebooks e acaba por me motivar a ler os capítulos que me interessam (ultimamente tenho lido ebooks de organização, vida simples e minimalismo, pelo que não sendo uma historia continua dá para fazer isto!)
    Ainda sinto que compro mais quantidade do que aquela que leio, mas sobretudo quando me surgem temas ou dúvidas sobre questões para aplicar na vida real adoro ir ao kindle e ter sempre as respostas ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu devoro livros! Mas em formato de papel, gosto da sensação do livro físico, mesmo que isso implique andar com uma mala carregada todos os dias...
    E, infelizmente, leio rápido, pelo que os livros duram pouco, especialmente ao preço a que estão. Costumo também ler em inglês e francês, pois sempre demoro mais algum tempo.
    Ora o que acontece é que a minha casa é pequena e está a ficar recheada de livros, até porque o meu namorado também lê imenso. Já me mentalizei que terei de abdicar de alguns dos meus livros, mas não sei como o fazer. Vender online? Ir a alfarrabistas? Doar? Já agora fica aqui a sugestão de um post sobre o "destralhar" de livros..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Já falei disso um pouco aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2011/09/simplify-book-cd-dvd-and-magazine.html

      Eliminar
  8. Também estou nesse processo de não comprar mais nada antes de ler os livros que já tenho em casa. O que acontece é que eu sempre ganho livros pois o pessoal sabe que eu gosto muito de ler. Não tô comprando mas tô ganhando e as vezes fico tensa por não conseguir ler tudo.

    Me programei pra ler 3 livros por mês. Estou no 2º deste mês. Espero conseguir manter esse ritmo! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Será que há algum problema com o questionário? Para mim aparece como se já estivesse sido respondido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estranho... Quando clico, aparece bem... https://pt.surveymonkey.com/s/2ZVHTNW

      Eliminar
  10. Oi, Rita!
    Neste ano de 2013, tomei uma decisão em relação ao livros, especialmente os de papel que tenho em casa. Como não havia mais onde guardá-los, resolvi ler todos os que tenho em casa, doando aqueles que sei que nunca mais lerei. Existem alguns que são mais difíceis de nos desfazermos, não é? Consegui ler alguns deles e tomei a coragem de doar mais de 10 livros neste ano, o que considero um grande avanço. Já separei quais serão os próximos. Comprei um kindle neste ano e estou tentando administrar a leitura dessa nova coleção. Nem sempre é fácil, mas pelo menos já começamos a pensar nisso. :) Bjs e boa sorte!!!
    Rafaela

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma notícia para te dar : TODO o leitor efectivo adquire sempre mais livros do que aqueles que tem real capacidade de ler no momento (não é uma mera opinião...é algo comprovado. Eu trabalho nessa área e ...sou leitora, claro). E sim...há sempre essa tendência de querer "devorar" tudo ao mm tempo.

    Conclusão: és normalissima e graças a deus que és leitora. Fico hiper feliz.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Sim, eu também sou assim...Tenho um montinho de livros que ainda não li (em papel), encomendei mais 3 do Book depository (que é uma perdição), fora os 300 que estão em lista de espera no kindle, e no computador à espera de serem passados para o tablet. Com a filhota de 2 meses e meio ainda consigo ir lendo...também faço mais ou menos como tu, Rita, tenho um para o pequeno almoço (neste momento é um livro da Tracy Hoggman - Como acalmar o seu bebé, e outro à noite: O vôo do Corvo, da Juliet Marillier. Pelo-me por livros de fantasia...

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Meu nome é Cynthia e estou apaixonada pelo seu blog!! Parabéns!!
    Este post expressa exatamente como me sinto! E o Kindle, ah! o kindle, que armadilha!! Tb compro q nem vejo! Estes dias fix uma faxina nele e deixei somente o que eu pretendo ler, ficaram uns 60 livros rsrsrsrs. Fora a fila de livros de papel, pq as vezes eu começo a ler algo que me leva para outros livros e qd vejo tá chegando livro sem parar pelo correio. Tento me fazer a promessa de comprar só depois que eu ler tudo que tenho, mas não consigo. Até usar a tecnica de arrumar a estante com livros já lidos primeiro e os que faltam ler já fiz! Deve ser um problema para todos os viciados em ler.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  14. Fica tranquila Rita. Você só lê um livro quando está na sua hora de ler esse livro. Mesmo que fiquem alguns por anos na estante você vai lê-lo na hora certa. Relaxa...

    ResponderEliminar
  15. Não tenho esse problema. Não compro livros, apenas pego emprestado de amigos ou da biblioteca. Sigo o prazo da biblioteca, como não vejo tv nem saio à noite, fica fácil cumprir a leitura.

    ResponderEliminar
  16. Este ano percebi que continuava a comprar livros em papel apesar de preferir ler no Kindle. O resultado foi uma estante cheia de livro por ler. Decidi recompensar-me com um ebook após ler 4 livros em papel e até ao momento tem resultado: deixei de comprar livros em papel e em ebook e estou a reduzir a minha pilha "para ler". Boa sorte com as suas regras.

    ResponderEliminar
  17. Revi-me em cada palavra e pontuação! Ainda ontem, não resisti e comprei mais um, a desumanização de Valter Hugo Mãe...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...