23/12/2013

Uma manhã serena no interior algarvio

Esta manhã fomos passear. Estamos os quatro de férias, a casa está limpa e arrumada, os assuntos estão em ordem, as compras estão feitas e não tínhamos nada de importante para fazer hoje...

Saímos de Faro cedo, com o farnel no porta-bagagens, e rumámos à serra do Caldeirão para visitar o centro Budista Tibetano. O Centro Humkara Dzong situa-se no Malhão (Salir, Loulé), no segundo local mais alto do Algarve, a quase 600 metros de altitude. O frio sente-se bem... Mal chegámos a Salir, os vidros do carro embaciaram e aí percebemos que já não estávamos no litoral algarvio...


À entrada, este letreiro apresenta brevemente o centro e informa sobre algumas regras de conduta. Por exemplo, não se pode fumar, beber álcool, consumir drogas, fazer fogo, acender incenso, acampar, caçar, colher plantas e flores, e toda a vida deve ser respeitada neste local. 

Um pouco mais à frente está o Stupa. O Stupa é um monumento budista que representa a mente de todos os seres iluminados e é um símbolo do potencial que cada um tem para alcançar a iluminação.


O monumento situa-se mesmo no cimo de um monte e tem, por isso, uma vista fantástica a toda a volta, vendo-se até ao oceano... Andar à volta do Stupa no sentido dos ponteiros do relógio é considerado muito positivo, fazendo também votos para a paz mundial e para o bem-estar de todos os seres.


Saímos do Malhão e descemos em direcção à Rocha da Pena. Ficou a vontade de lá voltar para fazer o percurso pedestre de 5 km.

Continuámos a descer e, um pouco depois de Salir, virámos para a Fonte Benémola. A Fonte Benémola e a Rocha da Pena constituem o Sítio Classificado da Rocha da Pena e Fonte Benémola, uma área protegida onde se podem observar os melhores exemplos da vegetação do barrocal algarvio (barrocal é a zona de transição entre o litoral e a serra).


A Fonte Benémola é uma sítio lindíssimo!! Tem também um percurso pedestre de 4,5 km que faremos em breve (o objectivo da visita de hoje era fazer um piquenique lá). A vegetação e a fauna da zona são abundantes graças à ribeira da Menalva que, ao contrário de muitas no Algarve, tem água durante todo o ano. Aí ficámos durante algum tempo, sentados nas pedras, a ouvir a água a correr e os pássaros a cantar. Um sítio para voltar mais vezes, de certeza!



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}

3 comentários:

  1. Outstanding!

    Gosto muito desses sítios, e desconhecia por completo.

    Nosso Portugal é fora de série.

    Gostei muito da última fotografia.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Que linda a meditar! :-)

    Como aí em Portugal é tudo bem perto, dá pra fazer bastante turismo de carro.

    Legal. Gostei.

    ResponderEliminar
  3. Adoro a Fonte da Benémola no final da Primavera e no inicio do Verão! As cores são magníficas e quando o calor aperta, a frescura sabe-nos pela vida! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...