17/12/2014

5 ingredientes para uma vida mais feliz



Esta TED Talk do psicólogo Shawn Achor (legendada em português) é das mais engraçadas e pertinentes que já vi! Resumidamente, a investigação científica que se tem feito na área da psicologia positiva indica que é a felicidade que traz sucesso, e não o sucesso que traz felicidade. Cada um de nós pode reprogramar o cérebro de modo a que ele funcione de uma forma mais optimista. 

Mas como fazê-lo? Basta apenas fazer estas 5 pequenas coisas todos os dias, durante 21 dias (21 dias é considerado o período de tempo necessário para adquirir um novo hábito).

1 || Escrever 3 coisas pelas quais me sinto grata hoje

Em adolescente tive imensos diários e escrevia vorazmente neles todos os dias. Depois, perdi esse hábito. Escrevo às vezes, fico semanas ou meses sem escrever, depois volto à carga... Escrever apenas 3 coisas pelas quais me sinto grata não parece ser nada difícil! Aliás, durante uns tempos fazíamos isso cá em casa, todos! É altura de reinstaurar o hábito. (ah, gratitude só leva um t, não 2, como escrevi no papelinho...)

2 || Escrever no diário acerca de uma experiência positiva que tive hoje

A gratidão e o journaling acerca de coisas positivas faz com que o cérebro percepcione primeiramente o mundo de uma forma positiva.

3 || Fazer exercício físico

Caminhar, correr, nadar, praticar yoga, seja o que for, além de fazer bem fisicamente, também ensina o cérebro que o nosso comportamento importa.

4 || Meditar

Meditar permite-nos focar no aqui e no agora, e abrandar a velocidade com que vivemos.

5 || Random Acts of Kindness

Actos aleatórios de bondade. São coisas tão simples como sorrir para o empregado do café, segurar a porta para alguém, Achor sugere escrever um email todas as manhãs a agradecer ou a louvar alguém da nossa rede de apoio social.

São coisas tão fáceis, tão simples, mas quantas vezes as fazemos? O exercício físico e o meditar já faço de forma regular, mas as outras nem por isso... É este o meu primeiro projecto para os primeiros 21 dias de 2015! 

Quem alinha neste desafio?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! 
Obrigada!!

15 comentários:

  1. ♥ Estou dentro!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita! Obrigado pelo belo post.
    Também me parece que as cinco tarefas que propões são simples e muito poderosas desde que praticadas durante algum tempo. O problema é sempre a disciplina: começa-se com muita energia e motivação, mas depois há uma diminuição progressiva do entusiasmo e passado pouco tempo a rotina toma conta do processo e voltamos aos velhos (e improdutivos) hábitos.

    Gurdjieff explica essa quebra e desvio de intenção/motivação com base na lei de sete e nos intervalos entre as notas mi-fa e si-do nos quais se torna necessário um «choque» adicional para manter a direcção do propósito. Se esses «choques» não forem dados nos intervalos certos, a energia segue uma direção diferente da prevista e acabamos num estado completamente diferente, ou oposto, do desejado (O fundamental da teoria interessantíssima e exigente de Gurdjieff está brilhantemente exposta por P.D. Ouspenski no livro Fragmentos de um ensinamento desconhecido. Em busca do milagroso)

    Em grupo (não sei se é isso q propões), talvez seja mais fácil manter a motivação em alta e cumprir, pelo menos, os 21 dias...Se for assim, eu tou nessa!

    Entretanto, em relação ao anterior post sobre o dormir, costumo utilizar as técnicas que referes com bastante sucesso; mas há uma muito simples que tem um efeito surpreendente (pelo menos para mim): depois de relaxar e visualizar, conto mentalmente de 50 para trás devagar. Muitas vezes não chego a passar dos 30...
    Bjs
    MR

    ResponderEliminar
  3. Alinhadíssima :) Meditar é que nunca o fiz...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita! Muito interessante o desafio...e adorei ver a TED Talk! Eu alinho no desafio :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Vou roubar, descaradamente esta tua proposta!!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita
    Grata pelo posto! Amei.
    Vou também estar neste desafio.
    Boas Festas, beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita!
    Excelente post e desafio. Adorei.
    Estou dentro.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca consigo fazer nada daquilo a que me proponho, estou desanimada ... mas, vou tentar agora com vc.
    "Never give up !" Feliz 2015 !
    Julieta

    ResponderEliminar
  9. Olá! Hoje passei pelo seu blog pela primeira vez e identifiquei-me em várias coisas. A eleição do mote "Disciplina" para 2015 é uma delas! Alinho também no desafio. Fico à espera de saber os seus progressos e também partilharei os meus.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita, eu subscrevo a palavra do ano de 2015 - DISCIPLINA - pois é o que mais me faz falta no dia-a-dia, para evitar a procrastinação e a o pensamento facilitista de "...amanhã faço"! Vou seguir este desafio e desafiar-me a mim mesma! Obrigada pela inspiração que me transmites!!

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está algo que vale a pena experimentar!
    Vou pedir esta ideia emprestada.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelas dicas.
    Até nos cmentários que vc recebe tenho o que aprender. Esse comentário do Mario R. foi muito ptoveitoso. Na minha experiência pessoal as atividades que tenho em grupo são mais produtivas.
    abs,

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...