17/02/2015

Identificar o essencial

Levar uma vida calma, serena, descansada, sem stresses, sem ansiedade, é um sonho de muitos de nós. Mas dar aquele primeiro passo é muito complicado para muita gente. A desculpa está sempre na ponta da língua - não tenho tempo. Às vezes também digo que não tenho tempo, mas na verdade o que quero dizer é que certa coisa não é prioritária para mim - ter tempo, tenho, mas não o quero ocupar com aquilo.

O problema não é falta de tempo. O problema é termos demasiadas coisas para fazer, muitas das quais, na verdade, não nos interessam. Como é que o minimalismo pode ajudar? Identificando o essencial e eliminando o resto!

Esta máxima do minimalismo não se aplica só nas coisas materiais. Aplica-se também nas nossas responsabilidades e compromissos.

> Começa por escrever numa folha todas as áreas da tua vida - todas as responsabilidades, compromissos, papéis que desempenhas.

> Olha friamente para essa lista - há alguma coisa que gostarias de eliminar? Alguma coisa com a qual não queres mais perder tempo? Não te prendas ao facto de os outros estarem à espera de certas coisas de ti. Neste momento, pensa só em ti.

> Rodeia agora as responsabilidades que são mais importantes para ti. Não há um número certo - podem ser mais ou menos que 4 ou 5.

> A partir deste momento, tenta ocupar a maioria do teu tempo nestas atividades e responsabilidades que são importantes; tenta eliminar ou reduzir ao máximo as outras.

Quando fiz este exercício pela primeira vez, eliminei muita coisa da minha vida, desde coisas grandes como responsabilidades num partido político, até coisas pequenas como o uso de várias redes sociais.

O que fiz daí para a frente, e faço regularmente, é estar consciente do que é essencial e do que é acessório. Ainda há dias tive que olhar friamente para as coisas e decidir se uma dada atividade física, à qual fiquei com muita vontade de voltar, era mesmo importante para mim. Apesar de ser uma coisa que já me deu muito prazer e que adoro, não tenho agora espaço nem tempo para ela. 
Também recebi, há poucas semanas, uma proposta de um editora para escrever um livro. Isso, eu adorava mesmo fazer, mas os prazos que me deram não eram compatíveis com o resto da minha vida. Olhando friamente para as coisas, vi que o mais importante são as minhas responsabilidades do momento, e não posso nem quero prejudicá-las com coisas que até são giras e interessantes, mas não são, pelo menos neste momento, essenciais. 

Há tempo para tudo - mas não tudo ao mesmo tempo.



>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

11 comentários:

  1. Nossa Rita! Era tudo que eu precisava ouvir.
    Acabei de trancar a minha pós-graduação. Desde o começo eu vinha arrastando-a por conta dos meus pequenos (5 anos e 2 anos), eles estão demandando tanto que nem tinha tempo para respirar. Vamos dar o tempo necessário a eles. Quando ficarem mais independentes, retornarei para a realização do meu sonho.
    Abraço. Obrigada pelas palavras.

    ResponderEliminar
  2. Bons conselhos, caíram-me como uma luva!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  3. Amei seu post. Tenho que rever minhas prioridades, as vezes o tempo que falta é que faço muita coisa que não é essencial ao momento, rever isso é primordial bjs
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Oi Rita, gosto muito dos teus posts, esse em especial foi muito bom. Me lembrava também deste que deixaste o link (sobre os papéis que assumimos na vida). Desde aquele post tu continuaste com teus 7 papéis? Eu fiz o exercicio, e encontrei um resultado semelhante ao teu, mas gostaria de adicionar um oitavo (voltar a me exercitar, talvez pilates que ja praticava ou yoga inspirada em ti). No entanto nao sei se nao deveria troca-lo por algum que esteja em andamento de forma precaria ao inves de adicionar mais um papel à minha vida.

    ResponderEliminar
  5. olá Rita ! Meu problema é exatamente este: pouco tempo para tudo o que quero fazer. A angústia de saber, cada vez mais, que a vida é muito curta para tudo o que gostamos ... Na minha idade, 68 anos !!! a gente sabe que o tempo que resta é "precioso" e ainda queremos muito e não dá mais para adiar ... Por exemplo, quero aprender uma coisa que amo: tocar piano! Mas não consigo achar tempo pra isso no meio das atividades diárias e assim a angústia vai crescendo ...
    Abraço. Julieta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julieta va em frente com esse sonho! Uma ou duas horas por semana de piano e possivel :)

      Eliminar
    2. Marta Chan, que bom encontrar aqui a sua opinião! Vou me organizar para isso, sinto que não posso deixar simplesmente morrer este sonho... mesmo que eu não consiga ser uma grande pianista !!! Agradeço muito sua gentil resposta. Julieta

      Eliminar
  6. Parabens! Nao e todos os dias que recebemos um convite de uma editora para escrever um livro. Mas e isso, olhar ao que e essencial e focar nos nisso. Com o tempo passei a fazer isso com pessoas. Parece rude mas sou muito mais feliz assim. A verdade e que ha pessoas que nos sugam muita energia e nem sao nossas amigas, porque perder tempo com isso? Com pessoas a falarem mal de outras? Com pessoas a queixarem se o tempo inteiro. Com pessoas a dizerem o quanto invejam o meu estilo de vida viajeira, quando nem tentam juntar dinheiro para uma viagem de uma semana pois compraram a ultima versao do iphone? Isto ficou modo desabafo desculpa :) Mas sim, e isso, concordo plenamente com tudo o que disseste. Tempo ha sempre, para as nossas prioridades e o que nos sentir realmente felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente. Tenho destralhado um pouco a minha vida eliminando pessoas tóxicas. E resulta!!

      Eliminar
  7. Rita muitas vezes só falta ouvir alguém dizer porque as ideias essas já estão á muito na cabeça e só falta mesmo é o momento ideal para começar e este é o momento.
    Comecei o meu blogue á uns dias não tem nada de especial nadinha mesmo, já tive outro mas como em tudo na vida as coisas mudam e eu achei que o meu blogue também precisava de uma mudança e muito também se deve ás sugestões que vou apanhando aqui na blogosfera , tenho aprendido muito sem dúvida e algumas das boas mudanças que fui fazendo no meu dia a dia foram graças a ti, muito obrigado pela tua ajuda.
    Obrigado !
    Beijinhos e um resto de boa semana :)
    http://obloguedenotasdabilocas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Quanta sabedoria num únido post. Preciso fazer isso. Obrigada por compartilhar.
    Daniela

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...