27/02/2015

O que significa não julgar

Ontem li este texto e não podia deixar de partilhar uma pequena passagem convosco.

Queres saber o que é não julgar o próximo? É isto:

Lembro-me da primeira que fui à Índia, em 1969. Foi na altura dos hippies e havia muito poucos ocidentais na Índia nesse período. Mas muitos deles vestiam-se totalmente com as exóticas roupas Tibetanas. Eu era bastante crítico acerca disto e achava que era ofensivo para os Tibetanos; achava que estes ocidentais estavam a copiar e a imitar os Tibetanos. 

Na altura, vivia com um monge Tibetano, e perguntei-lhe "O que é os Tibetanos acham destes ocidentais que andam por aí vestidos com roupas Tibetanas?". E ele respondeu "Achamos que gostam das roupas Tibetanas." Nenhum julgamento. Foi muito, muito útil.

Que seja esta a nossa intenção para hoje - não julgar os outros.


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Oi Rita, gostei muito da reflexão. Eu escrevi um post falando da convivência com familiares e depois de reler, achei que estava impregnado de julgamento. Parei para refletir a apartir de seu post. Muito obrigada e abraços do Brasil

    ResponderEliminar
  2. Quando apontamos o dedo a alguem, temos todos os outros virados para nós... para mim é um desperdicio de energia que nos pode fazer falta. :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Parece tão simples, que eu cosniga isso porque é um valor que prezo!

    ResponderEliminar
  4. A bíblia já nos ensina através das palavras de Cristo "não julgueis para que não sejais julgados, porque com a medida que julgarem, julgarei a vós também".
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Nossa é algo para parar e refletir mesmo, bem profundo, estamos sempre julgando não é mesmo. Devemos aprender com isso bjs
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Acho interessante pararmos de julgar tudo à primeira vista. Mas também acho que temos que refletir sobre o motivo de cada um fazer determinada coisa.

    ResponderEliminar
  7. É isso; simples assim...encaremos com naturalidade as coisas, sem julgá-las, nem as pessoas...é difícil, mas estamos aqui para isto, para aprender.
    Muita paz!!

    ResponderEliminar
  8. Rita,
    Obrigada pelo post.
    Ele tem tudo a ver com um dos lemas que procuro seguir na minha vida, dito pelo Walt Whitman: "Be curious, not judgmental". Não é fácil, mas acho que esta "lente" da curiosidade, por oposição ao julgamento, é que poderá acrescentar coisas (significativas!) à nossa vida.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...