18/04/2015

Reflexões sobre esta vida ocupada

Tanto tempo sem escrever!! Eu queria mesmo escrever mais neste espaço, mas o tempo não tem sido muito. Mas hoje lá arranjei um bocadinho para partilhar convosco algumas reflexões.

Como sabem, ou talvez não, desde setembro que voltei a ser estudante universitária. Além de investigadora na área das ciências do mar, sou agora aluna do 1º ano do curso de psicologia. Sempre quis tirar uma segunda licenciatura e achei que este era o momento certo. O balanço até agora é super positivo e o meu desempenho ultrapassou as minhas expectativas. Nunca tive tão boas notas como agora e no trabalho também tenho sido produtiva. Mas, claro, há coisas que ficam para trás. O blog, infelizmente, foi uma delas.

Eu acredito que conseguimos fazer tudo, mas não tudo ao mesmo tempo. Temos que estabelecer prioridades e dizer não a outras coisas. Estes últimos meses têm sido uma grande lição de organização, gestão do tempo e equilíbrio. Portanto, hoje gostava de partilhar algumas das estratégias que tenho usado para conseguir fazer (quase) tudo!

>> Não me separo do meu bullet journal! O bullet journal é a agenda que uso para planear as semanas e os dias. É lá que aponto compromissos e coisas para fazer em cada dia. (num post futuro explico melhor como o uso)

bullet journal, sempre

>> O Google Calendar continua a ser o calendário para tudo. No início de cada semana passo os eventos agendados para o bullet journal, mas todo o planeamento futuro é feito no GCal.

>> Voltei ao Toodledo para as tarefas e projectos. Agora, com frequências para estudar e trabalhos para fazer, preciso de uma ferramenta mais robusta como o Toodledo para não me esquecer de nada!

>> Comecei a organizar as finanças com o Kakebo - e ando muito mais consciente do dinheiro que gasto, o que pode ser assustador...

>> A prática de yoga e meditação é cada vez mais importante. Tenho feito yoga praticamente todos os dias e sinto-me com uma saúde excelente (tirando estas alergias de primavera), o que me permite aproveitar bem os dias no trabalho, não faltar às aulas e ser produtiva.

yoga em casa

>> Já dizia São Francisco de Sales (1567-1622), "Meia hora de meditação por dia é essencial, excepto quando estiveres ocupado. Então, é necessária uma hora inteira." Infelizmente, temos tendência a fazer o oposto - quando mais precisamos, é quando surgem todas as desculpas para não o fazermos. Tenho tentado contrariar essa tendência, fazendo do yoga e da meditação uma prioridade.

>> O site de yoga online que eu adoro, o Ekhart Yoga, continua a ser a minha opção preferida para praticar. Não vou a ginásios nem atividades de grupo, nem nada disso - faço yoga, muito yoga, com os professores maravilhosos do Ekhart Yoga!

>> Ando a comer menos, já emagreci e sinto-me muito melhor! Eu gosto de comer e, frequentemente, comia demasiado às refeições, ficando depois com aquela sensação horrível de enfartamento. Agora tenho comido muito menos, levo mais vezes o almoço para o trabalho, e noto as diferenças... na barriga e na roupa!

>> Quando vejo televisão, é porque quero mesmo ver. Não vejo tv só porque não há mais nada para fazer. Gosto de ver alguns programas e filmes de vez em quando. Agora andamos a rever o Harry Potter!

>> Continuo a ler livros à noite e aproveito outros momentos para ler, por exemplo, quando levo os miúdos às atividades. Andar ocupada não é desculpa para deixar de ler - aliás, ler desanuvia-me a cabeça, sobretudo antes de dormir! E ando também a ler os livros do Harry Potter!

>> Também aproveito quando vou com um dos miúdos às atividades para fazer as compras semanais. Dantes ia às compras de propósito, num dia específico, mas agora aproveito estes períodos de tempo.


enquanto espero... 
 >> Passo a roupa a ferro uma vez por semana. Mas eu nunca consegui estar apenas a passar roupa a ferro - tenho que ver televisão ao mesmo tempo, e assim junto o útil ao agradável. Tenho ali um cesto cheio que vou passar daqui a pouco a ver o Harry Potter e a Ordem da Fénix!

>> Já não me preocupo tanto com a limpeza da casa. O J. aspira todos os dias, eu lavo o chão uma vez por semana (mais, se for preciso, claro). Tenho limpo a minha casa de banho de manhã, enquanto me despacho, e limpo o resto em bocadinhos de tempo. Se olho e está sujo, pego num pano e limpo. Não há cá dias específicos nem ordens pré-definidas para as limpezas.

>> Incrivelmente, agora que ando muito mais ocupada, tenho tocado imenso piano! Costumo tocar sempre 10-15 minutos quando chego a casa, e um pouco mais ao fim de semana. Dantes passavam-se meses sem abrir o piano - agora, nem o fecho. (e recomecei também a tocar guitarra!!)


>> Tenho dormido muito melhor. No 1º semestre tive problemas de sono, mas, graças a estas estratégias, parece que esses problemas já estão completamente ultrapassados!

>> E por fim, obrigo-me a passar 24 horas seguidas, geralmente ao sábado, sem fazer absolutamente NADA de escola nem de trabalho! Agora os meus dias de trabalho/escola têm muitas horas - é o trabalho propriamente dito, interrompido para ir às aulas (se bem que não vou a todas), e mais 1-2 horas de trabalho depois dos miúdos irem para a cama. Por isso, durante um dia inteiro por semana não faço nada. Muitas vezes apetece-me e chego mesmo a planear tarefas na agenda, mas controlo-me - o cérebro também precisa de descanso!



Bom, o Harry Potter e a pilha de roupa para passar estão à minha espera!


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.

Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

23 comentários:

  1. Descobri o seu blog recentemente e gostei mto. Ja uso algumas das suas praticas mas tenho q treinar a disciplina. Obrigada pela sua partilha. Fico a espera do proximo post.

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte Rita, deixe me dizer lhe que é uma inspiração. Eu comecei um mestrado em Setembro e não consegui conciliar com o trabalho, andava de rastos, por isso desisti do mestrado (verdade seja dita também não estava a gostar). E não tenho filhos, por isso imagino o que anda a passar.

    ResponderEliminar
  3. Cada vez tenho mais a certeza que quando queremos e fazemos por isso temos tempo para tudo. O mal, na maior parte das vezes, está na nossa vontade, ou incapacidade de gerir o tempo.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de conseguir ser tão organizada! Vou ficar à espera do post sobre o bullet journal! Fiquei mesmo interessada!!

    ResponderEliminar
  5. Oh Meu Deus...HARRY POTTER!!!!! O que eu sinto falta de conseguir ler um livro/ver um filme. Eu gostava tanto de conseguir ser assim Rita, mas está difícil, com uma filhota de um ano e meio. No entanto, recomeço todos os dias... Adoro o teu blog, é sempre uma inspiração :)

    ResponderEliminar
  6. Audineia Leite19/04/15, 01:29

    Que bom rever seus posts. Bons estudos!

    ResponderEliminar
  7. Uau! Isso é que é estar ocupada e mesmo assim conseguir fazer quase tudo. ;)

    ResponderEliminar
  8. boas dicas! como mamã recente vão me dar mt jeito...:)

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Já estava com saudades dos posts, mas é bom saber que estás tendo sucesso e cumprindo tua agenda. Aguardarei o post sobre o bullet journal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Rita, você me.inspira!

    ResponderEliminar
  11. Nossa, que bela organização você está fazendo! Eu também estou voltando a estudar e estou pensando em opções para me organizar melhor e quais prioridades vou privilegiar - o estudo e o trabalho são algumas delas. Meu maior problema é manter a motivação em alta ao longo das semanas e meses.
    Você me inspirou muito! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  12. Que ótimo ler um post seu! Estava com saudades! :)

    ResponderEliminar
  13. Rita, venho seguindo seu blog faz pouco tempo, mas é uma inspiração! Continue assim!

    ResponderEliminar
  14. Também estou aguardando o post sobre o bullet journal.

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho usado o bullet journal incorporando alguns elementos do Agile Results. Aqui fala um pouco dele.

    http://www.30daysofgettingresults.com/

    ResponderEliminar
  16. as vzs nem escrevo na agenda coisas q nao sao tao imediatas para justamente nao me causar ansiedade.
    preciso começar a praticar alguma atividade fisica.
    gosto muito de seu blog bjus
    upismamiblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita, sou leitora assídua do blog e tal como a Rita, gosto de organização e ler muito sobre minimalismo em todas as suas vertentes.Também uso o Kakebo e queria saber mais sobre a sua experiência. Aqui em casa foi uma revolução nas nossas finanças. Apesar de não o podermos levar muito à letra, correndo o risco de ficarmos dependentes desta rigidez de orçamento. Mas que tem sido uma lição, tem.

    ResponderEliminar
  18. Sempre inspiradora Rita :)
    Boa sorte com o curso :)

    ResponderEliminar
  19. Acho que todo nós sofremos um pouquinho deste mal: falta de tempo. Temos sempre mil e uma coisa para fazer e a vida não pára.
    A minha irmã também está a estudar psicologia! =)

    Um beijinho e força nisso *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Adorei o post Rita! Eu também uso o bullet journal e para mim é a melhor coisa para organizar o dia-a-dia. O Kakebo já tentei mas não me adaptei muito bem, acho muito rígido, para além do trabalha que dá anotar tudo. Tenho uma app k faz o mesmo e considero mais pratica (faz as contas sozinha!). Boa sorte com o curso!
    Cristina

    ResponderEliminar
  21. Quero começar a usar o bullet journal, mas ainda não sei como funcionará misturando trabalhos diferentes e vida pessoal, ou fazes separado? Para quando esse post? Gostava de perceber como é o teu método. Obrigada pelos sempre bons posts!

    ResponderEliminar
  22. Oi Rita! Fiz uma experiência com o Bullet Jornal e gostaria de saber sua opinião. Como você faz para priorizar as tarefas? Nos meus testes - visualmente falando - elas não ficaram muito bem separadas.
    Porém, adorei a ideia de usar um simples caderno para criar um sistema tão útil. A parte do índice é lógica e incrível! Estou usando uma versão adaptada no caderno da Faculdade e em anotações de reuniões com clientes. Gostei muito da proposta, mas não serve - na íntegra - para mim. Gasshô!

    ResponderEliminar
  23. Temos que nos adaptar às circunstâncias:)
    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...