15/08/2016

Das férias, do trabalho, de Agosto

Não gosto do mês de agosto. Em criança, agosto significava férias (claro) um pouco aqui e ali, em Faro, nas Caldas da Rainha, em Lisboa. No fim do mês aparecia sempre aquela alegria e ansiedade pelo regresso às aulas. Era bom.

Agora, agosto é mês de muito calor e trabalho, enquanto a maioria das pessoas à minha volta parece estar em modo de férias - enquanto eu estou desejosa que chegue o outono (outono esse que praticamente já não existe no Algarve). Não gosto do mês de agosto. Gosto de julho, o mês das minhas férias e do meu aniversário, gosto de setembro, que me sabe a Ano Novo com o regresso à escola, às atividades, às rotinas que tanto conforto me trazem. Mas não gosto de agosto.

As férias em julho foram boas. Consegui livrar-me do vício do chocolate. A sério! Já não sinto aquela necessidade psicológica de comer chocolate depois do almoço. Atualmente, não toco em chocolate nem em nada com açúcar adicionado há 1 semana. Uma semana inteira sem comer chocolate! Um feito totalmente inédito para mim!!

Estas duas semanas de trabalho correram bem. Fiz tudo o que tinha planeado, 2 artigos acabados, 1 deles para submeter amanhã, o outro enviado para os co-autores. Mais um artigo para acabar de escrever até ao fim do mês e depois entro numa nova fase da minha carreira profissional. Estou um pouco assustada, mas muito entusiasmada!

Amizades. Estou a fazer novas amigas. Nos últimos meses conheci duas raparigas com quem me entendo muito bem. A verdade é que, infelizmente, eu acho a maioria das pessoas... uma seca, desinteressantes... não consigo ter conversas mais profundas com quase ninguém... Mas com estas duas parece que nos conhecemos desde sempre. É bom e espero continuar a atrair pessoas assim para a minha vida.

Casa. Ando numa de destralhamentos. Quando começarem as aulas deixo de ter tempo para estas coisas, por isso estou a aproveitar agora. Já enchi sacos de roupa para dar. A roupa que fica tem que cumprir apenas este critério: gosto de me ver com esta roupa? Estou farta de roupa que uso só porque tenho, mas que na verdade não me favorece grande coisa ou com a qual não me sinto gira. Quero sentir-me fabulosa sempre! Portanto, roupa que não me faz sentir assim vai fora.

Setembro. Desejosa que chegue. Vou 4 dias para Vila Nova de Milfontes praticar ashtanga com uma professora americana que foi a primeira mulher ocidental a aprender ashtanga, no início dos anos 70. Devido à minha lesão nas costas, em julho recomei a praticar devagarinho e tenho levado as coisas com calma. Quero estar em plena forma para esses 4 dias de prática, para poder aproveitar ao máximo.

Dieta. Estou no 8º dia do Whole30 - e, incrivelmente, tenho conseguido cumprir. Sinto-me super bem, cheia de energia, acordo antes do despertador e não me dá aquela quebra após o almoço. A maior parte do tempo não tenho apetites de chocolate, apenas quando vou ao supermercado e os vejo! Por isso, estou muito feliz comigo! E os efeitos na balança já se notam...

De resto, está tudo bem! Os fins de semana têm sido de piscina em casa dos meus pais - que as praias estão impossíveis!! Aqui ainda ninguém chegou ao ponto de deixar as toalhas e sombrinhas a marcar o lugar, mas no sábado passado às 9 da manhã já não havia lugar para estacionar o carro na praia de Faro... Ah, agosto, agosto... Vem depressa, setembro, que eu prevejo um maravilhoso ano à minha frente!

6 comentários:

  1. Oxalá seja mesmo um ótimo ano para ambas! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Isso é uma crônica! Que delícia de leitura...

    ResponderEliminar
  3. :) obrigada pela partilha, por tornar o que parece difícil simples de sentir

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita! Obrigada por partilhar!
    Quanto a questão das roupas também estou pensando assim. Já cansei de sair com roupas que não me sinto muito bem só porque estão muito boas ainda e tenho pena de me desfazer. Mas tento pensar que a vida passa muito rápido para ficarmos usando roupas com as quais não nos sentimos bonitas. Ultimamente tenho destralhado roupas que antes jamais pensaria em destralhar.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente: o mês de Agosto é um suplício!!
    Força e muito positivismo para tudo o resto. :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita,
    Obrigada pela partilha. Já há muito tempo que acompanho o blogue e adoro, mas nunca fiz comentários. Aproveito agora, para lhe agradecer as suas ideias inspiradoras e o entusiamo contagiante com que nos dá a conhecer essa forma extraordinária de encarar a vida, o trabalho, a gestão do tempo e tudo o que nos pode ajudar a concretizar os objectivos de vida. A Rita é mesmo uma força da natureza! Desde que comecei a seguir o blogue, já experimentei parte das suas “tools” de gestão e organização do tempo, comecei a usar detergente caseiro, e melhorei muito o planeamento do meu trabalho. Aderi, de forma modesta (confesso) ao minimalismo e comecei a adoptar uma postura mais zen em relação ao trabalho. Sou académica e revejo-me no sacrifício que implica dedicar-nos à investigação e publicar. Fico impressionada com os artigos acabados. Este Agosto, troquei as minha férias no Algarve para poder terminar um artigo. Estou prestes a submete-lo. É óptimo este sentimento de “missão cumprida”! Em Setembro vou tentar aderir ao “miracle morning”. A minha última tentativa durou uma semana. Sou mais do tipo de escrever pela noite fora mas, reconheço que não é nada saudável. Concordo com a ideia de que Setembro significa começar de novo. Obrigada Rita!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...