Ah, chegámos finalmente ao último dia do destralhamento... se bem que deixei o pior para o fim -
o quarto das crianças.
Já várias pessoas me perguntaram como reagem os meus filhos em relação ao minimalismo, se compreendem e aceitam o facto de não poderem ter tralha a transbordar pelo quarto. Bem, eu não passei de acumuladora a minimalista, ou seja, eu nunca gostei de tralha e sempre fui mais ou menos organizada. Sempre gostei de fazer destralhamentos (se bem que não lhes dava esse nome) e jogar coisas fora. A diferença é que agora jogo ainda mais coisas fora - ou não deixo coisas novas entrarem cá em casa. Por isso, os miúdos nunca foram sujeitos a nenhuma mudança radical... Eles compreendem que não podem ter tudo, compreendem que não precisam da maior parte das coisas que têm e percebem que o mais importante não é terem coisas, mas sim terem saúde, serem felizes e estarem rodeados de pessoas que os amam.
Bom, então aqui está o quarto dos meus filhos antes de lançarmos mãos à obra:
Eu queria um beliche, eles quiseram duas camas; a da direita enfia-se debaixo da outra.
Antes de começarmos, não te esqueças que o objectivo deste destralhamento não é ver as coisas uma a uma nem fazer limpezas de primavera. É um destralhamento rápido, limpar as superfícies horizontais e jogar fora o lixo e tralha mais óbvios. Vamos começar?
1. Em primeiro lugar, se os teus filhos já têm idade para ajudar (os meus têm 6 e 7 anos), penso que têm a obrigação de ajudar. Afinal, o quarto é deles!
2. Começa por fazer as camas. Já referi antes que ter as camas feitas é meio caminho andado para a casa parecer arrumada (assim como não ter louça suja na pia).
3. De seguida, arruma toda a roupa que andar espalhada pelo quarto. Roupa suja vai para lavar, roupa boa volta para o armário, roupa que já não serve vai para um saco para dar. Eu tenho um saco no meu armário e outro no armário dos miúdos, para pôr logo qualquer peça de roupa que já não serve ou já não gosto. Quando o saco está cheio, ponho-o no carro para dar a alguma instituição ou pôr no contentor da Cruz Vermelha.
5. Depois das camas feitas e da roupa arrumada, pega num saco de plástico e coloca todo o lixo que estiver à vista no saco, como papéis rasgados, brinquedos partidos, balões rebentados, e por aí fora.
6. De seguida, ataca os brinquedos. Para mim, a melhor solução para arrumar os brinquedos são caixas opacas (com caixas transparentes vê-se à mesma a desarrumação lá dentro, so, what's the point?). Os meus filhos têm uma estante
Expedit com 4 caixas
Lekman. Estas caixas são óptimas para arrumar os brinquedos, mas são caras. A Ikea lançou agora umas muito mais baratas (2,99€), as caixas de arrumação
Dröna, em pano e em várias cores. Comprei uma para a
Expedit da sala e estou muito satisfeita.
7. Para arrumar os brinquedos, despeja o conteúdo das caixas de arrumação no chão, junta os brinquedos que andam espalhados pelo quarto e que estão ao molho nas prateleiras da estante. Nesta fase é essencial a ajuda dos miúdos, pois eles é que sabem para que é que servem os brinquedos e se ainda os querem ou se podem ir fora (se estiverem estragados) ou para dar. Esta fase é a mais complicada, mas no fim vale a pena!
8. Organiza os brinquedos por categorias. Os meus filhos têm uma caixa com os Gormitis e os Beyblades, outra caixa com os
comboios e carris de madeira, outra com carrinhos, motas e coisas do género e mais outra com ferramentas e outros brinquedos. A minha regra é: os brinquedos têm que caber nas caixas; não posso comprar mais caixas de arrumação nem espalhar os brinquedos pelo quarto. Assim, quando as caixas começam a ficar demasiado cheias, é porque chegou a altura de destralhar!
9. Agora que o pior está feito, ajeita os livros na estante. Não precisas ver se há algum que se possa dar à biblioteca. O que interessa agora é arrumar e organizar as superfícies. Claro que se detectares um livro todo estragado e rasgado, podes pô-lo logo no lixo. Ajeita também jogos que estejam nas suas caixas, como puzzles e coisas do género.
10. Depois da roupa, brinquedos e livros arrumados, passei às secretárias. Papéis rasgados foram fora, lápis e outro material de escrita foram rapidamente arrumados na gaveta respectiva. Eu tenho que admitir que não perco muito tempo com estas coisas pois, como já disse, não deixo a tralha acumular.
11. Em relação às coisas da escola, trabalhos, desenhos, etc., já muitas leitoras me perguntaram o que é que lhes faço. Pois bem, vou revelar o meu segredo...
- Trabalhos do infantário, que ou são riscos ou são trabalhos feitos pelas educadoras, joguei quase tudo fora. Antes de jogar fora, perguntei aos meus filhos se podia e se eles queriam escolher um ou outro para guardar. Eles escolheram alguns, guardaram-nos e o resto foi fora.
- Trabalhos da escola. O mais velho está a acabar o 1º ano e vou guardar os cadernos só por causa do mais novo, que vai para o 1º ano em Setembro, para eu poder ter uma referência da matéria que vai ser dada e para fazer exercícios com ele, além dos trabalhos de casa.
- Desenhos e outros trabalhos mais recentes. Há desenhos que eles fazem e guardam logo (cada um tem uma capa A4 para guardar essas coisas). Os desenhos que me dão, penduro durante uns dias no escritório e depois tiro uma foto e jogo o desenho fora. Eu não sou sentimental com estas coisas. A minha mãe não guardou quase nada das minhas coisas e eu não me chateio nada com isso. O que ainda andava lá por casa, veio para mim há uns anos e eu joguei tudo fora. Portanto, se daqui a uns anos quiser rever os desenhos dos meus filhos, tenho as fotografias.
12. No fim do destralhamento é provável que tenhas que aspirar o chão, pois ficam muitos papelinhos e porcarias espalhados por todo o lado...
13. Agora que as coisas estão mais ou menos arrumadas, podes marcar outro dia na agenda para ver gaveta a gaveta, prateleira a prateleira, o que é tralha e o que é para manter. Mas pelo menos assim o quarto fica logo com outro aspecto! Bom trabalho!
E assim chegámos ao fim deste destralhamento da casa em 7 dias. Espero que tenham aproveitado ou se sintam inspiradas para fazer qualquer coisa! Tirem fotos e partilhem nos vossos blogs! Vou preparar um post-resumo e adicionar os links para o destralhamento das leitoras.