14/09/2012

Dia 7 - Orçamento mensal

E chegámos ao último dia dos nossos 7 dias para organizar a vida. O tema deste sétimo dia era surpresa, não por eu estar a preparar um post fantástico, mas sim porque estava indecisa entre dois temas: o orçamento mensal e a agenda da casa... nos tempos que correm, achei mais importante falar do orçamento mensal e deixar a agenda da casa para outro dia.

Na verdade, já aqui falei várias vezes de orçamentos, mas nunca é demais relembrar a sua importância e como criá-los e cumpri-los.

Em primeiro lugar, há aquela regra fundamental e incontornável, lógica para mim, mas não cumprida por muitos de nós: dinheiro que entra menos dinheiro que sai, não pode ser menor que zero.
Isto é: as despesas não podem ser maiores que os ganhos. Quando se gasta mais do que se ganha, recorre-se aos cartões de crédito, a créditos pessoais, e no que é que isto resulta? Endividamento.

Fazer um orçamento mensal não é tão difícil como parece. Basta pegar numa folha, no excel, ou seja no que for, e escrever, numa coluna, os ganhos (salários e outras receitas), e noutra coluna as despesas. Se a diferença entre os ganhos e as despesas for menor que zero, então há que cortar nas despesas.

Eu uso um zero-based budget, ou seja, quando faço os orçamentos mensais, todo o dinheiro que entra tem um destino, isto é, ganhos menos despesas é igual a zero. Não quer isto dizer que gastamos o dinheiro todo!! As poupanças estão, como é óbvio, incluídas no orçamento. Eu uso uma ferramenta online muito simples e útil chamada PearBudget para fazer os orçamentos. O PearBudget tem um período grátis de 30 dias, por isso aconselho-vos a experimentar - é mesmo muito bom! Já aqui falei sobre como fazer os orçamentos usando esta ferramenta.

Hoje não me vou alongar mais, pois já escrevi muito sobre orçamentos e dinheiro. Aconselho-vos a leitura dos seguintes posts:

São as minhas 5 regras de ouro. Resumidamente, 1) estabelecer objectivos financeiros, 2) pagar-me a mim própria em primeiro lugar, 3) pagar as contas mal as recebo, 4) fazer orçamentos mensais e 5) dar uma mesada a mim própria.

Aqui podem ver as categorias que uso no meu orçamento, incluindo as poupanças.

Mostrei neste post, ao pormenor, como uso o PearBudget para fazer os meus orçamentos mensais.

Desde que escrevi este post, já simplifiquei ainda mais as nossas contas bancárias. A ideia é ter o mínimo de contas, mas ter diferentes categorias em cada conta, que são controladas num ficheiro excel.


Bom, espero que esta série de posts para organizar a vida em 7 dias tenha sido útil para vós! 
Para mim foi (e é) um prazer escrever e partilhar as minhas descobertas e experiências convosco... e se puder ajudar nem que seja uma só pessoa a organizar a sua vida, já fico muito feliz!

8 comentários:

  1. Olá Rita

    Os teus posts são mt interessantes!Obrigada.
    Achei curioso já teres sido algo desorganizada com o dinheiro.. As vezes á assim, aprende-se com os erros.
    Também fui evoluindo nesse aspeto.Vou experimentar o teu Pearbudget. Tudo de bom.

    Bjns

    ResponderEliminar
  2. Também faço isso. Cá em casa, cada um fica com X para gastar durante o mês e a verdade é que em 8 meses de vida em comum esse dinheiro sempre deu. :) pago logo tudo mal recebemos... renda, carro, contas. Depois estipulo X para as compras de casa semana. O que sobrar, tentamos poupar uns euros e o resto é para viver (jantar fora um vez ou duas por mês, cinema).

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita. Bom dia!
    Sigo o blog há meses e tenho adoptada muitas das suas dicas mas...faltava esta de organizar a vida.
    Comecei ansiosa desdo o 1º dia, cumpri TODOS os passos e ...parece-me que vou no bom caminho. Obigada pela partilha. Beijinhos. marta

    ResponderEliminar
  4. Ola Rita !

    Bonita partilha, e cm defino o seu blog !!
    Ja o sigo a uns mesitos, raramente comento mas passo por aqui quase tds os dias ! Este blog e dos meus preferidos, sem duvida !

    Ideias super uteis que ajudam, na minha opiniao, a tornar a vida mais simples !
    Gosto de ler o que escreve essencialmente por me identificar muitissimo com a forma de estar ! Desde miuda que me considero uma pessoa organizada e adepta de uma vida simplificada...aqui sinto-me em "casa" !! ;)

    Beijinhos e que o Melhor da Vida seja a sua realidade !!
    Isabel Cardoso

    ps. peco dsc pela falta de acentuacao, vivo em Inglaterra e aqui os teclados sao tem acentos ! Creio q me faco entender na mesma ! :)

    ResponderEliminar
  5. AMEI o teu blog :)
    Vou passar a visitar ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita!

    Segui direitinho estes 7 passos lá no blog (tal como da outra vez) e apesar de muita coisa já pôr em prática é sempre bom ler o que escreves, dás dicas fantásticas e ajudas sempre a melhorar alguma coisa.

    Muito obrigado por partilhares estas tuas ideias fantásticas, aprendo muito contigo.

    Beijinho.

    Te

    ResponderEliminar
  7. rute coelho morais04/10/12, 21:58

    tou super fa Rita, amei o teu blog, vou ser tua seguidora sem sombra de duvida. já agora, OBRIGADO pelas dicas fantasticas.
    bjs a todos

    ResponderEliminar
  8. Olá gosto muito do seu Blog, pena que descobri demasiado tarde! toda a minha vida foi vivida sem planeamento, vi a minha carreira a passar-me ao lado, bem como muitos desejos pessoais a longo prazo a não passarem de desejos, agora olho para o passado e vejo onde errei! Falta de controlo das minhas tarefas/ Metas. Agradeço as suas sugestões e ideias de organização. São uma boa referência. Obrigado

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...