30/09/2012

Na minha cozinha minimalista

Não, não vos vou mostrar fotos da minha cozinha (só depois da remodelação que está há muito planeada, mas ainda não executada...). Vou antes dizer-vos o que tenho na despensa, no frigorífico e no congelador. O porquê deste post (dizer publicamente o que tenho na cozinha??!!) tem a ver com o livro da Mónica Duarte, "A Dona de Casa Perfeita", que devorei, adorei e recomendo. Ela apresenta umas listas de produtos básicos que devem existir na despensa, no frigorífico e no congelador. Comparei essas listas com o que tenho nesses três sítios... Bem, sou mesmo minimalista e pelos vistos a comida cá em casa não é muito variada (mas é saudável!!). Então aqui vai!

A minha despensa

A despensa é um armário na cozinha (mas tenho uma despensa a sério, com a máquina da roupa, produtos de limpeza, ferramentas, etc.). 


A foto foi tirada no dia em que fomos às compras, portanto o armário estava bem recheado.

Na prateleira de baixo:
- arroz integral
- açúcar amarelo
- chocolate em pó para o leite
- 2x polpa de tomate
- 3x natas
- 2x vinho tinto
- 2x vinho branco
- especiarias que usamos: pimentão doce, pimenta cayenne, louro, orégãos
- especiarias que não usamos: açafrão, cominhos, alecrim, tomilho, caril
- fermento em pó
- palitos
- flor de sal
- sal fino
- 1x sopa de cebola

Na prateleira do meio:
- farinha
- 2x chocolate em pó para bolos
- 3x bolacha maria + frasco com bolacha maria
- embalagem de bolachas com chocolate
- alguns pacotes de sumo
- 2x frascos de mel
- galheteiro

Na prateleira de cima:
- frasco de grão
- 2x latas de feijão preto
- feijão preto seco
- 2x salsichas
- flor de sal
- pães de leite
- sementes de linhaça

Temos ainda, ao lado deste armário:
- arroz carolino (às vezes agulha)
- esparguete
- fusili colorido

Noutro armário temos:
- azeite
- óleo
- vinagre (muito, visto que o uso para limpezas)
- leite meio gordo
- garrafões de água

E numa gaveta:
- chás pretos e de ervas
- café

Tenho ainda batatas, alhos, cebolas e fruta, claro.

O meu frigorífico

Além dos restos do jantar, o meu frigorífico costuma ter o seguinte:

- fiambre fatiado
- queijo fatiado
- chouriço
- ovos
- caldos de carne e de legumes
- manteiga
- margarina (nem sempre tenho)
- frutos secos (tenho sempre, adoro!)
- cerveja
- legumes e verduras

O meu congelador

Além da carne e peixe para a semana, o congelador costuma ter:

- castanhas
- ervilhas
- pimento vermelho e verde
- salsa
- coentros
- gelo
- às vezes, restos de refeições para aproveitar

É assim... Mas a comida que o J. faz é sempre deliciosa!! (e saudável, não me canso de repetir!)

23 comentários:

  1. Olá Rita

    Comparando o que tens e o que eu tenho é mesmo muito parecido! Nunca tenho natas, e raramente sumos. No congelador costumo ter alguns legumes congelados, e no frigorifio iogurtes (que não podem faltar cá em casa), de resto mesmo muito parecido! Aqui também somos básicos na cozinha, mas a comidinha é muito saudável!

    ResponderEliminar
  2. Realmente Rita, até na cozinha és minimalista! :)
    Não comprei o livro da Mónica pois já a sigo desde 2009 e ao desfolhar o livro percebi que nada é realmente novidade, quem segue o blog dela já viu o que lá vem descrito! :)

    ResponderEliminar
  3. Oi :)

    Eu estou lendo o livro da Mónica às prestações, isto é, vou lendo e comparando com a casa. Mediante os momentos ao mesmo tempo estou a ler o Simple Living que estreou no passado dia 24 e estou a adorar!

    Quanto a cozinha, como moro sozinha nem sempre tenho tudo isso. O fiambre ultimamente estraga-se muito depressa por isso é uma das coisas q gosto muito mas compro em pouca dose (e q dura pouco) ou então quando tenho visitas. O vinho por exemplo só tenho em cubinhos no congelador (pois eu não bebo, mas uso às vezes na comida, sendo que o vinho que coloquei nos cubinhos de gelo no congelador era sobra de à uns tempos quando tive cá gente). O resto está parecido. Os tempos da crise também não nos deixam ter muito mais :)

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Sini,

    Desfolhar o livro, não é ler na totalidade.

    Acha que ia escrever um livro sem novidades?

    Se não gosta, está no seu direito, mas induzir as outras pessoas em erro, acho que não é correcto.

    Rita, obrigada pela recomendação e desculpa este pequeno abuso.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Monica,o livro tá optimo e é de fácil consulta... será que a Rita consegue cativar te para o minimalismo? Rita... E será que o J. não gostaria de por aqui umas receitas saudaveis para nós vermos? :))Também sou do algarve, talvez já nos tenhamos cruzado, sou de Estoi, já visitaste as Ruinas de Milreu e o Palácio de Estoi... podes incluir nas staycations... Beijos P.R

      Eliminar
  5. Na cozinha tenho uma porta para coisas de uso diário - manteiga, açúcar, cereais, café. Tenho outra porta para embalagens abertas - arroz, massa, puré, especiarias. Depois tenho a despensa grande, no hall, com as coisas guardadas.

    ResponderEliminar
  6. Oh Mónica, em alguma parte do meu comentário leu que não gostei?? Simplesmente para mim não achei novidade e não achei que valesse a pena o investimento, friso, para mim.
    Mas cada um sabe onde deve investir o seu dinheiro.
    E claro que é mais prático ter as dicas logo à mão num livro que andar a procurar no blog!

    ResponderEliminar
  7. neste tema já me oriento bem :D também tenho regras para o nr de coisas que compro de cada coisa e como regra tudo tem um sitio e o que não couber está a mais e tem que ser comido de imediato ou dou à minha mãe e da próxima não está na lista de compras, mas tipicamente faço a lista olhando para as faltas e só compro o nr de peças em falta

    ResponderEliminar
  8. Sini,

    Sorria...

    Aproveite a vida...

    Seja feliz....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo lhe digo Mónica. E aceite as "criticas" porque haverão sempre! Coloquei entre aspas porque em momento algum foi meu objectivo criticá-la no verdadeiro sentido da palavra. É de louvar o seu empreendorismo, parabéns por aproveitar os limões que a vida lhe deu! :)

      Eliminar
  9. Ao ler este post senti-me, digamos, menos mal. Sempre achei que tinha coisas a menos em casa. Isto porque qd vou a casa da minha mae, ou da minha cunhada...bem! Há lá de tuuuuuuudo!

    Eu casei há 2 anos. Ao início comprava tudo e mais alguma coisa e qd comecei a deitar coisas ao lixo constantemente, deixei-me disso. O que posso dizer que tenho a mais que tu é mesmo ingredientes para bolos...

    PS. Ontem lembrei-me do teu blog, foi destralhar toda a tarde aqui por casa :)

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de te ler, Rita, mas quanto às dicas da Dona de Casa Perfeita, dispenso. Acho aquilo tudo de uma pobreza franciscana e de muito mau gosto. Para mim, reduzir e poupar não é nada daquilo. Além disso, para um site que apregoa tanto a poupança, há publicidade até mais não. Enfim, é a minha opinião.

    Já agora, os livros não se desfolham (pelo menos não se deve). Folheiam-se. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem direito à sua opinião, claro! Eu, por exemplo, não consigo achar piada a um dos blogs mais lidos e famosos em Portugal, cuja autora é presença frequente na tv e noutros meios de comunicação social... Em relação à Mónica, eu gosto do site (foi graças a ela que criei o meu primeiro blog), adorei o livro e aplico muitas das suas dicas!

      Eliminar
    2. Tem razão, é folhear! ;)

      Acho piada serem "anónimos" quando pretendem dar uma opinião negativa...

      Eliminar
    3. Exactamente o que estou a achar desse blog! Nem nunca tinha tentado exprimir o que penso, mas é tal e qual, sem tirar nem pôr! Dou uma espreitadela, mas então, desde que saiu o famoso livro, é só falar no livro, no livro, e pronto. Mas tirando, duas ou três dicas que aproveitei,não vejo nada de interessante.Enfim, opiniões!

      Eliminar
    4. Bem, já toda a gente deu a sua opinião e agora peço-vos que acabe o assunto aqui, pois o meu blog não é um forum para criticar outros. Cada pessoa tem direito à sua opinião, que obviamente deve ser expressa desde que de forma construtiva, mas não é aqui, ok? Aqui podem é criticar-me a mim - mas nada de malcriadices, senão não publico!! ;))

      Eliminar
  11. Ola Rita,
    desculpe pela brincadeira, mas eu não sabia que as portuguesas eram assim tão briguentas... mas, é por isso que gosto de ler o seu blog
    é democrático ...
    abraços
    de uma brasileira

    ResponderEliminar
  12. Peço desculpa Rita mas não estava à espera de por ter dado uma opinião aparecesse a dona do tal livro a "defender-se"! lolol
    Ritinha, cá vai uma critica ao teu blog: é bom demais! ;)

    bjinho

    ResponderEliminar
  13. Que tal publicar no blog em questão?

    Não têm tempo de antena, é?

    Pois mas pelos vistos a Rita também gosta de uma boa polémica.

    Faz de falsa moralista mas vai publicando os comentários a dizer mal da outra.

    A inveja é lixada com F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a Sini. Para dizer mal, são todos anónimos...
      Não, caro anónimo, se eu fosse assim como diz, provavelmente só publicaria os comentários a dizer mal "da outra" e não publicaria os comentários "da outra"... O 25 de Abril já foi há muito tempo e com ele foi-se a censura... mas claro que há limites, o que quer isto dizer que os comentários parvos de gente anónima acabam já aqui. Mas mande mais, que eu gosto de ver até onde vai a mesquinhez das pessoas...

      Eliminar
  14. Rita,
    estou chocada com o último comentário enviado para você - eu sempre escrevo como anônimo porque eu sou assim mesmo, sou uma senhora idosa e não estou acostumada com a web, o facebook, etc - mas, longe de mim, fazer críticas tão agressivas e injustas - você não merece isso - fiquei triste. Quero lhe dizer que leio o seu blog diariamente - eu sou aposentada, só fico em casa e os seus posts são uma forma de não me sentir tão solitária. Não me leve a mal por escrever como anônima e não fique triste com coisas ruins que possam lhe escrever algumas pessoas maldosas ...
    beijinhos
    de uma brasileira

    ResponderEliminar
  15. bem fiquei a matutar...sme duvida tenho coisas a mais na minha cozinha e começar a repensar...pois ás vezes falta o espaço de arrumação

    ResponderEliminar
  16. Sem duvida uma cozinha minimalista :)
    Segundo já percebi pelos livros de receitas tens bimby não é? Eu não tenho mas estou a pensar comprar uma pois acho que deve ser dos electrodomésticos mais minimalistas de sempre! Sei que já várias vezes referiste no blog que não te dedicas muito a cozinhar, pois não gostas muito, mas se algum dia quiseres falar sobre cozinhar de forma minimalista, fica aqui a dica. Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...