22/09/2013

A minha vida simplesmente perfeita



No outro dia estendi-me na cama com um livro e uma chávena de chá e pensei em todas as mudanças que já fiz na minha vida. Percorri um longo caminho, mas posso finalmente dizer que cheguei ao destino. Nem sei bem como explicar, mas finalmente tenho toda a minha vida simplificada e organizada!

- Sou madrugadora. Venci a preguiça, levanto-me às 6h da manhã (ou mais cedo), pratico yoga e meditação durante quase 2 horas e consigo despachar-me a mim e aos miúdos nas calmas de modo a chegarmos todos a horas à escola e ao trabalho.

- A minha prática diária de yoga não falha; quando me levanto antes das 6h estudo, escrevo, leio, e aquelas duas horas de yoga, relaxamento e meditação são prioritárias na minha vida - e graças a esta prática, nunca andei tão calma e focada como agora.

- Estabeleci vários menus semanais e respectivas listas de compras. Agora, em cada dia da semana sabemos exactamente o que é que vai ser o jantar, quem é que o vai cozinhar e sabemos que temos todos os ingredientes necessários em casa. E como agora vou sempre almoçar a casa (porque descanso meia hora depois do almoço, coisa que ajuda muito os madrugadores), os restos já não vão para o lixo.

- No trabalho sou um ninja da produtividade. Uso o sistema do Zen To Done, o Google Calendar e o Evernote para me organizar, os Pomodoros para me focar, e a motivação de ver as coisas feitas para continuar a trabalhar concentrada e com vontade. Não trabalho horas a mais e consigo fazer imenso - porque já venci a procrastinação e as distracções.

- A minha casa está sempre decentemente limpa e arrumada. Estabeleci uma rotina de limpeza simples (fazemos um pouco todos os dias) e com muito pouca tralha em casa conseguimos deixar tudo a brilhar em pouco tempo. E nem pensar fazer limpezas ao fim de semana.

- Os fins de semana são para a família. Fiz listas de actividades para fazer com os miúdos em casa e na rua, outra lista com sítios para irmos passear e mais uma de sítios novos que queremos visitar. Assim, há sempre coisas para fazer ao fim de semana. A actividade física ao fim de semana é muito importante para nós, e isso inclui passeios de bicicleta e yoga em família (sim, todos a praticar yoga!).

- Cada vez se vê menos televisão em casa. Em vez disso, jogamos mais às cartas e jogos de tabuleiro, ponho os miúdos a fazer desenhos ou a brincar um com o outro, sentamo-nos na varanda a ver o mar lá ao fundo... 

- Leio pelo menos 1 livro por semana; readquiri o hábito de ler um pouco antes de dormir. Também comecei a escrever um diário com os meus pensamentos e reflexões.

- Sou implacável com o orçamento, que é bem planeado e cumprido. Procuro sempre maneiras de poupar, mas sem perder a qualidade (na comida, por exemplo, prefiro pagar mais por produtos biológicos da região) e priorizando certas coisas (actividades culturais, por exemplo) em detrimento de outras (como roupa...).

- Temos ritmos e rituais diários bem definidos e realistas. Mesmos nos dias em que chegamos mais tarde a casa, o jantar já está pensado e nunca mais andámos com correrias de um lado para o outro. Os miúdos também têm os seus ritmos diários, e nunca deixar para amanhã o que se pode fazer hoje é o mote. Todos os membros da família têm tarefas diárias bem definidas e todos as cumprem.

- Destralhei ainda mais a casa e neste momento não tenho nada que não precise ou que não use. E sei o sítio de tudo!

- Apesar de ter muito menos roupa do que antes, tenho sempre coisas para vestir. Só compro roupa quando preciso e só uso roupa com a qual me sinto fabulosa. Quando está descosido, arranjo, e penso sempre em maneiras diferentes de usar a mesma peça de roupa - quanto mais versátil, melhor!


Ah, maravilha de vida! E de repente, ainda agarrada à chávena de chá e ao livro, acordei. Era bom se as coisas fossem assim, não era? A verdade é que a simplificação é um caminho, não um destino, e eu ainda estou no início dessa jornada. Algumas das coisas que escrevi aqui em cima são verdade, outras (ainda) não. O que escrevi é um guia, um exercício de visualização, para me ajudar a focar e melhorar certos aspectos. 

Hoje proponho-te fazeres o mesmo. Imagina como seria a tua vida ideal. Põe por escrito. Decide-te a melhorar, uma coisa de cada vez. É o que vou fazer com os próximos posts.

Já agora, para quem conhece o blog da Stephanie, este meu post foi claramente baseado neste da Stephanie.





31 comentários:

  1. Adorei o post. Simplesmente inspirador! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a forma como parece tão simples conseguir ser-se minimalista e viver de forma minimalista. Eu não minimalista mas já há bastante tempo que tento aplicar alguns princípios para melhorar a minha vida e ter tempo de qualidade em família. Ainda tenho um longo percurso pela frente. Já destralhei a minha casa, doaram-se coisas, venderam-se coisas e foram ficando alguns espaços vazios. Neste processo o meu marido nem sempre percebeu então insiste para que eu compre roupa (mesmo sem precisar) e agora quer vender a sala toda por 1/3 do valor que gastámos (móveis com 3 anos, comprados novos e foram bastante dispendiosos) e comprar uma nova sala, minimalista. Ou seja, com o valor da venda não perfaz o valor total que precisa para a nova sala que não tem metade dos móveis que ele tenciona vender, o que vai implicar um novo investimento.
      Quando analiso a situação sinto-me materialista e capitalista.
      Cumprimentos.
      Andresa Costa

      Eliminar
  2. Olá Rita,

    Era bom se tudo fosse uma perfeição mas o caos parece-se instalar-se a todo o momento no nosso dia, na nossa vida. De qualquer das formas estou a aprender muito com o seu blog e estou a começar a destralhar, pelo menos, a minha roupa. Beijnhos.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Estou no caminho Rita!! Sinto que alguns pontos que falaste estão na rotina já!! Outros têm sido trabalhados pois nem sempre os meus trabalhos permitem uma "rotina" igual, mas isso também está a ser trabalhado. Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Rita, adorei o post, o seu foi o primeiro blog sobre minimalismo que comecei a ler e desde entao tem me ajudado muito no meu caminho e isso foi inspirador. Apesar de saber que e um caminho temos que ter os objetivos claros nao e? Obrigada e bjs

    ResponderEliminar
  5. Oh Rita, és sem dúvida uma inspiração!!!
    Obrigada por todas as partilhas e por motivares de forma tão simples e tão concreta, tão real.

    ResponderEliminar
  6. Rita, estou no mesmo caminho. Ainda não é tudo perfeito , por exemplo identifico -me muito com a tua lista e uma das coisas que ainda nao consegui , foi começar a praticar exercício físico diário . Tenho a casa praticamente destralhada e sei o lugar de quase tudo mas ainda ha trabalho a fazer nesse sentido . Beijinhos , Sofia Costa

    ResponderEliminar
  7. Quando comecei a ler o teu post assustei-me. Para mim todas as certezas têm impreterivelmente de acabar num ponto de interrogação - por outras palavras, não as há. Chegar a um ponto de equilíbrio é aquilo que tu, eu, e mais não sei quantas pessoas tentam,mas é uma chatice se alguma vez pensar "posso finalmente dizer que cheguei ao destino". Na minha ótica o "destino" é só mais uma apeadeiro, onde fazemos escala.
    Fiquei aliviada quando cheguei ao último paragrafo.
    Beijos, e continua à procura(como investigadora deves compreender o que quero dizer, mesmo se me expressei menos bem).

    ResponderEliminar
  8. Eu também estou a tentar todos os dias melhorar a minha, a nossa, qualidade de vida. Há muito a fazer. Destralhar tem sido quase diário. As limpezas também são diáriamente feitas, por isso a casa está sempre em ordem e "quase" sempre limpa. Os meus níveis de stress é que são muitas vezes elevados.
    Bem ainda tenho muito, muito, a fazer para ter uma vida perfeita mas não desisto de a melhorar todos os dias.
    Vou continuar a ler os teus posts para me ir inspirando sempre mais.
    O teu teu blogue é verdadeiramente inspirador.
    Beijinhos e uma excelente semana para ti

    ResponderEliminar
  9. Durante uns meses li este blogue todos os dias, re-li imensa coisa, anotei outras. Este blogue era (e ainda é) a minha força de vontade. Inspiro-me sempre que venho cá: sinto-me confiante, livre, calma e com vontade de conseguir tudo o que quero alcançar. E na verdade durante uns tempos consegui. Consegui levantar-me sempre às 6h30, organizar-me perfeitamente. Mas em época de exames o bichinho da confusão bateu à porta e eu deixei-o entrar. Erro meu, eu sei. Agora sinto que tenho que voltar novamente à estaca zero, recomeçar todos os processos: voltar a destralhar a tralha que voltei a acumular, fazer desporto todos os dias, ver a minha alimentação, estudar melhor, organizar-me... E por isso mesmo hei-de passar aqui todos os dias, nem que seja para este blogue me lembrar que não devo jamais voltar a abrir a porta à confusão. Já lhe agradeci montes de vezes por existir e partilhar tudo aqui, mas nunca é demais, portanto um grande (GRANDE!) obrigada Rita, não só por me inspirar a mim mas também uma série de pessoas. Faz-me acreditar e ser uma pessoa melhor :) Um óptimo dia!

    ResponderEliminar
  10. Sensacional!
    No desenrolar do cotidianos, às vezes, ocultamos nossos sonhos e desejos. E como são importantes, não é?
    A leitura foi revigorante!!! Muito obrigada! Bom saber que a conquista é diária!
    Ruth Ramos

    ResponderEliminar
  11. Enquanto lia o seu texto pensei, nossa, ainda bem que ela me influencia e no final adorei saber que vc não era tão perfeita assim. Cheguei a pensar, será que os meninos não brigam?
    Nunca consegui comentar, não sei pq cargas d´água, mas sempre passo por aqui.
    Sou imensamente grata por vc ter nos contado sob o dropbox e o evernote que mudaram a minha vida radicalmente.
    Gosto muito do seu blog.
    bj

    ResponderEliminar
  12. Este post é FENOMENAL!
    Adorei!

    Acho que nos vamos encontrar no workshop, em Faro, próx dia 28. :)

    ResponderEliminar
  13. Oi Rita, gostei muito! Levei um susto quando comecei a ler e vi que falava ter chegado ao destino?! Sou iniciante a simplificar a vida e percebi que é um caminho a percorrer. Obrigada por compartilhar esta lista e lembrar que é importante visualizar o que se quer! Abraços

    ResponderEliminar
  14. Oi
    Queria ser como o seu sonho
    tudo na mais perfeita ordem KKkkkkkk.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderEliminar
  15. Estou a anos luz de lá chegar, mas já sei que esse é o caminho! Agora falta conseguir converter a pessoa com quem partilho a casa (e a vida) e que é um acumulador (só não é realmente porque eu estou lá, se vivesse sozinho seria)! Imaginas a dimensão da minha tarefa?

    ResponderEliminar
  16. Rsrsrsrs...bom saber que você não é perfeita! Bom saber que estás aí no caminho...Um pouco mais adiante, é certo, mas ainda assim no caminho! :)

    ResponderEliminar
  17. Eu precisava mesmo de ter a parte da cozinha organizada! Stressa-me mesmo mt ter k pensar o k fazer para o almoço/jantar e se tenho em casa o que preciso! :(

    ResponderEliminar
  18. Também quero!! Adoro este blog exactamente por este lado optimista e inspirador!! Muitos parabéns e, tal como a Rita disse e muito bem, "a simplificação é um caminho"! Por isso, resta-me desejar-lhe continuação de boa "viagem" e agradecer o magnífico blog de que sou leitora/aprendiz assídua!

    ResponderEliminar
  19. Muito bom esse post. Me inspirou!

    ResponderEliminar
  20. às tantas pensei "isto não é nada da Rita, chegou à vida ideal e pronto?! mas dd q seja feliz... " mas adorei qd acordaste! excelente post e boa inspiração, obrigada :)

    ResponderEliminar
  21. Rita, já disse que você é uma das minhas maiores inspirações? Tu deste um novo significado pra minha vida, desde que li melhor sobre o minimalismo: me achei, e percebi que do jeito que cuidas de ti, da tua família e da tua vida... é o reflexo que quero para a minha vida. Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
  22. Que energia e que tranquilidade, ao mm tempo! Estou no teu novo desafio ;)
    Obrigada por seres taooooo inspiradora ;)

    ResponderEliminar
  23. Brutal, tenho de vir ler isto tudo com calma...que inspiraçao!

    ResponderEliminar
  24. Adorei este post Rita, é inspirador!! Já leio o blog há algum tempo mas não tenho o hábito de comentar (sabe-se lá porquê!!) mas desta vez não resisti... faz-me tanta falta organizar-me assim! Especialmente a parte de acordar cedo para começar bem o dia... é que não consigo :( e ando sempre a pressa e chego atrasada ao trabalho... isto da força de vontade não sei onde anda... de repente com uma menina de 2 anos sinto-me completamente perdida na minha propria casa, sem tempo para nada e sem saber por onde começar... snifff sniff...

    ResponderEliminar
  25. Adorei este post Rita, é inspirador!! Já leio o blog há algum tempo mas não tenho o hábito de comentar (sabe-se lá porquê!!) mas desta vez não resisti... faz-me tanta falta organizar-me assim! Especialmente a parte de acordar cedo para começar bem o dia... é que não consigo :( e ando sempre a pressa e chego atrasada ao trabalho... isto da força de vontade não sei onde anda... de repente com uma menina de 2 anos sinto-me completamente perdida na minha propria casa, sem tempo para nada e sem saber por onde começar... snifff sniff...

    ResponderEliminar
  26. Rita... adorei este post...inspirador!!! costumo ler o blog apesar de não comentar (sei lá porquê!!) e até já segui alguns dos teus conselhos (nomeadamente o google calendar) mas preciso tanto de mais!! de me organizar... e nem sei onde começar... vejo-me com uma menina de 2 anos e completamente perdida na minha própria casa e sem saber por onde começar... e quem me dera conseguir acordar cedo para começar bem o dia... não sei onde se escondeu a minha força de vontade... sniff snifff...

    ResponderEliminar
  27. Amei Rita... Comecei ler e quando dei por mim... já estava com a caneta na mão. Super beijo

    ResponderEliminar
  28. Muito inspirados o post, um estímulo a realizar esta reflexão como também uma inspiração em relação aos objetivos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...