Ok, não se chateiem com estes últimos posts que são todos sobre estas temáticas do mindfulness, budismo e coisas do género. Os outros assuntos não foram esquecidos e como vou em breve fazer um decluttering geral lá em casa, esperam-se novos posts sobre o destralhar!
Mas agora quero mesmo partilhar uma ferramenta que tenho usado ao longo do dia trabalho - quando estou sentada ao computador.
Como sabes, ter consciência plena é estar no momento presente. Não no futuro, nem no passado, mas no agora. Uma das melhores maneiras de fazer isso, de voltar ao momento presente, é tomando consciência da respiração. Mas ao longo dia dia, quando não estamos a praticar meditação nem asanas, como é que nos lembramos disso? Como é que podemos parar e tomar consciência deste momento?
Convidando o sino. Em Plum Village, uma comunidade budista em França onde vive Thich Nhat Hanh, toca um sino várias vezes ao dia. Ao ouvi-lo, as pessoas imobilizam-se e as conversas param. E começam a respirar de forma consciente. Bastam três respirações conscientes para libertar as tensões no corpo e retornar a um estado calmo e claro.
É isto que tenho andado a fazer quando estou ao computador. Instalei o Bell of Mindfulness no Chrome. O sino toca em intervalos pré-definidos, de 5 minutos a 1 hora. Tenho o meu para tocar de hora a hora. Toca 3 vezes, e eu páro o que estou a fazer. Fecho os olhos e respiro de forma consciente 3 vezes, acompanhando o sino e repetindo para mim própria:
Inspirando, eu sei que estou a inspirar.
Expirando, eu sei que estou a expirar.
Quando abro os olhos, o mundo mudou. Voltei a mim, ao momento presente, e consigo ver as coisas mais claramente.
Há muitas aplicações deste género, para PC e telemóveis. Aqui podes encontrar algumas sugestões.
E tu, como é que praticas o mindfulness no dia a dia?
>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Amei a dica! Obrigada por compartilhar. :)
ResponderEliminarVou experimentar. obrigada!
ResponderEliminarThis is great! I try and remember to stop everything I'm doing and live in the moment as much as I can but sometimes I get wrapped up in craziness of life and forget. This bell is a great idea. Thank you! :)
ResponderEliminarEu não me chateio nada com estes posts :) Estou a adorar! Obrigada pela dica...
ResponderEliminarSão sempre bons os teus assuntos.
ResponderEliminarExistem coisas por serem tão naturais que por vezes ficam esquecidas e
tu lembras-te de nos dizeres para não esquecermos e isso é muito bom !!
:))
Olá Rita. Grata pelas dicas.
ResponderEliminarBeijinhos
Muito boa a sua dica! Vou testar o Bell of Maindfulness, mas já adorei!
ResponderEliminarbeijos.
Excelente ideia! Geralmente quando me sinto a dispersar ou com ansiedade tiro uns momentos para colorir mandalas budistas. Tal como em meditacao controlo a respiracao, a postura e concentro-me no agora. Obrigada pela proposta vou experimentar :)
ResponderEliminarObrigada pela sugestão! Coloquei no meu tlm a app do Mindfulness Bell e o sino toca de hora a hora. E adorei a cara das minhas colegas quando o sino tocou pela 1ª vez e parei para respirar ao som do sino :) o problema é que não posso colocar o volume muito alto e perdi alguns avisos mas vou continuar com esta prática e melhorar a minha concentração e produtividade! Adoro o seu blog e inspira-me sempre!
ResponderEliminarBjs
Obrigada Rita!
ResponderEliminarDesconhecia este APP e tb aplicação para o google Chrome!
Costumo usar um com a mantra Om que gosto muito tb.
Deixo aqui uma dica de link sobre "presença"são vários exercícios para trazer a nossa presença de volta: https://www.youtube.com/watch?v=tRRaDj1o9YU.
ResponderEliminarum beijo
Ah , deixo o link do meu blog :
http://helealvarenga.blogspot.com.br/