01/01/2016

O que traz 2016

Bom Ano, caros leitores!!

Já aqui escrevi várias vezes que adoro a semana entre o Natal e a passagem de ano. Para mim, é uma altura de recolhimento e reflexão (agora, é também altura de estudo para os dois exames que vou fazer em janeiro...)

Após o Natal fui uns dias para Vila Nova de Milfontes praticar ashtanga yoga com os meus professores. Foi fantástico, como sempre. Continuei a observar as minhas escolhas alimentares e é incrível como já nem penso em arroz (arroz, que era um dos meus alimentos preferidos... e engordativos). Tem sido mais difícil cortar no chocolate, mas uma coisa de cada vez...

Inspirada pelos escritos da Kimberly Wilson, tracei os meus sonhos para 2016, nas diferentes áreas da minha vida. Primeiro cortei post-its grandes em tiras pequenas. Depois, fui escrevendo o que me veio à cabeça - coisas que gostava de fazer ou melhorar em 2016.



Depois, organizei os post-its em diferentes áreas:

> criatividade
> espiritualidade
> self-care & saúde
> relacionamentos
> carreira
> dinheiro
> casa
> comunidade

E, finalmente, com base nos muitos post-its e na sua distribuição, fiz uns mind-maps para cada uma destas áreas de foco.



Preparei também uma nova agenda. É um caderno A5 quadriculado da Staples, onde desenho calendários mensais, listas de coisas a fazer mensais e semanais, checklists mensais, semanais e diárias, e as páginas diárias com horários e tarefas (mais ou menos como descrevi aqui).

As checklists mensais, semanais e diárias são baseadas num livro da Kimberly Wilson, adaptadas, claro, à minha vida e interesses.



Mensalmente, quero: 

> escrever os meus sonhos para esse mês (não são bem objetivos, são sonhos, mesmo, que poderão tornar-se realidade)
> fazer uma manicure e pedicure (desde que comei a dar aulas de yoga com frequência é que me apercebi da importância de ter as mãos e os pés sempre arranjados)
> fazer uma massagem ou um tratamento facial (preciso relaxar mais!)
> fazer sempre o orçamento mensal (isto não é nada de novo, faço-o sem falhar há anos!)
> fazer voluntariado (dando tempo ou dinheiro; costumo dar dinheiro, donativos, coisas assim; agora, quero dar mais tempo)
> criar alguma coisa (voltar a costurar, acabar trabalhos que deixei a meio, escrever...)

Semanalmente, vou:

> planear as refeições (super importante agora que o J. tem um novo emprego sem sítios para comer ao redor)
> fazer compras de supermercado uma vez por semana (e não dia sim, dia não)
> passar toda a roupa a ferro num só dia, ao mesmo tempo que vejo um filme na tv (de preferência sábado ou domingo à noite; não gosto nada de começar a semana com roupa para passar)
> destralhar aqui e ali, para não acumular
> verificar o orçamento, para ver se está tudo bem encaminhado
> planear a semana seguinte, coisa que também já faço
> ler 1 livro (digamos, em média; há livros que leio num dia, outros, demoro 2 ou mais semanas a acabar; em 2015 li 47 livros, mas em outubro e novembro não li... culpa do curso)
> escrever uma nota de amor (já o fiz, para os meus filhos, e coloquei-a no estojo da escola - tiveram uma surpresa muito boa quando viram o meu papelinho!)
> beber um smoothie (já lá vai o tempo em que bebia todos os dias de manhã, mas não era pequeno-almoço suficiente para mim)
> fazer uma sessão de sprint (trabalho cardiovascular intenso - será uma aula de Jump, que comecei a fazer em novembro e adoro!)
> fazer duas sessões de PEM = Primal Essential Movements; consiste em elevações (comprei uma barra e tudo!), flexões, agachamentos e prancha; comecei a fazer em dezembro e é bom ver a força a aumentar!
> Brincar!! Todos os adultos já foram crianças, mas poucos se lembram disso...

E, finalmente, todos os dias, tenciono:

> praticar yoga e meditação
> comer o mais Primal possível
> apontar as despesas diárias
> planear o dia seguinte
> estar com os miúdos de consciência plena (seja a conversar, a verificar TPCs, a brincar, a passear)
> escrever brain-dumps e gratidão no diário
> ler, de preferência na cama

Ah, gosto deste plano!!

12 comentários:

  1. Bom ano Rita! Espero que em 2016 continues a escrever e a inspirar-nos para sermos sempre o nosso melhor.

    ResponderEliminar
  2. Um excelente 2016! Gosto muito deste plano, uma verdadeira inspiração!

    Sunny November

    ResponderEliminar
  3. Bom 2016, para si e para a sua família. Sou uma leitora assídua, embora não costume comentar. Tenho alguma curiosidade em estudar um pouco mais o mindfulness, pois tenho alguns problemas de ansiedade que penso que poderia beneficiar desta filosofia. Tem conhecimento de algum local em Lisboa, de confiança, onde o possa fazer? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Em Lisboa, não sei, mas uma pesqisa na net deve dar respostas!

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta! De facto, pesquisando no Google surgem algumas opções, mas gostava de ter o feedback de alguém que conheça alguma das instituições. Se outro leitor me poder ajudar, agradeço imenso :)

      Eliminar
  4. Que bom encetar 2016 com a leitura do teu texto!! Votos de um bom ano! Marta Braga

    ResponderEliminar
  5. Que bom encetar 2016 com a leitura do teu texto!! Votos de um bom ano! Marta Braga

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita, um excelente 2016!
    Gostava só de saber se em relação ao caderno ARC da staples se achas que vale a pena.
    Quando falaste dele pareceu-me bastante bom. Ainda achas que vale a pena o investimento, uma vez que para se ter tudo "à nossa medida" dá jeito investir no furador. Ou esse simples caderno quadriculado faz o mesmo efeito?
    Obrigada.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, este caderno serve. Simplifiquei as coisas...

      Eliminar
  7. Metas inspiradoras! Eu ri quando vi que você quer escrever seus sonhos. Eu escrevi hoje de manhã minhas metas, não por ser início de ano, mas por ser início de mês. E porque não sei como será meu trabalho este ano. Eu escrevi metas possíveis. E escrevi meus sonhos que podem não se realizar esse ano, mas que se possível, se as coisas melhorarem, pretendo lutar por eles e não esquecê-los. E quem sabe se realizem antes que o planejado.
    Brincar também é uma ótima meta!!!

    ResponderEliminar
  8. ola! cheguei a este blog a pesquisar no google por sistema arc stalpes !
    mas agora vi que usas outra agenda!
    entao gostava de saber o que aconteceu ao sistema arc eheh
    estou em vias de adoptar por uma agenda e assim gostava de saber a opiniao de alguem que ja usou e ja nao usa

    obrigada

    ResponderEliminar
  9. Muito legal seus objetivos e metas para 2016. Que Deus abencoe que você cumpra todos! Gostei principalmente do voluntariado, porque muitas pessoas traçam suas metas e acabam esquecendo do próximo. Parabéns pela iniciativa!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...