13/07/2016

Uma relação saudável com o chocolate

Estive 4 dias inteiros sem tocar em chocolate. Tinha gelado de chocolate no congelador e chocolate preto no frigorífico. Não toquei em nenhum. Nos primeiros 3 dias passei a tarde a pensar em chocolate. Não fiquei zangada nem triste por não poder comer, como da primeira vez que fiz isto. Mas pensei bastante no chocolate. No quarto dia já não pensei muito. E no quinto menos ainda. E aí percebi: será que já me consigo controlar em relação ao chocolate?

Para quem acha que estou a ser demasiado dura comigo própria por querer acabar com este vício, ou que não se pode comparar o vício do chocolate com outros vícios, tem razão até certo ponto. Claro que o vício no chocolate não provoca os problemas de saúde e sociais que o alcoolismo ou a toxicodependência provocam. Mas os problemas psicológicos e comportamentos desadaptivos que já vi em mim... são assustadores. Comer chocolate às escondidas para ninguém ver e para não ter que partilhar, comer chocolate dos meus filhos sem lhes pedir, ir de propósito ao supermercado, todos os dias, para comprar chocolate, arranjar desculpas super racionais para justificar o chocolate, devorar todo o chocolate que vejo à frente... e depois sentir-me imensamente culpada por isto tudo... desculpem, mas para mim isto É um problema. E os problemas são para ser resolvidos, e não tolerados, comendo à mesma uns quadradinhos de chocolate preto por dia (que era a minha dose mínima diária), porque não faz mal nenhum.

O que eu pretendo em relação ao chocolate é ter com ele a mesma relação que tenho com o chá. Adoro chá, sou capaz de estar sempre com uma chávena de chá na mão, dá-me imenso prazer beber chá - mas se não tiver chá disponível, nem penso nisso. Quando não tenho chá, não vou ao supermercado de propósito nem fico o tempo todo a pensar nisso. Adoro chá e tenho com ele uma relação saudável. É o que pretendo para o chocolate.

E acho que estou mais perto dessa relação saudável. Ontem, no 5º dia sem chocolate, estava imenso calor aqui na praia. Apetecia-me mesmo uma coisa fresca. A única coisa fresca que tinha era o tal gelado de chocolate. Comi um pouco, o equivalente a pouco mais de 1 bola. Consegui controlar-me, não comi demasiado, fiquei satisfeita com a quantidade que comi, e não fiquei com nenhum peso na consciência. 

Podem ter passado apenas 5 dias, mas sinto que consigo controlar isto. Hoje vou ao supermercado e vamos ver como me comporto...

5 comentários:

  1. Reconheço-me tanto neste post! Depois de ter gerido todo o meu lado emocional, durante a tese de mestrado, com quilos de chocolate, o vício ficou mais instalado do que nunca. Nos últimos 3 meses tenho construído uma relação mais saudável com o chocolate e, acima de tudo, não compensar os estados emocionais menos bons com ele. Passei 20 dias sem chocolate (e açúcares adicionados) e, gradualmente, custou cada vez menos. A mudança foi impressionante. Depois disso, desde que não me renda descontroladamente aos surtos de necessidade emocional, consigo comer chocolate uma ou duas vezes por semana.
    Excelente objetivo, vais conseguir!

    ResponderEliminar
  2. olá Rita, bom dia.
    essa análise parece produtiva. dá-te um descanso enorme.
    Meditação e uma análise mais profunda desse problema (que agora estás a passar) poderá ajudar-te ainda mais.
    Bj :))

    ResponderEliminar
  3. Comer em pé, comer às escondidas , comer o chocolate alheio , esconder ... São tudo comportamentos de compulsão . Fico mesmo contente de teres reconhecido o teu "problema " beijinhos , Sofia Costa

    ResponderEliminar
  4. Comer em pé, comer às escondidas, comer até ficar mal disposta, comer o chocolate dos outros ... São típicos comportamentos de compulsão alimentar . Fico feliz de teres reconhecido o problema e estares a lidar com ele . Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho conseguido deixar os doces. Mantenho o consumo de mel mas o resto evito. E atenção que era menina de adoçar o nestum ou colocar açúcar no leite com chocolate. Passo dias sem os comer mas quando como, no dia seguinte apetece-me outra vez. Melhor é mesmo pecar o menos possível. Deixo os devaneios para a semana antes do período. Bj

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...