22/01/2017

O que se passa na minha vida

Basket com os miúdos

Desde setembro que ansiava por este momento - o fim dos exames, quando sinto que posso finalmente respirar fundo... Só deixei uma disciplina para exame (as outras 5 fiz por avaliação contínua) e fui fazer uma melhoria (na sexta passada) - e quando penso que agora vou ter pelo menos um mês ou mês e meio sem ter que estudar aos fins de semana, é um alívio indescritível. É que eu já nem sonho com férias - eu sonho com fins de semana livres!... E só me falta um semestre para ser licenciada em psicologia... depois só mais 2 semestres de aulas de mestrado... e acaba!!!! (mas eu, que já passei por outra licenciatura, mestrado e doutoramento, já sabia no que me tinha metido, por isso não me posso queixar - além disso, estou a adorar cada momento).

Como sabem, eu gosto de tanta coisa, tenho tantos interesses, quero aprender coisas tão diferentes, que a minha vida é muito cheia, apesar da minha vontade minimalista de me focar apenas no que é mais importante (é que estas coisas são todas importantes!!). Então, o que é que ando a fazer?

> trabalho - Não sei se já viram nas notícias, mas mais de mil bolseiros pós-doutorados terão que ser contratados pelas instituições, com um contrato de trabalho de funções públicas. Eu sou uma delas - vou ser funcionário pública! Na prática, o trabalho é o mesmo... mas agora vou ter que marcar oficialmente as férias e tudo! De resto, o mesmo de sempre - muitos artigos para escrever, alunos para orientar, muita coisa para ler... o trabalho normal da investigação científica... o giro é que, além da minha área das ciências do mar, estou também envolvida em trabalhos de investigação de psicologia! Estou, portanto, a alargar os meus interesses de investigação e a aprender imenso sobre outras coisas!

> curso de psicologia - tanto a (segunda) licenciatura como o (segundo) doutoramento, os dois em psicologia, estão a correr bem; a licenciatura dá-me imenso trabalho e provoca-me imenso stress; o doutoramento tem sido canja. Mas o importante é que são coisas que puxam por mim e me dão prazer.

> yoga - É de manhã que gosto de praticar; quando não me levanto suficientemente cedo, faço nem que seja 5 minutos de prática e já não me stresso com isso. Tenho ido a retiros de ashtanga e sempre que posso vou a Vila Nova de Milfontes praticar com os meus professores. Mas não tenho dado aulas e nem estou a pensar voltar a fazê-lo tão cedo - simplesmente porque não há tempo para tudo e prefiro fazer outras coisas do que dar aulas de yoga nas condições que têm sido oferecidas (quem dá aulas em ginásios deve compreender isto...). Prefiro de longe ter tempo para me dedicar à minha prática.

Preparando-me para nadar!!

> natação - Ah, coisa mais maravilhosa, mas porque é que não fui para a natação há mais tempo?? A sério, estou a adorar. A evolução que vejo, em apenas um mês de aulas, é abismal!! Passei de conseguir nadar apenas 1 piscina e ficar logo ofegante para conseguir nadar meia hora seguida... Até já fui nadar sem ser nas aulas, tal é o prazer que aquilo me dá! E pelos vistos, até nado mariposa melhor do que pensava...

> outro desporto - Além do yoga e da natação como atividades físicas, o que faço mais são exercícios calisténicos (usando o peso do corpo, como elevações, flexões, agachamentos, etc.) para trabalhar sobretudo a força. Estou a seguir este plano de 90 dias que combina yoga e calistenia. 

Jogos em vez de televisão...

> estilo de vida - Minimalismo, vida calma, relaxada (que é impossível em altura de frequências e exames), muito ar livre, desporto com os miúdos, praia, Sol, caminhadas, bicicleta, alimentação saudável (primal/paleo, claro) - com umas transgressões de vez em quando.

> Primal Health Coach - Ah, pois, estou tão apaixonada pelas ideias da ciência e biologia evolutiva, as teorias da saúde ancestral, a ciência por trás do primal/paleo, que quis aprender mais e decidi tirar uma certificação em coaching de saúde primal (ou saúde ancestral, não sei bem como dizê-lo em português...). Estou a adorar! Claro, é mais uma coisa que tenho para estudar - são 16 avaliações com uma classificação mínima de 75% para passar, mas posso fazê-lo ao meu ritmo. Estou a aprender imenso e por isso vale a pena! E, quem sabe, até posso vir a trabalhar mesmo como coach e ajudar as pessoas a mudar de vida! (ah, pois, e também vou ser psicóloga, o que ajuda...)

Ufa... acho que é isto - o que ando a fazer neste momento... Tenho pena que o blog fique muitas vezes esquecido, mas a culpa é mesmo do curso de psicologia... Infelizmente, ainda não arranjei maneira de esticar as 24 horas do dia... ;)

5 comentários:

  1. Rita!
    Como consegue fazer tudo isso? Estou impressionada!
    Bjus

    ResponderEliminar
  2. You accomplish SO MUCH. I've been following you for years and I've said it before -- you are an astonishing woman !

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rita! Tu és sem dúvida uma inspiração. És o exemplo de que, se quisermos, as 24 horas do dia dão para TUDO o que queremos e nos faz feliz. :)

    ResponderEliminar
  4. Bela inspiração!Eu preciso fazer alguma atividade física, pelo menos umas caminhadas e nem isso estou conseguindo.... chego exausta do trabalho e ainda vou colocar minha filha para fazer tarefas da escola. Às vezes acho que preciso de um dia com 30 horas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...