17/02/2017

A mudança dos rituais e dos ritmos



Este post da Dana inspirou-me imenso a fazer alterações nos meus dias. 

Uma coisa que não quero, ou pelo menos quero diminuir, é o estudo/trabalho à noite (se bem que nas vésperas de frequências é inevitável...). 

Também quero ir para a cama mais cedo e voltar a acordar consistentemente cedo (6h é a minha hora ideal). 

Quero ter serões calmos, a ler, a ouvir música, a jogar cartas - não quero televisão nem computador. 

Quero ter dias de trabalho intensos e ocupados, mas fechar a porta ao fim da tarde para só a abrir no dia seguinte de manhã. 

Quero ter uma prática de yoga puxada de manhã e calma ao fim da tarde, para marcar a transição entre o trabalho e o descanso.

Adoro, tenho inveja até, da disciplina de pessoas como a Dana - acorda às 04h30 para fazer a sua prática de yoga ou crossfit, seguida de um banho num lago gelado; um trabalho exigente das 8 da manhã às 6 da tarde, e por fim, uma prática de yoga mais calma, jantar e leitura de livros de ficção. 

Ler o post da Dana soube-me tão bem, pareceu-me tão certo, que fiquei a querer um dia parecido para mim. As circunstâncias são muito diferentes, claro, mas há alterações que eu posso, quero e preciso fazer nos meus dias.

> Diria que a mais importante é deitar-me consistentemente cedo - às 10h da noite. Assim, ainda posso ler durante uma meia hora e dormir o suficiente para acordar às 6h.

> Praticar ashtanga de manhã e alternar com práticas mais focadas no desenvolvimento da força. Tenho feito estas práticas de força ao fim da tarde, mas de manhã tenho mais energia e à tarde sabe-me melhor fazer uma pequena prática mais calma e relaxante para fechar o dia de trabalho e marcar a transição para a noite.

> Trabalhar intensamente durante o dia, entre as 8h30-9h e as 17h30-18h30; não quero mesmo pensar em trabalho ou estudos depois do jantar!

Esta semana andei a testar este novo modelo. É difícil não pegar no computador à noite, sabendo que tenho imensa coisa para fazer - mas consegui controlar-me! Tenho sido eu a fazer o jantar e até faço bolos para a família (de iogurte, de cenoura... de chocolate é que não, para eu não comer!) Acabei de reler este livro e comecei este. Tenho deixado a cozinha impecável depois do jantar, a roupa lavada e estendida, e até tenho preparado a roupa para o dia seguinte. De facto, não trabalhar depois do jantar permite-me fazer muitas outras coisas. Vamos ver se isto pega...

5 comentários:

  1. Olá Rita,

    Adoro seu blog. Seus textos são muito agradáveis de ler e me inspiram bastante numa vida mais simples.
    Também estou tentando mudar minha rotina para acordar às 6h da manhã e praticar diariamente yoga e meditação.

    Também espero que isto pegue!
    Um abraço.

    Lívia

    ResponderEliminar
  2. Cada um a seu modo,devemos buscar mais disciplina no nosso dia a dia para conseguirmos atender à tantas coisas que precisam ser feitas e ainda atendermos à nós mesmos.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita,

    Acompanho seu blog a mt tempo e nunca havia comentado em nenhum post.

    Mas declaro o quanto foi bom esse post neste momentos em que estamos vivendo... Nos faz refletir sobre nossas prioridades nas áreas que vivemos/atuamos de alguma forma.

    Que todos nós sejamos felizes pelo simples fato de 'tentar' melhorar e dar valor ao que realmente é importante para cada um.

    Grande beijo!

    Sandra M.

    ResponderEliminar
  4. outro dia conversava com uma amiga que me contava que chegava a casa depois das 21h30 e muitas vezes jantava entre as 22h30 e as 23h, em parte porque tanto ela como o marido se atrasam no trabalho ou porque fazem exercício à noite. o jantar era bastante pesado, incluía geralmente carne e zero legumes, e deitavam-se entre a meia noite e a uma da manhã, sendo que muitas vezes ainda aproveitavam para trabalhar alguma coisa à noite. eu respondi que me deito o mais tardar às 22h, janto entre as 19h30 e as 20h algo mais leve para não me custar a adormecer e acordo sempre às 7h. a resposta foi: "nem a minha mãe se deita tão cedo!". acredito, mas eu não me deito e adormeço. gosto de ler antes de dormir ou de ver uma série leve que me vá adormecendo depois de jantar. não quero com isto dizer que ela está errada e eu certa, mas para mim não funciona. cada vez sinto q preciso de me deitar mais cedo para dormir as horas necessárias (que vejo como uma necessidade e não um luxo, faz-me confusão esta sociedade que despreza a importância do sono...), ter um tempo para ler ficção depois dos trezentos artigos científicos que me passam pelas mãos em horário útil, desligar o telefone a partir de determinada hora e incluir exercício físico em horários sincronizados com o meu relógio biológico e não o oposto. sinto que quando faço as coisas assim me sobra imenso tempo para o resto, as minhas prioridades estão melhor organizadas e não ando constantemente a correr atrás do prejuízo. provavelmente não serei a melhor companhia para determinados programas em conjunto, mas pronto, na rotina do dia a dia se não tiver esta disciplina sinto que o tempo me escorre por entre as mãos e eu sem conseguir fazer nada de útil com ele.. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...