11/06/2012

Organizar o tempo para o blog



Já recebi alguns emails em que me perguntam como criar um blog e como arranjar tempo para o escrever. Em relação à criação e planeamento do blog, aconselho a leitura deste post da Thais, que está excelente. O que eu quero falar aqui hoje é sobre a parte de gerir o tempo de maneira a conseguirmos escrever o blog e tratar de tudo o resto que vem com um blog. Então, aqui vai!

1. Definir várias áreas de actuação relacionadas com o blog

Em primeiro lugar, ter um blog não é só escrever posts. Ter um blog implica também ler e responder a comentários e emails, ler outros blogs do mesmo nicho e ter outros projectos paralelos, como escrever um ebook. 
Portanto, podemos estabelecer cinco áreas de actuação diferentes relacionadas com o blog:
  • Criação - escrever os posts
  • Relacionamentos - ler e responder a comentários e emails e interagir no facebook e outras redes sociais
  • Projectos - trabalhar em projectos paralelos, como ebooks ou guest posts para outros blogs
  • Aparência e estatísticas - tratar do design do blog e acompanhar as estatísticas
  • Leituras - ler outros blogs e ebooks do mesmo nicho

2. Definir o tempo disponível para trabalhar no blog

Há quem prefira andar ao sabor da maré e escrever ou interagir apenas quando lhe apetece. E há quem prefira ter as coisas mais planeadas e estruturadas, de maneira a não caírem no esquecimento. Eu prefiro a segunda opção. E gosto de dedicar cerca de 2 horas por dia ao blog e à blogosfera, se bem que muitos dias é impossível, mais por falta de organização minha do que outra coisa...

3. Distribuir as tarefas pelo tempo disponível

Eu tento (embora fracasse frequentemente) dividir as tais 2 horas em pequenos blocos ao longo do dia. Naturalmente, onde gasto mais tempo é a escrever os posts e tento fazê-lo de manhã antes do trabalho, que é quando tenho a cabeça mais fresca e as ideias fervilham. Já tentei escrever todos os posts da semana ao fim de semana, mas a vida mete-se muitas vezes no caminho e depois não consigo... Ajuda ter uma lista de ideias para posts e ir escrevendo lá tudo o que vem à cabeça.

Os comentários e emails são lidos sempre que abro o gmail, mas nem sempre respondo logo e acabo por me esquecer, sobretudo no caso dos comentários. O ideal é responder logo a tudo, a não ser que seja um email que exija uma resposta mais cuidada ou pensada. Como durante o dia trabalho em blocos e faço pequenas pausas para ver o email e descontrair, essa é uma boa altura para responder logo a tudo o que aparecer.

As leituras prefiro fazê-las em casa depois do jantar, sentada no sofá da sala com o portátil ao colo. De vez em quando também olho bem para as estatísticas e ajeito alguma coisa no design do blog, mas nesse campo ainda tenho muito que aprender.

Por fim, os projectos paralelos, que no meu caso foi o ebook que escrevi, podem exigir ainda mais dedicação que os posts. Agora que comecei a escrever um novo ebook (surpresa!) vou tentar fazê-lo sempre de manhã, mas é provável que os posts saiam prejudicados, em termos de quantidade - aliás, o meu trabalho real também se mete muitas vezes no caminho, e acho que os leitores percebem bem quando isso acontece...

E vocês, como organizam o vosso blogging time?


Não se esqueçam de participar no giveaway do livro 321 Stop - stop running and start living da Lorilee Lippincott - acaba hoje, dia 11 de Junho às 22h00.


Já fizeram o vosso post da Staycation - planear férias em casa? Já temos alguns, que podem ver aqui.

12 comentários:

  1. Eu neste momento ando a fazer um sorteio de layout. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro ler os blogues que acompanho entre as 19 e as 20 horas... chego a casa, como qualquer coisa, vou preparando o jantar... e enquanto a coisa cozinha e não cozinha, tenho uma hora para os blogues. Leio todos de uma assentada. :) quanto à escrita, costuma ser quando me apetece... só que há dias em que a inspiração surge aos pontapés, e outros dias em que nada me sai. Vai daí, quando penso em alguma coisa, deixo em rascunho, para usar nos dias menos criativos. :)

    ResponderEliminar
  3. Este artigo interessa-me particularmente visto ter um novo blog e ser mãe de um menino de 4 meses. Ter tempo é difícil! Organização ajuda mas bebés e os seus horários são imprevisíveis. Uma dica que resulta comigo: eu tenho sempre um pequeno caderno onde escrevo ideias não só de tópicos mas também de frases ou parágrafos de artigos que estou a planear escrever. Quando chega altura de escrever o artigo a maioria das ideias já estão delineadas e tudo é mais rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha, fui ver quem era esta Paula, e que surpresa!!!! Que bom ver-te por aqui!

      Eliminar
    2. De nada! Tenho é que habituar-me a escrever Português. Reli o que escrevi e já vi erros. Enfim, prática é o que preciso.

      Eliminar
    3. Rita, qual é a marca desse seu netbook? Não consegui identificar na foto.
      Obrigada :*

      Eliminar
    4. Não percebo qual o interesse em saber a marca do meu netbook... mas se quer mesmo saber, é um asus

      Eliminar
  4. Ora aqui está um belo post, sem dúvida! O tempo que dedico ao blog e À blogosfera deve andar por volta de 1h a 1,5h por dia repartidos em pequenos blocos ao longo do dia. Acho que ter um blog não se deve restringir a escrever mas deve também dar-se importância à interacção com outros bloggers, quer através da resposta aos comentários que deixam no nosso blog bem como através da leitura de outros (como tu tão bem referes...). Os meus períodos de escrita variam muito... Não costumo ter temas definidos para cada dia. Habitualmente, escrevo ao sabor dos acontecimentos e das emoções mas acho que isso também resulta do facto do meu blog ser mais ao nível pessoal de divagações e partilha de opiniões das coisas a que vou assistindo. Provavelmente, se tivesse um blog com um tema mais concreto iria planear mais os assuntos que iria abordar. Mas nesse aspecto de planeamento dos posts, também depende muito de cada blogger. Mas gostei muito da tua forma de organização. Sem dúvida, excelentes dicas para quem estiver a começar ou para quem achar que a sua relação com o blog e blogosfera não é a melhor.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada de novo pela citação, sempre fico feliz. =)

    Eu dedico pelo menos uma hora por dia ao blog, em termos de produção de textos. Às vezes escrevo somente um post e às vezes já agendo uns cinco. Quando tenho um tempo no decorrer do dia, sempre leio os feeds e faço anotações de pesquisas e ideias. Também gosto de escrever os posts no papel (flui melhor).

    Bacana o post. Adorei a fotinho. Estou pensando em comprar um netbook para facilitar. O notebook é muito pesado para levar para todo lado e não gosto de escrever no iPad. Vale a pena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Thais,

      eu adoro o meu netbook, vai comigo para todo o lado, é pequenino, leve e cabe na mala. Tenho um notebook grande em casa que praticamente não uso - o netbook é muito mais prático!

      Eliminar
  6. Enviei um comentário enorme, mas acho que não foi. =(

    ResponderEliminar
  7. A tua organização é surpreendente.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...