14/06/2012

Staycation - 10 locais para visitar em Faro



Finalmente, as minhas recomendações para uma staycation em Faro! Na verdade, eu sou lisboeta, mas vivo cá em baixo desde os 18 anos... por isso já me sinto mais algarvia que alfacinha...

Para começar, Faro, como sabem, é sede de concelho e capital de distrito, e a cidade tem menos de 50 mil habitantes. Pequenina, portanto.
Uma coisa boa de Faro é que se pode atravessar a cidade a pé - coisa que eu fazia muito quando vivia mesmo em Faro. Agora vivo numa freguesia entre Faro e a praia.
A cidade de Faro está cheia de parquímetros por todo o lado, por isso o melhor é deixar o carro estacionado num sítio mais periférico e andar a pé. Faro é relativamente plana, tirando uma subida que vai dar ao Alto de Santo António, pelo que também se anda bem de bicicleta - mas não há ciclovias, por isso, cuidado!
Uma boa diferença relativamente a Lisboa é que aqui os condutores param nas passadeiras para deixar os peões passar.
Já sabem que faz calor em Faro e mesmo os invernos não são assim tão frios quanto isso - e chove pouco, mas costuma pingar sempre em Agosto...
As pessoas andam vestidas à vontade porque, afinal, estamos bem perto do mar e da praia. A calçada é a típica portuguesa, por isso não aconselho saltos agulha para ndar por aqui a passear.

10 locais a visitar em Faro

1. Baixa de Faro

A baixa de Faro já não é o que era e o comércio local sofreu muito com as grandes superfícies. A baixa já não tem tanta vida como tinha há uns anos; Olhão, pelo contrário, tem um movimento incrível ao fim de semana! É triste para uma capital de distrito, mas é assim...
Na baixa há a famosa Rua de Santo António (a rua das montras), alguns restaurantes mais virados para os turistas, o pequenino Jardim Manuel Bívar, onde se realizam feiras (do doce, do livro, do artesanato, etc.) e de vez em quando há festas e outros eventos nesta zona, que é mesmo junto à doca de recreio e ao famoso Hotel Eva. No Jardim há esplanadas e é um bom sítio para se estar de manhã ou ao fim da tarde. O Jardim tem um pequeno parque infantil onde as crianças podem brincar.

2. Centro de Ciência Viva

É mesmo junto ao Jardim Manuel Bívar e é paragem obrigatória para crianças e adultos. Há várias exposições permanentes e alguns colegas meus trabalham lá - portanto, o CCV está em boas mãos!

3. Cidade Velha

É a zona da cidade dentro das muralhas. Vale a pena a visita e podem encontrar mais informações sobre o que visitar aqui. A Cidade Velha é pequenina, por isso a visita é rápida, a não ser que queiram visitar também o Museu Municipal. Mas em duas horas dá para ver isto tudo - mesmo com crianças.

Câmara Municipal

4. Biblioteca Municipal de Faro

Um dos meus sítios preferidos de Faro. A biblioteca funciona no antigo matadouro da cidade, mas deste só ficou a fachada:

O resto foi construído de raiz e é um edifício moderno e bem equipado. A biblioteca organiza várias actividades para crianças (e para adultos também), como a hora do conto e vários workshops, e vale mesmo a pena passar lá uma tarde de sábado.

Biblioteca Municipal

5. Jardim da Alameda João de Deus

Saindo da biblioteca, entramos no Jardim da Alameda, um dos poucos espaços verdes existentes em Faro. É giro e fresquinho, tem um parque infantil, um parque geriátrico, mini-golfe, campo de futebol, pavões e outras espécies de aves e árvores centenárias. Eu gosto muito da Alameda e os nossos programas de sábado geralmente incluem uma passagem pela biblioteca para entregar/requisitar livros e DVDs e um passeio pela Alameda. No fim de semana passado fizemos um piquenique lá; levámos comida e uma toalha grande, e comemos na relva. Depois de comer, estendi-me na toalha a ler. Ah, bliss!

Jardim da Alameda

6. Mata do Liceu

A mata não é um jardim, é uma mata mesmo, com um circuito de manutenção e alguns bancos. Uma alternativa mais selvagem ao Jardim da Alameda.

7. Teatro Municipal de Faro

Engloba o recentemente construído Teatro das Figuras e o velhinho Teatro Lethes. O primeiro é onde podemos ouvir com frequência a Orquestra do Algarve. A vida cultural de Faro (falo de música clássica e jazz, e não de outros tipos de música) melhorou exponencialmente com a construção do teatro e a criação da Orquestra. Eu tento ir a vários concertos e a programação do teatro contempla também o público mais jovem. Gosto muito!

8. Fórum Algarve

O centro comercial cá da terra é um espaço aberto e arejado, e até é agradável andar por lá. Lá ao lado há agora um grande relvado com parque infantil e até um campo de padel, onde se podem passar momentos agradáveis, seguidos de um almoço no Fórum (os restaurantes são os mesmos que existem em todos os outros shoppings).

9. Praia de Faro

A praia de Faro fica a alguns km da cidade e devo dizer que não é a melhor praia do mundo. Os acessos são complicados e no verão é muito difícil arranjar lugar para estacionar o carro. Nós frequentamos a praia de Faro porque temos lá casa, senão escolheríamos outra praia, como o Farol ou a Ilha de Tavira. A oferta de praias no Algarve é imensa, claro!

10. Centro Náutico da Praia de Faro

É um centro desportivo da câmara, virado para as actividades náuticas. Tem aulas de widsurf, canoagem e vela, e pode-se também alugar os equipamentos para praticar as modalidades, por preços muito atractivos.

Outros sítios no Algarve


No Algarve existem muitos outros sítios giros para ir, com ou sem miúdos: o Zoomarine, onde fui pela primeira vez há uns meses, o Krazy World e o Zoo de Lagos, onde quero ir este verão. A oferta de praias é enorme, claro, assim como de parques aquáticos.

Mas o Algarve não é só o litoral, e uma coisa que eu gostava de começar a fazer são os percursos pedestres na serra e barrocal algarvio (fiz uma vez um peddy-paper num desses sítios e adorei!).

Para acabar, o site da Câmara Municipal de Faro tem imensa informação acerca dos seus equipamentos desportivos e das muitas actividades desportivas e de lazer que têm sido organizadas.

7 comentários:

  1. O Algarve é tudo menos só a praia. Conheço locais lindíssimos que se pode visitar na serra algarvia e passar uma tarde em beleza...
    Rita, já tinha visto este teu desafio do Staycation, mas não me tinha ainda predisposto a escrever sobre ele. Vou tentar arranjar um pouco de tempo e elaborar um post sobre locais alternativos que existem por este Algarve fora e que são dignos de se conhecer!
    Para já dou-te uma dica para as caminhadas pedestres: Rocha da Pena, entre Alte e Salir. É lindíssimo e dá para fazer um percurso que pode ir desde os 8km aos 12km, se não estou em erro!

    ResponderEliminar
  2. somos pequenos mas muito grandes.... vai ver o zoo de lagos os miudos vão gostar..eu fui a dois anos,

    ResponderEliminar
  3. Fabuloso. Que vontade de visitar Faro. :D

    Vou-te mandar um email sobre a minha cidade, para o staycation. :)

    ResponderEliminar
  4. A Biblioteca é linda. Fiquei com vontade de conhecer melhor a cidade de Faro. A Rita explica muito bem, sem ser exaustiva.
    Celeste

    ResponderEliminar
  5. Rosália Moreira15/06/12, 09:35

    Bom dia Rita!

    Quanto à cidade de Faro, gostaria ainda de sugerir o Museu Regional e o Museu da Marinha. No Museu Municipal e Museu Regional estão sempre patentes exposições temporárias. No Museu Municipal pode ainda conseguir visitas guiadas, a percursos exteriores ao espaço físico do Museu: para quem tem crianças e adolescentes consigo, um dos percursos mais interessantes talvez seja o Percurso Militar (se possível guiado pelo Jorge Manhita). A nível de exposições temporárias tem ainda a Galeria Trem que, apesar das reduzidas dimensões, costuma ter mostras muito interessantes.O Percurso Religioso também pode interesar os mais jovens, principalmente a talha dourada e a capela dos ossos da igreja do Carmo e o Cemitério Judeu.
    E se o visitante é curioso e atento descobrirá mil e um pormenor arquitectónico, uns divertidos outros místicos e outros apenas belos, nas fachadas das casas e nos passeios de calçada da cidade, nos batentes de porta e nas alvenarias.
    Máquinas fotográficas e diários gráficos a postos?!?! Vamos ver quem descobre, primeiro, o maior número de ninhos de cegonha.

    Continuação de um bom dia e de um óptimo trabalho.

    Rosália Moreira

    ResponderEliminar
  6. Não nasci, nem nunca vivi no Algarve, mas sou algarvia de coração e alma!
    Faro é a cidade da luz, da ria sempre presente, dos dias tranquilos no Inverno, dos amigos fantásticos, das boas recordações, das longas conversas, das maravilhosas tostas do Mac Tostas, do Festival de Narração Oral, do viver sem pressas, da cultura, do branco e do azul, da Sé e da Alameda, das esplanadas e da música,...
    E depois,..., depois há o outro Algarve, o Algarve da serra, das tradições, das origens, da intemporalidade, ..., falo desse Algarve no meu blog (http://ideiasdamanuela.blogspot.pt/2011/05/o-outro-algarve.html). Vale a pena deixar as praias e partir à descoberta deste Algarve, sem pressas, com vontade de sentir e saborear o que temos de mais puro e genuino!

    ResponderEliminar
  7. Excelente! Todos os anos vou ao Algarve e procuramos sempre visitar uma zona mas ainda nunca fomos a Faro. Nas próximas já posso planear uma visita usando estas dicas. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...