04/06/2012

Um novo livro e um giveaway: 321 Stop - stop running and start living


Aqui há uns tempos comprei dezenas de ebooks nuns saldos no valor de 375 USD por apenas 29 USD - sim, na internet também há descontos, promoções e saldos, e este valeu mesmo a pena!

Dos 38 livros do pacote, o primeiro que li (tirando alguns que já tinha) foi este: 321 Stop - stop running and start living, da Lorilee Lippincott, autora do blog Loving Simple Living e do ebook grátis que recomendei neste post. Gostei do título, gostei do índice e das reviews e li-o em poucas horas.

Este livro é sobre a aplicação do minimalismo às várias áreas da vida, de um ponto de vista moderado e familiar, e a autora conta a sua própria aventura desde que decidiu tornar-se minimalista. É um livro escrito num tom muito pessoal, como eu gosto, onde os conselhos e dicas se baseiam na experiência e vivências da autora e da sua família.

O livro aborda em primeiro lugar o destralhamento e a minimização das coisas físicas, desde a roupa, utensílios de cozinha, brinquedos, e até do espaço em que vivemos. A Lorilee mudou-se para um pequeno apartamento com o marido e dois filhos, e embora aqui na Europa não seja nada fora do comum viver em apartamentos, no Estados Unidos este conceito de simplificar e minimizar o espaço vai contra o American Dream, que promove o "mais e melhor". Os motivos da Lorilee fazem todo o sentido para mim: uma casa mais pequena é mais económica, perde-se menos tempo a limpá-la e a mantê-la, e não se enche com tanta mobília e tralha como uma casa maior (já sabemos que a tralha expande-se de maneira a ocupar o espaço disponível...).

A Lorilee fala também da simplificação do tempo, ou da maneira como passamos o tempo, com o objectivo de encontrarmos a nossa paixão - isto é a base do minimalismo: minimizar o que não interessa para dar espaço ao que realmente é importante. Temas como dinheiro, electrónica e alimentação são também abordados, sempre com conselhos úteis baseados na experiência da autora.

Por fim, a Lorilee toca em pontos mais íntimos e pessoais, que vão além das coisas materiais, como emoções, espiritualidade e religião. Por exemplo, como lidar com emoções negativas do passado que de alguma maneira impedem de viver o presente. Gostei sobretudo da parte em que ela fala sobre os objectivos e toca naquela noção de viver sem objectivos, como muitos minimalistas fazem. A Lorilee tem uma visão equilibrada e simples das coisas, que me fez pensar nos meus próprios objectivos. Ela diz que, por um lado, os objectivos para o futuro podem complicar ainda mais a vida em vez de simplificá-la, mas por outro lado, sem objectivos é mais fácil não fazer nada. Assim, ela foca os seus objectivos no presente e ajusta-os dependendo das suas prioridades do momento. Gostei mesmo de ler esta parte - e o livro todo.

Há uns dias recebi um email da Lorilee a propôr um giveaway do seu livro neste espaço. Fiquei muito contente com a sua generosidade, e assim três leitores poderão ganhar este ebook! 

Para tal, aqui ficam as regras:

1) deixar um comentário a este post
2) no comentário devem dizer temas ou questões específicas que gostavam de ver falados aqui no blog
3) se não tiverem blog ou perfil com email disponível, têm que deixar email no comentário - se não houver um email disponível, o comentário será eliminado e não contará para o giveaway

Os três vencedores serão sorteados na segunda-feira, dia 11 de Junho, às 22h00. Podem deixar comentários até essa hora.

Se não quiserem esperar pelo resultado do sorteio (ou se não forem um dos felizes contemplados), podem sempre comprar o livro, que custa apenas 9,97 USD (cerca de 8 euros).
Como sabem (e está escrito aí na barra lateral), a maior parte dos links para livros que aparecem aqui no blog, são affiliate links, ou seja, se fizerem uma compra através do link, eu ganho uma pequena comissão.
Na verdade, saímos todos a ganhar. Eu divulgo um livro de que realmente gostei e que pode ser útil para os meus leitores, e ganho uns euros que vão servir para comprar mais outro livro; o autor do livro faz uma venda e ganha novos leitores; e os meus leitores ficam a conhecer mais um livro e a minha opinião sincera acerca desse livro.

E, na verdade, eu gosto de contribuir e apoiar o trabalho de outros fellow bloggers (e crafters também - é por isso que gosto tanto da Etsy)! Afinal, são pessoas que escrevem livros e blogs porque essa é a sua paixão - e eu valorizo muito quem teve essa coragem para largar um trabalho com um ordenado certo (como fez a Lorilee) para seguir a sua paixão!

56 comentários:

  1. olá Rita,
    Antes de mais gostaria de lhe dizer que o seu blog tem sido uma inspiração para mim. A ideia do minimalismo fascina-me e ando a tentar pôr em prática os seus conselhos. O mais dificil para mim é libertar-me dos objectos que me foram oferecidos ou que têm valor sentimental, os papelinhos, as cartas, os desenhos dos meus filhos desde o primeiro ano de infantário...são montanhas de coisas que não tenho conseguido desapegar-me...
    Eu gosto dos temas que aborda, mas para principiante nestas coisas o que mais gosto de ler é sobre destralhar e simplificar o espaço. Gostava de ler mais sobre finanças.
    Um abraço
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma coisa que recomendo é que tire fotos desses papelinhos e outras coisas que se guardam para que se possa olhar a foto mais tarde... Elimina fisicamente essa "tralha" mas pode sempre olhar de novo a foto e recordar :) beijinho Patricia R.

      Eliminar
  2. Olá Rita
    Todos os dias passo por este cantinho para inspirar-me através das tuas partilhas. Todos os temas que abordas ajudam-me a organizar o meu dia-a-dia. Existe um tema que raramente falas e de que tenho muito interesse em saber mais como lidar que são as emoções e gerir essas emoções quando se opta por este caminho e o companheiro ou familia em geral não acompanha essa caminhada de forma a torná-la mais simples e fácil.
    Um abraço
    Olga

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita
    Eu também gostava de destralhar muito em casa, mas o resto da família não está na mesma onde e não tenho conseguido remar contra a maré. Li num post que o J. já era minimalista mesmo sem saber, mas de que forma os teus filhos se relacionam com o minimalismo. Tem sido fácil para eles? Conseguem compreender e abraçar o conceito ou tens tido alguma resistência. Desejo de muito sucesso, eu por cá continuo a gostar de te ler todos os dias! Beijinhos. Ana

    ResponderEliminar
  4. olá Rita, a minha dificuldade em organizar a minha desorganização levou-me a procurar algo e encontrei aqui um cantinho no qual passo todos os dias para tirar ideias e dicas .. gosto de quase tudo

    :)) grata

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, resolvi tentar a minha sorte.
    Aqui no blog acho que já mencionas um pouco de tudo.
    No entanto gostaria de saber mais sobre como reagiu a tua família quando colocaste em prática os princípios do minimalismo, como foi implementar todo este modo de vida na tua casa e como resolveste conflitos (se os houve).
    Confesso que tenho tendência para me apegar aos objectos (ainda ontem, a escolher alguma roupa de Verão verifiquei que me me custou separar algumas das coisas que não uso), mas gostava de estudar um pouco mais sobre este assunto e pô-lo em prática. tendo em conta que vivo com um namorado que tem tendência a ser consumista tenho um desafio e peras pela frente. :)
    Beijinhos e obrigada por esta oportunidade!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita,
    Continuo a adorar o teu blog, e a identificar-me em muitas coisas!
    Confesso que ainda não tenho "coragem" para certas medidas mais radicais associadas ao minimalismo mas, considero que estou no bom caminho e cada vez me sinto melhor quando organizo, escolho e reduzo drasticamente o espaço. A última medida foi a de recibos e extractos bancários que guardava pelos tais supostos 5 anos, o que acho um disparate, triturei tanto papel!
    Aprecio bastante a diversidade de temáticas que abordas no teu blog, por isso, a minha sugestão não se prende propriamente com um tema novo: acho que os posts em que exemplificas exactamente como aplicaste o minimalismo no teu dia a dia (fotografias, papelada do escritório,...) são bastante motivadores, porque não se focam simplesmente na teoria mas...mostram a prática! Por isso, sugiro mais posts desses e, quem sabe, porque não de vez em quando um post sobre como conseguiste incutir atitudes minimalistas em alguém (ex. marido, filhos, pais, amigos,...) com a descrição das medidas que eles tomaram e o que mudou.
    O livro deve ser fantástico!

    Beijinhos
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Ora ora então quem não quer um livrinho destes.... graças a este blog e a ti,começei a encher os sacos do lixo cá em casa... pena que sou só eu.. eu tiro eles trazem!!! Beijocas

    ResponderEliminar
  8. olá.
    nunca me meto nestas aventuras.. mas resolvi fazê-lo. acompanho o blogue diariamente e identifico-me com os temas que apresenta, em particular com alguns instrumentos que nos vai alertando que podem ajudar na nossa vida quotidiana e ao mesmo tempo tudo minimalista, simplificar, coisa que aprecio e estimo.
    gosto em particular quando dá exemplos práticos que facilmente consigo trazer para a minha vida.
    continue!
    clarabernardo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, finalmente sinto que cheguei ao fim da meta a que me propus alcançar, ou seja, atingir um determinado nível de minimalismo. Agora é só manter :) Mas confesso que me preocupa um pouco deixar de ter aquelas grandes arrumações e sessões de destralhamento, pois é algo que adoro fazer! Será que vou ter tempo livre a mais?
    Adoro todos os posts que vais escrevendo e aprendo sempre algo novo. Mas lembrei-me de alguns temas. Não se já ouviste falar no conceito de staycations, agora muito usado nos Estados Unidos para definir as férias passadas em casa. Este ano terei mesmo que optar por ter umas staycations e gostava de saber se tens algumas ideias sobre como passar umas óptimas férias assim e aproveitá-las como se tivessemos mesmo fora de casa.
    Tal como já referiram aqui, é difícil por vezes (con)vivermos com pessoas que nada ou pouco têm a ver com o minimalismo... Por exemplo, em relação à tv é uma verdadeira batalha convencer o meu companheiro de que não precisamos de tantos canais, pois de facto não conseguimos usufruir de tudo o que temos! Alguma ideia?
    Também gostava de ter apenas um carro, pois acho que as despesas com um carro já são tantas, quanto mais com 2! Mas na zona do Porto os transportes não são os melhores e acho que seria praticamente impossível viver apenas com um carro, apesar de sermos apenas só nós os dois. Infelizmente também não podemos mesmo ir a pé para o trabalho! Alguma sugestão?
    Obrigada Rita!

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita
    Recebo no mail indicação de novo texto teu, e é sempre com grande satisfação que os leio. Gosto particularmente da tua partilha honesta quando mostras o quão difícil por vezes se torna cumprir as nossas metas, mas que com passinhos pequenos as podemos alcançar. Todos os assuntos que abordas são interessantes e como uso a internet de forma compulsiva, agrada-me muito as dicas que dás sobre gestão de tempo e uso de computador/internet. Continua!

    ResponderEliminar
  11. Rita, sigo o teu blog há já algum tempo e apesar de não me considerar uma minimalista - nem lá perto, já que sou uma sentimentalona chapada que gosta de guardar coisas com significado emocional - tenho aproveitado muitas das tuas dicas no que diz respeito a organização e planeamento da vida quotidiana, sendo a última delas o PearBudget, que estou a testar e a gostar bastante!

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Há muito tempo que leio o teu blog, que muito aprecio, embora não comente. Também já li o teu livro. Confesso que, em tempos, quis ter uma casa grande (os 3 filhos também queriam muito espaço para brincar!) e alguma tralha de que agora tento livra-me. Tenho conseguido,embora não esteja ainda no ponto que desejo. Outro aspecto que aprecio é a que concerne a gestão do tempo e a definição de objectivos de vida, a curto e médio ou longo prazo..Tenho, com a expeiência, escolhido aquilo que de facto é importante na minha vida e com que quero usar o meu tempo. Bem... o que gostaria de ver tratado aqui, para conhecer a tua opinião? as relações interpessoais.. Tenho curiosidade em saber como vais conciliando e gerindo o tempo. Eu também tenho feito grandes mudanças nesse campo..
    Bem.. E tenho de dizer que gostava muito, muito de ganhar o dito livro! Dava um jeitão, até porque estou (imobilizada) m recuperação a uma cirurgia ao joelho e paguei um montão de euros por ela.. :(

    Bjns
    menapinto@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita, gosto muito do seu blog, já vivi em Lisboa, sempre me interesso pela maneira de pensar de vocês, acho muito interessante mesmo.
    Minha sugestão de abordagem é de como fazer a rotina não nos massacrar, no sentido que "todo dia fazer tudo igual" não seja algo maçante. Apesar de gostar de rotina, ás vezes precisamos de tempos e atividades diferentes. Um novo olhar para a mesma coisa. Obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita,

    Como já te disse em outro comment, quando comecei a ler o blog não consegui parar, li de fio a pavio e logo de seguida li o teu livro.

    Em cada post fazes-me sempre repensar a forma de estar.

    Gostava mais de ver aqui o blog artigos "ecológicos" sei que este não é o foco do teu blog, mas como cientista que és sinto-me mais confiante em experimentar o detergente da roupa ou o multiusos que aqui falas (que alias passei a usar ambos lá em casa)do que tirar "receitas" da net.

    pespegar@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Oi Rita,

    Há tempos que leio seu blog, cheguei aqui através da pesquisa sobre minimalismo. Tenho me interessado bastante nesse assunto e tento introduzir cada vez mais em minha vida. Meus assuntos de interesse são o uso de produtos naturais para as atividades do dia a dia (sem usar tantos produtos químicos industrializados), como fazer com que as atividades do dia a dia se tornem cada vez mais simples de serem realizadas e a rotina do seu dia a dia.

    Abraços,
    Fernanda

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Rita,

    Amo o seu blog, na verdade estou viciada nele, todo dia entro pra ver o que você postou de novo, rsrs.... amo tudo e o que mais me fascina é sobre o minimalismo e organização e como os dois temas se encaixam um no outro.
    Amo também leitura e gostaria muito de ganhara esse e-book, e estou na expectativa..
    Dê uma vizitinha no meu blog também... tow começando agora...
    http://bencaosdecadadia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Rita, acho que já falei (se não falei, pensei...), tenho vc como uma amiga, pois, indiretamente tem me ajudado muito com minha nova rotina de mãe (minha filha está com 1 ano e 8 meses). Adoro todos os temas que são abordados, acho que já li o blog inteiro e lembro que o que me chamou a atenção no inicio foi um post sobre a limpeza da casa com produtos naturais. Já eliminei boa parte dos produtos industrializados aqui. E acredite: a faxineira até gostou! Coisa rara!!! Quero eliminar os produtos industrializados também na higiene pessoal. E como sei que vc leu o livro da Tsh (One bit at a time), gostaria de uma abordagem sobre as alternativas que ela trata da beleza: inclusive não utilizar Xampu, que para mim seria o mais drástico!
    Agradeço imensamente por vc escrever aqui!

    ResponderEliminar
  18. Olá, um ebook, sobre minimalismo é sempre bem recebido..e a quem não tocar devemos comprar(uma dúvida..comprou em Dolares?? ou na compra fazem a conversão logo? nunca comprei em blogs fora da Europa devido a essa dúvida ihih)

    Como a Ana e os Viraventos gostava que se fala-se mais de como os miúdos encaram o minimalismo, e afinal é mais fácil educa-los a eles a ganhar bons habitos que nós.

    e o que me chamou a atenção foi o tema da espiritualidade, emoções e religião no minimalismo..essa parte parece muito interessante...é daqueles temas que dá vontade de fazer uma tertulia :D

    sorte a to@as

    ResponderEliminar
  19. Olá Rita! Adoro o seu blog e gostava muito de ganhar um livrinho destes!
    Quanto aos temas a serem tratados aqui... tudo o que tenha a ver com organização e gestão do tempo, é sempre muito util! ;)
    1beijinho,
    Beta
    betas22 at gmail.com

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Primeiro preciso dizer que adoro seu blog e que ele faz parte dos meus favoritos. Me identifico muito com você!

    Quero ganhar o livro,claro!! Os assuntos todos me atraem, organização,desapego,declutter... Enfim... Até os links para blogs em ingles eu vejo.

    Parabéns pelo seu estilo de vida e seu foco, estou completamente apaixonada pelo minimalismo!

    Estou no Brasil,posso participar?

    Paulinha
    recicle.brecho@gmail.com
    www.brechorecicle.blogspot.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Olá
    entrei aqui pela primeira vez e te achei ótima anfitriã pois já me oferecestes um presente!!!
    Estou tentando me desapegar de coisas que estão entulhando minha casa. Minha filha está semelhante a mim. Não consegue doar ou eliminar nem mesmo os brinquedos quebrados. Se puder postar algo sobre isto como ensinar as crianças a serem organizadas e a viver uma vida mais simples.
    Obrigada
    um abraço
    Beatriz
    fontemaia@gmail.com

    ResponderEliminar
  22. olá
    é minha primeira vez por aqui. Tenho dificuldades em organizar a casa por causa do apego sentimental, alem disso trabalho fora e tenho 2 filhos - de 7 anos e um bebe de 1 ano. Sei que uma casa e uma vida mais simples só vai me facilitar mas estou com dificuldades de começar. Poderia falar sobre isto? Por onde começar, onde conseguir força de vontade de começar? Como se desapegar de coisas com valor emocional mas sem nenhuma utilidade? Como cuidar da casa, trabalhar e cuidar dos filhos, tudo ao mesmo tempo?
    Adoraria ganhar o livro.
    Vou voltar mais vezes e ler outros artigos no blog
    Obridada
    Beatriz
    fontemaia@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. Olá Rita:

    Em primeiro lugar muito obrigada pela partilha de coisas boas.
    Já li o ebook gratis "Loving Simple Living" e gostei muito. Certamente irei ler este quer de uma maneira ou de outra.
    Gostaria de ver abordado no blog (se possível, claro!), que tipo de documentos são imprescindíveis e se deve guardar (por ex: fatura de água,luz,gás?; documentos do cartão cidadão?; comprovativos de pagamentos?; escritura da casa?;seguros?).
    Preciso de destralhar muito nesta área, pois actualmente tenho 4 dossiers A4 e um arquivador.

    Bjs Sofia
    e-mail: sfigaspar@gmail.com

    ResponderEliminar
  24. A minha limpeza começou do interior para o exterior. Limpei da minha vida pessoas e emoções que me perturbavam e complicavam a vida. Depois passei pela conquista do meu espaço físico. Comecei a separar o que não me faz falta para doar a quem necessita. De há uns 3 meses para cá deixei de comprar sapatos e roupa só porque sim, controlo melhor as emoções. As minhas compras limitam-se ao supermercado. A minha madrinha, uma mulher sábia, dizia-me: "quanto menos vulto mais claridade". É isso que tento conquistar na minha vida, leveza e claridade.

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita,
    Eu gosto muito quando escreves sobre disciplina e gestão do tempo. Também gosto quando o tema é a gestão da casa (dinheiro, organização, speedcleaning, etc.). E também tenho andado a reparar nos comentários deixados pelos outros leitores, mais uma excelente dica dada por ti :)
    beijinhos
    byamora@gmail.com

    ResponderEliminar
  26. Olá Olá

    Gostava de ver faladas sugestões para quem está a mudar de casa, ou sugestões mais específicas para estudantes.
    Adoro o blog e o estilo de vida minimalista que conheci aqui.

    Obrigada por tantas partilhas
    *Lucia (lucia.frnnds@gmail.com)

    ResponderEliminar
  27. Oi Rita!
    Também gosto bastante quando você fala do minimalismo a partir da sua experiência, das coisas que tem colocado em prática.
    Seus posts já inspiraram algumas mudanças no meu dia-a-dia, assim como também me fazem refletir sobre o que ainda posso mudar, melhorar, rever.
    Gostaria de saber sobre a experiência da tua família com o minimalismo, como seu marido e seus filhos recebem estas mudanças que você propõe e implementa.

    ResponderEliminar
  28. Olá Rita.
    Devo dizer que foste uma grande ajuda e até uma impulsionadora do movimento de destralhamento que se vê em muitos blogs. Cá em casa não é excepção. Compro muito menos coisas e doo muitas que não uso.
    As coisas são um peso que transportamos ás costas, e a juntar a isso as emoções e as relações, é um fardo incrível.

    Olha, gostava de te perguntar (já que tens dois filhos como eu), como fazes em relação aos desenhos e trabalhos da escola deles. Eu tenho capas A2 cheias de trabalhos desde o jardim infantil, e mesmo já tendo seleccionado os mais engraçados, acaba por ser muita coisa.

    Beijinho e continua com o óptimo trabalho no blog.

    ResponderEliminar
  29. Olá, gosto muito do seu blog, gosto quando voce fala sobre gestão do tempo, principalmente como conciliar tarefas domésticas com a vida profissional, não consigo achar tempo para estudar ou passear quando estou em casa, trabalho 8 horas por dia e em casa fico por conta do serviço doméstico, não sei como sair dessa rotina, e olha que nem faço tanto assim, mas parece que me toma todo o tempo. Gostaria muito de ganhar esse livro. Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Ah esqueci de deixar meu e-mail: martinsvalleria@ig.com.br (de Valery).

    ResponderEliminar
  31. Olá Rita. As dicas são ótimas e já me motivaram para muita organização da casa e do tempo. Para mim simplificação é a palavra de ordem, mas só o percebi ao ler o teu blog. Gostava de ver explorado o tema da forma como se lida com os amigos e família quando para estes a palavra de ordem é comprar. Eu fico calada, mas faz-me tanta "comichão" assistir ao consumismo desenfreado e à forma como nos tentam arrastar. Às pessoas não percebem que não temos porque não queremos. Beijos e continua o teu bom trabalho que inspira tanta gente!

    ResponderEliminar
  32. Olá Rita!!

    Adorei claro o giveaway, stop 321, stop running and start living.
    Os livros convidam-nos por vezes a serem consultados ou folheados e este assim o fez. As sapatilhas e o running tem muito a ver comigo, adoro correr por puro prazer, dá-me paz, digo aos amigos que é o meu anti-depressivo e afonte de energia diária, pois assim o é.
    Mas... o problema é que o dia continua uma correria...Encontrar as VERDADEIRAS prioridades,(destralhar)defenir objectivos válidos e valiosos,que nos preencham verdadeiramente, para ter mais tempo para ser, estão na minha agenda, gostaria encontrar sites, livros e a partilha da experiência da Rita.
    Ao destralhar o mundo exterior tb destralhamos o nosso mundo interior.

    Rita, a tua paixão é a motivação de muitos continua :)

    Rodriguesaldina@gmail.com

    ResponderEliminar
  33. Olá Rita
    Sou leitoura assidua do teu blog e gosto muito do que escreves.
    Parabéns por escreveres em Português.
    Tenho muita dificuldade em destralhar, pois tenho sempre medo de, um dia, vir a precisar. Mesmo assim, desde que leio o teu blog tem sido possivel fazer um esforço para melhorar neste sentido.
    Gostaria se saber: 1) como tiras as nóduas dos guardanapos de pano (comecei a usar mas não consigo dar conta das nódoas), 2) gostaria da receita do teu arroz de pato (deve ser fácil...) 3) como fazes com os brinquedos e objetos dos teus filhos? Livras-te dos brinquedos mesmo sem o cnsentimento das crianças? Eu tenho uma filha com 3 anos e nmão consigo convencê-la a dar quase brinquedos nenhuns! 4) Caso haja livros de minimalismo em Português, publica por favor. Consegui comprar "O Poder do Menos" do Leo Babauta!
    Grata pelas partilhas e beijinhos.
    Ana Margarida
    email: margarida.joao@gmail.com

    ResponderEliminar
  34. Olá Rita!

    Como eu gostava que me calhasse a mim o giveaway do ebook stop 321, stop running and start living...
    Tenho tentado controlar esta minha mania acumuladora, sobretudo de papeladas, recordações, etc, etc
    Gostaria de viver a minha vida de uma maneira mais organizada e destralhada..
    Gostaria de saber mais coisas sobre como aplicar o minimalismo a nossa vida diária de mães e donas de casa ( tenho 3 filhotes...), sobretudo, como incutimos o minimalismo aos nossos filhos quando são tão sujeitos ao consumismo alucinado de marcas e bens materiais que têm mesmo, mesmo que ter...
    Nós como adultos podemos escolher essa via, mas como a aplicamos à nossa maternidade/paternidade?
    Como criamos crianças livres de propaganda e bens desnecessários?
    Adoro o blog e tenho aprendido imenso e evoluido imenso nesta minha compulsão acumuladora...
    Para além de ser um meio de aprendizagem sou uma leitora compulsiva de livros e e-books e por isso era ouro sobre azul...
    Espero ter sorte e Obrigada pelo giveaway!!!


    :))


    Mia
    miu.miu.miak@gmail.com

    ResponderEliminar
  35. Adorei este giveaway...principalmente com um livro tão interessante.

    "De onde aparece tanta tralha???" perguntamos nós......
    Uma coisa hoje, outra amanhã.....
    Eu detesto bibelots....dão imenso trabalho para limpar...gosto de coisas práticas e poucas coisas de preferência...
    Mas MESMO ASSIM..tenho a casa cheia.....parece que PRECISO DE AJUDINHA!!!
    quasenosentas@hotmail.com

    ResponderEliminar
  36. :)

    sobre o que gostaria eu de ler? Sobre como começar e sobre como começar sem uma família com a mesma vontade ;)

    beijinho, obrigada por todas as partilhas que tens feito!

    ResponderEliminar
  37. Olá Rita!
    Encontrei teu blog no Vida Organizada e desde o comeco desse ano sou sua leitora assídua! Sou brasileira mas moro na Alemanha, e é sempre gostoso ler sobre minimalismo em Português... Adoro viajar e gostaria de saber com mais detalhes como transcorrem suas viagens a passeio, o que faz, se planeja todo o cronograma anteriormente, se se preocupa em trazer presentes, encomendas, lembranças, etc...
    Parabéns pelo blog!
    michela_schuldt@hotmail.com

    ResponderEliminar
  38. Olá Rita!
    sou leitora recente...encontrei o seu blog há cerca de um mês, por acaso, quando fazia uma pesquisa sobre "modo de vida simples", pois estava (estou) a passar uma fase em que me sentia sufocada com tudo à minha volta (vida profissional, tarefas domésticas, emoções...), dei por mim sempre a mil à hora e sempre com tudo por fazer e sem tempo para nada nem ninguém (tipo o coelho da alice no país das maravilhas). Foi o seu blog, que me fez o "click" que estava a precisar. devo dizer que comecei imediatamente a ler sobre o minimalismo (tb li o seu e-book - foi o 1º e adorei!)embora sinta que ainda estou a dar os primeiros passos nesta matéria esse e-book do giveaway vinha mesmo a calhar :)
    gosto de ler principalmente sobre como "destralhar" e gestão do tempo/organização de tarefas. foi por aqui que comecei e já vejo a luz ao fundo do túnel :)
    parabéns pelo blog e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  39. Olá Rita!
    Descobri o seu blog há pouco tempo. Estou a gostar imenso de o acompanhar. Gosto da forma simples, sincera e directa com que aborda os temas. Tenho especial interesse pela organização e gestão do tempo. Julgo que muitas vezes não rentabilizo o meu tempo e o meu trabalho tão bem quanto possível. Já me ajudou a melhorar o meu desempenho.
    Relativamente a este post, devo dizer que achei muito curioso o facto de ter abordado um e-book a autora do loving simple living. Pois dos e-books que recomendou num dos seus últimos posts, foi precisamente esse que me despertou mais interesse e pelo qual comecei. Confesso que só houve lá uma ideia para a qual ainda não estou totalmente convencida, o viver sem objectivos. Acho que até conseguir compreender esse conceito tenho um longo caminho pela frente. Pode ser que este novo e-book me ajude nesse caminho.
    Muito obrigada pela partilha de informação que vai fazendo e muitos parabéns pela força que transmite nas palavras que escreve.
    Eunice
    eunicerodrigues@msn.com

    ResponderEliminar
  40. Olá Rita!
    Como sabes e repito sempre que deixo um comentário, adoro o teu blog.
    Um dos temas que adorei foi sobre a frugalidade, pensar na qualidade de vida/qualidade do que se compra e não só na poupança. Gostei muito também dos teus posts sobre decoração, acho que os nossos gostos convergem nesse ponto.
    Agora sugestões para abordares... sendo completamente sincera diria mais do mesmo. Gosto que tenhas temas variados, tenho especial interesse por organização/gestão doméstica, gestão de tempo, "filosofia de vida" (pensamento positivo, focarmo-nos nos aspectos positivos). Estaria interessada em receitas "minimalistas", não é bem o tema do teu blog e sei que há milhares de blogs sobre receitas, mas seria interessante saber como geres o tempo na cozinha.
    Beijinhos e continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  41. Olá Rita,

    1) Comentario adicionado!
    2) Adoro seu blog, como sugestao posso dizer tudo o que tenha a ver com a questao minimalista: arrumacao minimalista, budget minimalista, como ensinar as criancas sobre os beneficios do minimalismo (ja que o normal é "ver = querer". como explicar que "voce nao precisa de mais tal coisa"), etc.
    3) Nao tenho blog, meu email é otsihpem@gmail.com

    Bjs,
    Roberta.

    ResponderEliminar
  42. Olá Rita!
    Descobri o seu blog há pouco tempo e simplesmente...adorooo!
    Adoro as ideias postas em prática, adoro a forma simples como escreve,etc.
    Tenho uma dúvida que talvez a Rita tenha conhecimentos para nos elucidar...Vi umas garrafas para os miúdos levarem para a escola com água, de modo a evitar o uso das de plástico, que são feitas de "alumínio".
    Já vi garrafas de inox, mas são caras, tendo em conta que miúdos facilmente perdem as coisas (pelo menos a minha criança!). Estas de alumínio são boas? Sei que usamos panelas de alumínio, mas a água o dia todo na garrafa, tem algum perigo de ser contaminada por metais pesados?
    Beijinhos
    cristina.m.monteiro[ARROBA]gmail.com

    ResponderEliminar
  43. Ola' Rita!
    Adoro o blog e os temas que mais me interessam neste momento estao relacionados com a gestao do tempo (desculpa, estou num teclado sem acentos), mas tenho achado todos uteis para dizer a verdade! :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  44. Olá Rita,

    1- Aqui está o meu comentário
    2 - Aprecio muito o teu blog e a tua partilha é deveras interessante.
    Gostaria que abordasses temas de moda / beleza. Por exemplo, cuidados que a mulher tem no seu dia-a-dia, e as soluções que tu propões tendo por base o teu conhecimento e experiência.
    Posso passar a três exemplos hipoteticos: Cuidados de pele, cabelo ou faça você mesmo (DIY).
    3- o meu blog é:
    neuzamariano.blogspot.com

    Obrigada <3

    ResponderEliminar
  45. olaré Rita!
    primeiro, quero voltar a agradecer a tua generosidade na partilha que fazes!
    é muito gratificante ver a forma descomplicada como partilhas a tua vida minimalista e focada.
    quanto ao livro, já ouvi falar muito bem dele e fiquei com vontade de o ler! quem sabe vem do algarve para a costa alentejana?! :)
    como seguidora diária do teu blog, todos os temas que aqui abordas são do meu interesse, mas gostava muito de saber um pouco mais sobre algumas coisas:
    - as formas minimalistas e naturais de tratar de nós (actualmente, cá em casa só usamos as receitas dos detergentes e produtos que partilhaste)
    - como partilhar o minimalismo com os que vivem connosco (especialmente com crianças)

    obrigada e muitos beijinhos desta costa alentejana,
    Xana
    [alexandra.baiao@gmail.com]

    ResponderEliminar
  46. Oi Rita! Eu amo seu blog, leio-o diariamente, não só pelo conteúdo, mas tb pela sinceridade e simplicidade como vc escreve. Sou brasileira e tb acompanho outros blogs de organização da vida e o seu é meu preferido.
    Eu não sou uma verdadeira minimalista, mas gosto dos conceitos e procuro adequá-los à minha vida aonde eles cabem. E em não sendo, os pontos que gostaria de ver tocados são:
    - o choque entre nossa vontade, talvez movida pela nossa cultura, de estar em conforto material e financeiro, e a vontade de "minimalizar" e de ser mais natural;
    - o quanto as metas são importantes, mas o quanto elas também podem sufocar e engessar, ao mesmo tempo, por vezes impedindo a manifestação da criatividade e espontaneidade.
    Obrigada por seus posts!!!
    Bjs
    Lu
    lucianafigueiredo.adv@gmail.com
    http://eu-espelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  47. Olá Rita,
    Adoro o teu blog e conceito de vida... quero a estabelecer objetivos para ser assim minimalista, mas não é fácil!
    O que gosto de ver no teu blog são as formas de nos organizarmos de modo a aproveitar melhor o tempo, mas também tudo o que origina poupanças!
    Beijinhos e obrigada por tudo o que nos escreves.
    Ana Rita
    anaritav25@gmail.com

    ResponderEliminar
  48. Ola Rita ! :)
    Adoro a forma simples como escreve e Adoro ler todos os temas abordados, mais e menos,sem duvida e a Rita consegue passar essa ideia p quem a le de uma forma tao simples e clara !!
    Parabens, grande dadiva !!
    Gostaria de ver abordados temas relacionados com o destralhamento de uma forma geral...Beijinhos e Obrigada
    isaribeiro.cardoso@gmail.com

    ResponderEliminar
  49. Olá,

    Gosto imenso do seu blog, acho fantastico tudo o escreve e diariamente venho ver o que se passa. Muitos parabéns.
    Uma vez que este seu blog tem imensa gente conectada, e porque estão a chegar, que tal falar sobre férias, dar ideias em geral e como as fazer de forma poupadinha...!
    Beijinhos e obrigada pelas dicas fabulosas.
    fcosta1967@hotmail.com
    (Filomena Costa)

    ResponderEliminar
  50. Olá!
    Sempre gostei de destralhar a casa!! É uma coisa que me dá mesmo prazer. Como dizes, é libertador. E tenho encontrado por aqui dicas excelentes.

    Gostava de ver aqui mais informação de livros em português (bem sei que é dificil, mas o meu inglês não é grande coisa e é frustrante!)

    Obrigada por todas as partilhas.
    vanessa_r_fernandes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  51. Olá!
    Gosto imenso dos temas que já aqui são abordados, na verdade não sei se há algo assim diferente que gostasse de ver abordado mas talvez o estabelecimento de rotinas quando há crianças mais pequenas, as actividades que se podem fazer com crianças, gostava de aprofundar temas como finanças e compras inteligentes e já agora, visto que se fala tanto de ebooks, qual o ereader aconselhado e dicas para o comprar baratinho.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  52. Olá :)

    Gostaria de participar, pelo que aqui está o meu comentário...

    Em relação aos assuntos, gosto muito dos conteúdos até agora postados (já sigo este blog algum tempo atrás), pois tenho aprendido muito sobre organizaçao, produtividade, reutilização e organização de produtos domesticos, decoração, e muitos muitos mais...

    Obrigada por tudo que partilhas, e acima de tudo por este passatempo! :)

    Sem outro assunto, apresento os meus melhores cumprimentos,

    Martinho Costa
    www.martinhocosta.net
    martinhocosta86[at]gmail.com

    ResponderEliminar
  53. Olá Rita, descobri recentemente o teu blog, naquelas andanças de blogue em blogue e tenho vindo a ler os arquivos e a reflectir sobre estes assuntos. Os temas que mais me interessam são as finanças e a organização doméstica, possivelmente porque são as áreas onde mais tenho para andar :-)

    Obrigada pelas tuas partilhas,
    Rita Matos Oliveira
    http://acaminhodoeu.blogspot.com
    rmatosoliveira[at]gmail.com

    ResponderEliminar
  54. Olá, Rita.

    Este blog inspirou-me a fazer mudanças muito boas, muito obrigada.
    Eu tenho uma profissão em que lido com muita informação diariamente, muitos contactos e muitos assuntos diferentes. Gostava de ler mais sobre simplificação no trabalho e sobre como organizar o tempo, o espaço e a informação. Também tenho horários variáveis, o que me leva a outro problema: como conseguir manter hábitos e rotinas semanais (escrever no blog, fazer desporto, tratar da casa, etc) quando sabemos como começa o nosso dia, mas não como e quando acaba?

    Beijinhos

    Dora

    ResponderEliminar
  55. OLá Rita...
    Embora ainda não tenha comentado por aqui, venho a este cantinho praticamente todos os dias em busca de inspiração para a minimização/destralhamento de coisas/detergentes caseiros, etc. Este blog é excelente, fresco, arejado. Tenho lido praticamente todos os posts deste seu blog com um brilhozinho nos olhos. =)

    Quanto aos temas/tópicos que gostaria de ver seriam, sem dúvida, a organização do lar, DIY (das diversas áreas que goste e gostaria de partilhar connosco), receitas caseiras de máscaras faciais, exfoliantes, sabonetes artesanais.

    Bejinhos e obrigada pela partilha de conhecimentos. =)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...