02/11/2013

Ashtanga diary: 27 out - 2 nov 2013

Domingo, 27 Outubro 2013

Aproveitei a mudança da hora para dormir muito e acordar às 8h, ou 7h no horário de inverno. Pratiquei toda a primeira série, mas não fiz todas as vinyasas entre os asanas.

Na sequência em pé o que precisa de mais trabalho é Ardha Baddha Padmottanasana. Só num dos lados é que consigo agarrar o pé, mas é o dedo pequenino, não o dedo grande como é suposto.  Fiquei muito feliz porque finalmente toquei com a cabeça no chão no Prasarita Padottanasana; tê-lo conseguido pela primeira vez de manhã, com o corpo muito menos flexível, foi obra!

Os asanas da primeira série... uns óptimos, outros péssimos, mas é mesmo assim. O importante é que vejo evolução de semana para semana. Sarvangasana e os outros asanas que lhe seguem suportados pelos ombros são difíceis para mim de manhã... Mas Urdhva Dandasana está a melhorar!

Segunda, 28 Outubro 2013

Acordei às 7h. Comecei com as saudações ao sol, mas o meu ombro direito não gostou nada... Tentei fazer mais algumas, mas o ombro não ajudou. Os saltos para trás para Chaturanga fazem-me doer o ombro. De vez em quando tenho umas tendinites nos ombros e nestas alturas mais vale não forçá-los... Optei por fazer Pranayama, que é geralmente esquecido... Kapala bhati, Anuloma Viloma, Bhramari, seguido de uns 10 minutos de meditação na varanda (ainda está tempo de verão no Algarve)... Amanhã tenho que aquecer bem os ombros antes de começar as saudações ao sol. Não quero perder outro dia de prática.

Terça, 29 Outubro 2013

Acordei antes das 7h, mas esperei até o despertador tocar às 7h para sair da cama. Às 7h15 estava no tapete. Antes da prática matinal de ashtanga tenho que fazer um pequeno aquecimento. Começar logo com as saudações ao sol é demasiado violento... Fiz o aquecimento e 8 voltas do Surya Namaskar clássico. Não quis forçar o ombro com os saltos das saudações ao sol do Ahstanga Vinyasa... Segui para a sequência em pé e fiz tudo menos os últimos 4 asanas (Ardha Baddha Padmottanasana, Utkatasana e os Virabhadrasanas) porque já não tive tempo. Seguiram-se 5 minutos de relaxamento, uns pranayamas rápidos (kapala bhati e anulola viloma) e 5 minutos de meditação. Idealmente seria 10-15 minutos de relaxamento, 10 minutos de pranayama e pelo menos 10 de meditação. Para a semana, como vou passar a acordar 15 minutos mais cedo, já terei mais tempo. O plano que delineei aqui está a correr bem!

Quarta, 30 Outubro 2013

Acordei à hora pretendida, 7h, mas um dos meus filhos acordou também e foi enroscar-se comigo na cama... não houve prática nessa manhã... nem à tarde...

Quinta, 31 Outubro 2013

Acordei às 7h como planeado, fui para a sala, vesti-me e estava a preparar-me para iniciar a prática quando os meus dois filhos acordam e vão para a sala também... Podia ter pegado no tapete e ido para o escritório praticar, mas em vez disso liguei o computador e trabalhei um pouco...

Sexta, 1 Novembro 2013

Acordei às 7h. Não pratiquei. A semana não está a ser das melhores... À tarde a dor no ombro voltou. Pratiquei um pouco à tarde, coisas leves, mas a dor continuou a aumentar. À noite a dor era quase insuportável...

Sábado, 2 Novembro 2013

Apesar de ser sábado, acordei também às 7h. Sábado é dia de descanso; não há prática de Ashtanga Vinyasa. O ombro continua a doer... Depois de um dia cheio de actividades, sinto imensa necessidade de meditar... Em vez disso, acho que vou para a cama. Passa um pouco das 8 da noite... Amanhã a alvorada é às 6h45!

1 comentário:

  1. As melhoras para o teu ombro Rita! Realmente não deves forçar, mas mais que isso não deves desmoralizar, pois a vontade de praticar quando se tem uma parte do corpo doente é menor! Go girl!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...