Como estou de férias, vou re-publicar alguns posts mais antigos... este é de 4 de outubro de 2011.
~~~
~~~
O meu blog anterior (do alto das minhas sabrinas) nasceu numa das alturas mais complicadas da minha vida (quando estava a preparar a defesa do doutoramento). Começou por ser um blog onde partilhava as pequenas mudanças que estava a fazer no meu dia-a-dia em direcção a uma vida mais "verde", visto que tomei a decisão consciente de diminuir a minha pegada ecológica. Como aconteceu com os meus blogs anteriores, que eram focados em temas específicos, rapidamente me cansei de ser definida apenas por uma coisa, como Rita, a crafter, ou a Rita ecológica ou a Rita, cientista ocupada. Sou uma pessoa com interesses ecléticos e queria um blog que reflectisse isso.
Nesse outro blog partilhei as muitas mudanças que experimentei em direcção a uma vida mais verde. Hoje quero partilhar convosco as alterações que realmente tenho mantido.
1) Evitar o uso de aquecedores/ventoinhas/ar condicionado, abrindo e fechando as persianas das janelas consoante o tempo lá fora. Ou seja, no inverno deixo as persianas abertas durante o dia para entrar sol e calor, e no verão fecho-as para evitar a entrada do sol e assim manter a casa fresca.
Nesse outro blog partilhei as muitas mudanças que experimentei em direcção a uma vida mais verde. Hoje quero partilhar convosco as alterações que realmente tenho mantido.
1) Evitar o uso de aquecedores/ventoinhas/ar condicionado, abrindo e fechando as persianas das janelas consoante o tempo lá fora. Ou seja, no inverno deixo as persianas abertas durante o dia para entrar sol e calor, e no verão fecho-as para evitar a entrada do sol e assim manter a casa fresca.
2) Reciclar tudo o que seja reciclável (papel, vidro, metal, plástico). Esta é óbvia, fácil, e não percebo porque é que não há mais gente a fazê-lo... Reciclar é só vantagens! O vidro e as latas de metal são 100% recicláveis e podem ser reciclados indefinidamente. A reciclagem de 1 tonelada de papel evita o abate de 15 a 20 árvores e poupa 2 mil litros de água. Ao reciclar plástico poupa-se energia e matérias-primas (petróleo).
3) Aderir às facturas electrónicas. Sim, odeio acumular papel... E para quê mais um papel e mais um envelope? As facturas em formato pdf podem ser guardadas no computador, onde ocupam muito pouco espaço e assim evitam-se os gastos com papel e tinta.
4) Desligar o computador ao fim do dia. Tanto em casa como no trabalho.
5) Usar lâmpadas de baixo consumo. Tirando 1 ou 2, todas as lâmpadas cá de casa são fluorescentes compactas. A substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo ou muito baixo consumo (fluorescentes e LEDS) é uma das medidas mais fáceis para diminuir o gasto de energia e, consequentemente, as emissões de CO2 para a atmosfera.
6) Tomar duches rápidos. Faço-o, não por razões ecológicas, mas porque tenho mais que fazer... A conta da água agradece.
7) Lavar as mãos e a cara com água fria. Aliás, lavar a cara com água quente sempre me fez impressão...
8) Secar a roupa ao ar. Bem, nesta tenho sorte, pois vivo no Algarve. Mesmo no Inverno, a roupa seca bem (desde que não apanhe chuva, claro).
9) Aproveitar todas as potencialidades das bibliotecas públicas. Agora que doei dezenas de livros à biblioteca, quero aproveitá-la ainda mais. Na biblioteca cá do sítio é livros, é revistas, CDs, DVDs, actividades para os miúdos... tudo grátis. Portanto, além de poupar, não acumulo mais livros e CDs em casa. E com os prazos de entrega, é da maneira que de facto leio/ouço/vejo o que trago para casa.
10) No Natal e aniversários, presentear família e amigos com coisas feitas por mim. Desde que comecei a costurar, é o que faço, e dá-me muito mais prazer oferecer coisas feitas por mim, com amor e carinho, que coisas impessoais, fabricadas em massa. Na altura, aderi logo à causa Buy Handmade, em que nos comprometemos a oferecer apenas produtos feitos à mão.
11) Ou dar outras prendas minimalistas, que usam menos recursos e evitam o acumular de tralha em casa. Falei disso aqui.
10) No Natal e aniversários, presentear família e amigos com coisas feitas por mim. Desde que comecei a costurar, é o que faço, e dá-me muito mais prazer oferecer coisas feitas por mim, com amor e carinho, que coisas impessoais, fabricadas em massa. Na altura, aderi logo à causa Buy Handmade, em que nos comprometemos a oferecer apenas produtos feitos à mão.
11) Ou dar outras prendas minimalistas, que usam menos recursos e evitam o acumular de tralha em casa. Falei disso aqui.
12) Não acender a luz da casa de banho. Durante o dia não é necessário, pois a casa de banho tem janela. À noite, a luz que vem dos candeeiros da rua é suficiente para tomar banho e usar a sanita. Só acendo a luz para tratar da cara, do cabelo e dos dentes.
13) Lavar a roupa na máquina de lavar a baixa temperatura. Esta sempre fiz, mas mais por medo de estragar alguma peça mais sensível...
14) Usar ambos os lados das folhas. Tenho um tabuleiro de folhas de rascunho, impressas de um lado, que podem ser usadas para imprimir no outro ou para tirar apontamentos, fazer listas, etc.
15) Diminuir as margens dos documentos do Word para poupar papel. Faço-o há muito tempo, mas começou por motivos estéticos. Geralmente uso margens de 2 cm dos lados, em cima e em baixo, mas às vezes reduzo mais para caber tudo numa só folha.
16) Comprar coisas em segunda mão. Há cerca de 2 anos comecei a comprar sobretudo roupa e livros em sites de venda de usados, como o Miau. Adoro, também já vendi algumas coisas, e correu sempre bem. Não me faz impressão nenhuma usar coisas que já foram usadas por outras pessoas, e devo dizer que um dos meus vestidos preferidos foi comprado em 2ª mão.
17) Usar incenso em vez de ambientadores. Sempre gostei muito mais do cheiro do incenso... E sai mais barato.
18) Comer gelados em cone em vez de copo de plástico. Desde sempre, adoro a bolacha!
19) Acordar de manhã com o Sol e não com despertadores. Esta funciona bem sobretudo no Verão. O ano passado, em Outubro, antes da mudança de hora, eu andava desesperada, pois às 7 da manhã ainda era de noite e eu não acordava... Mas sempre fiz isto, desde pequena, e durmo sempre com o estore do quarto, não todo aberto, mas o suficiente para entrar bastante luz de manhã. E como o meu quarto está virado a Este e não tenho prédios a tapar o Sol, mal ele nasce, entra-me logo pelo quarto adentro. E assim o despertar é muito mais natural. Agora já estou mais disciplinada e acordo geralmente às 6 da manhã, mesmo ainda sendo de noite.
20) Fazer backups do trabalho em pens USB e discos rígidos externos em vez de CDs. Mas alguém ainda usa CDs para isso??
21) Usar ao máximo a máquina de costura para fazer coisas para a casa, roupa, arranjos, prendas, etc. Costurar é dos meus hobbies favoritos, e só tenho pena de não ter mais tempo para dedicar a esta actividade tão compensadora.
22) Preferir embalagens de vidro em vez de plástico. Além de o vidro ser 100% reciclável, posso usar todos os boiões, frasquinhos e garrafas para os meus produtos caseiros de limpeza e beleza.
23) Aproveitar toda a água que possa ser aproveitada. A água da chuva e a água do banho (aquela que fica a correr enquanto não vem a água quente). Pus um canteiro vazio na varanda virado para fora para apanhar a água da chuva, e baldes nas casas de banho para a água do banho. Com a água da chuva rego as plantas, a do banho uso na sanita, em vez do autoclismo.
24) Falar de alternativas ecológicas a familiares, amigos e desconhecidos. Seja em pessoa ou através da internet!
25) Usar lenços de tecido para assoar em vez de lenços de papel. Uso lençóis velhos para isso. Corto quadrados com cerca de 20 cm de lado com uma tesoura zigzag e está feito.
26) Lavar a louça com água fria e não deixar a torneira a correr.
27) Usar um copo para lavar os dentes. Há um ano atrás fiz o teste: com a água a correr gasto 2 litros de água; com um copo gasto 250 mL.
28) Usar produtos de beleza naturais e feitos em casa. Alternativa ecológica e económica. Falei disso aqui.
29) Usar papel higiénico e papel de cozinha reciclado. Fácil, e o papel higiénico reciclado do Pingo Doce até é mais barato que o normal!
30) Fazer várias alterações no computador para poupar energia. Alterei o fundo do ambiente de trabalho para um mais escuro, diminui o brilho do monitor, alterei a protecção de ecran para uma toda preta, e instalei a Ecofont para imprimir documentos e poupar tinta.
31) Ir mais vezes a pé para o trabalho. Além de poupar gasolina, faço exercício físico!
32) Usar uma garrafa de água reutilizável em vez de garrafas de plástico. Uma garrafa Sigg, por exemplo, que são bem giras e resistentes.
33) Comprar produtos nacionais. Ando obcecada com o 560 e só não compro 560 quando não há...
34) Usar sacos de compras em tecido. Tenho sempre um comigo, mas se as compras não couberem todas, acabo por levar sacos de plástico, que reutilizo como sacos de lixo.
35) Rejeitar os sacos das lojas quando compro alguma coisa. Aceito quando são de papel, para usar como saco para a reciclagem de papel.
36) Aproveitar papel de embrulho e envelopes. Agora não vai nada fora!
37) Comprar apenas peixe de espécies não ameaçadas. O Greenpeace disponibiliza uma lista de espécies que não devemos comprar.
38) Usar apenas 1 copo por dia. Em vez de tirar um copo para beber água e pôr na pia para lavar, mantenho-o junto do dispensador de água e uso-o 2 ou 3 dias seguidos.
39) Comprar chá em folhas em vez de pacotes. Faço isso com o chá verde, mas ainda tenho muitos pacotinhos de chá cá em casa para gastar...
40) Não usar secadores de mãos nem toalhas de papel em casas de banho públicas. Levei uma toalhinha para o gabinete para secar as mãos. Noutros sítios, secar as mãos nas calças de ganga sempre funcionou muito bem!
>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!
adorei este post, muito inspirador! Tirando o topico sobre o peixe e o copo de agua enquanto se lava os dentes, sigo tudo o resto. Estamos no bom caminho!
ResponderEliminarRita Domingues,
ResponderEliminarLeio sempre seu blogue que me chega via e-mail , sempre muito apelativos, mas este de hoje está o máximo, com a sua licença vou levá-lo para que outras pessoas o leiam e quem sabe sigam as suas dicas, achei engraçado como duas pessoas (nós) que não se conhecem que são de sítios diferentes e com formação académica diferente também seguem as mesmas formas de vida (bem tem para aí um ponto ou outro que eu não sigo - por exemplo o dos livros e cds, ainda não cheguei ao seu patamar, adoro tocar meus livros, dificilmente os empresto pois vão mas não vêm e como tenho por hábito sublinhar ou escrever na lateral ficam muito pessoais), devemos ter sido educadas com os mesmos valores. Tudo de bom para si e sua família e aproveito para lhe desejar uma Santa Páscoa. Beijos Júlia julia.vieira@sapo.pt