21/04/2014

A importância dos Moon Days, ou dias de Lua, na prática de Yoga

via

Quem pratica Ashtanga Vinyasa Yoga sabe que tradicionalmente não se pratica nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Os motivos são simples. Nos dias que antecedem a Lua Cheia há um aumento dos fluidos no corpo que conduzem geralmente a um aumento de energia e, consequentemente, a uma sobre-estimulação do corpo. Na Lua Nova acontece o oposto. Os fluidos diminuem, assim como a energia; as articulações ficam mais secas e a probabilidade de ocorrência de lesões é maior.

Os calendários das fases lunares são geralmente usados pelos ashtangis (praticantes de ashtanga yoga) para verificar quais os dias em que não se deverá praticar. No entanto, de acordo com Mathew Sweeney no seu livro Ashtanga Yoga As It Is, o que interessa não é o dia em que ocorre a Lua, mas sim as 24 horas antes do pico da Lua. É durante essas 24 horas que precedem o pico da Lua Cheia ou da Lua Nova que não se deve praticar.

Por exemplo, em Junho a Lua Cheia é no dia 13 às 5h11 da manhã. Não se deverá praticar nas 24 horas anteriores, ou seja, das 5h11 de dia 12 até às 5h11 de dia 13. Às 6 da manhã de dia 13 já se pode praticar, pois a Lua já passou o pico.

Olhar só para o dia da Lua não é, portanto, suficiente -  é necessário conhecer também a hora do pico das Luas Cheias e Novas.

Aqui ficam os dias e horas das fases lunares em Portugal até ao final do ano (fonte). Não se deverá praticar, portanto, nas 24 horas que antecedem essa hora.

29 Abril 07h14 (nova)

14 Maio 20h16 (cheia)
28 Maio 19h40

13 Junho 05h11
27 Junho 09h08

12 Julho 12h25
26 Julho 23h42

10 Agosto 19h09
25 Agosto 15h13

9 Setembro 02h38
24 Setembro 07h14

8 Outubro 11h51
23 Outubro 22h57

6 Novembro 22h23
22 Novembro 12h32

6 Dezembro 12h27
22 Dezembro 01h36


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

7 comentários:

  1. Olá Rita,
    também trabalho em ciência e, também, como tu, dou importância às fases da lua em várias coisas que afectam os nossos ritmos e os ritmos de outros seres vivos.

    mas...qual é a razão científica para isso? é a mesma que relaciona as fases da lua com as marés (a gravidade a mexer com a água, no nosso corpo da mesma maneira)?

    já tentei encontrar essa explicação, e deparo-me sempre com a mesma dúvida - apesar de haver inúmeros relatos e opiniões de que há uma relação (numero de partos, ciclo menstrual, colheitas e sementeiras) fico sempre a pensar se não será mais uma coincidência do que uma causa-efeito...

    beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando penso como cientista, também fico na dúvida. Por exemplo, o efeito da lua nas marés só é visível em grandes massas de água... Em rios, lagos e outras massas de água fechadas não há marés... será que a Lua tem esse efeito nos nossos fluidos corporais? Mas isto do yoga é uma tradição, não tem que ter uma explicação racional...

      Eliminar
    2. é isso, nem tudo tem de ser explicado de uma forma tão racional. mesmo que a razão esteja lá...

      Eliminar
  2. Eu achei essa informação incrível!!!
    Acho que mesmo que uma coisa não seja visível ela acontece, né? rs



    ResponderEliminar
  3. Olha ela de volta!!! Bem-vinda, dona menina. Estávamos com saudades! (Eu estava, pelo menos) :-P

    Sobre a lua, bem, já que você tocou no assunto, se fazer yoga é problema, meditar é maravilhoso. Se um dia você se animar de puxar uma corrente de meditação na lua cheia, to nela! Mesmo que estejamos em continentes diferentes, estamos no mesmo planeta, já é alguma coisa. :-)

    Beijos e abraços brasileiros e curiosos para saber como foi o retiro,

    Cintia

    ResponderEliminar
  4. Eu sou uma principiante em yoga mas sinto-me muito perdida com as várias correntes que existem... achei muito interessante esta relação com a lua e a yoga mas penso que a maioria dos centros não respeita esta questão. Pelo menos nunca me fizeram esta advertência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que isto é só no Ashtanga, que é o estilo que eu pratico...

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...