14/04/2014

O problema da meta-tralha

Como estou de férias, vou re-publicar alguns posts mais antigos... este é de 28 novembro 2011.

~~~

Adorei a primeira vez que li na net sobre o conceito de meta-stuff, ou meta-coisas, que são as coisas para guardar outras coisas (caixas, organizadores, pastas, dossiers e afins).

O problema é que quando se eliminam coisas, as meta-coisas ficam vazias e deixam de ter utilidade. Eu já tive que me livrar (leia-se dar ou vender) de várias peças de mobília que ficaram sem nada lá dentro (ou em cima). 

O aparador da sala e dois camiseiros do quarto ficaram vazios; três estantes grandes do escritório foram substituídas por uma parecida com a Billy (mas comprada no Aki); já tive um aparador grande no escritório que também esvaziei; três estantes do quarto dos miúdos foram substituídas por duas Expedit; uma mesa de centro e uma de apoio da sala foram substituídas por uma só mesa de centro (que era a minha antiga secretária à qual tirámos altura); uma antiga mesa de cabeceira que guardava tralha numa das varandas foi fora; várias caixas de arrumação Samla que tinha debaixo da cama foram esvaziadas, assim como dezenas de pastas de arquivo e dossiers de argolas, para não falar de mais umas quantas caixas, cestos e caixinhas, e muitos, mas muitos cabides... Também fiquei com vasos e jarras vazios e outros objectos decorativos deixaram de ter lugar nas superfícies (que se querem o mais vazias possível).

Não tive problema nenhum em livrar-me das meta-coisas grandes - mobília (alguma dei, outra vendi). O problema surgiu com as meta-coisas mais pequenas - as caixas, as pastas, os dossiers e os objectos decorativos.

Meta-tralha

Não sei o que lhes faça... Na minha cabeça penso que essas meta-coisas poderão ser úteis um dia - mas se assim for, quer dizer que vou estar a acumular tralha... Por enquanto a situação é esta:

~ as caixas Samla estão na arrecadação com os tais objectos decorativos
~ os cabides (os piores, metálicos) vou pô-los ao pé do caixote do lixo (pode ser que alguém leve) 
~ algumas caixas vou guardar dentro das Samla (que ganham o estatuto de meta-meta-coisas - coisas para guardar coisas que servem para guardar coisas) 
~ em relação às pastas de arquivo e dossiers (que estão dentro de uma Samla) estou a pensar dizer aos meus colegas para ver se alguém quer...

 Meta-coisas guardadas numa meta-meta-coisa

Cabides

Dossiers

E vocês, o que fazem à meta-tralha?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

4 comentários:

  1. Eu guardava tudo mas o meu marido deita tudo fora!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida alguma, quanto mais organizadores, potinhos, estojos, caixinhas compramos, mais tralha guardamos. Criamos a necessidade de meter algo dentro do organizador. Se fizéssemos o contrário, ou seja, procurar um organizador quando tivéssemos algo para colocar dentro dele, juntaríamos bem menos. Tenho um armário cheio de meta-tralhas! Pequenos, médios e grandes. Estão ali há mais de um ano, desde uma grande destralha que fiz. Às vezes dou a meus filhos para que coloquem peças de jogo e umas tantas vezes já joguei alguns fora...

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita,
    Normalmente essas coisas que já não quero pergunto se a empregada «conhece alguém que queira...», ela diz sempre que quer; depois escolhe e dá a outras pessoas.
    Por mim óptimo... eu livro-me das coisas e é útil a ela e a outras pessoas.
    Se acho que já não está em condições para dar, (mas pode haver alguém que queira) coloco ao pé do contentor do lixo e, passado um bocado já lá não está.
    Os livros dou na biblioteca da zona, os dossiers podem ser doados a instituições se não tivermos conhecidos a quem dar.
    A única coisa que não coloco junto a contentores é roupa, pois infelizmente abrem os sacos e depois fica tudo espalhado pela rua e acaba por não ir para ninguém. Se são peças que se rasgaram dou a uma amiga que faz trabalhos de costura e restauros e está sempre a pedir tecidos.
    Bjs,
    Teresa C

    ResponderEliminar
  4. Olha curiosamente ando a destralhar e como sempre fiz caixas de caixas para colocar tralha e elas se estragaram, precisava de caixas para guardar a tralha miuda...que são normalmente acessórios/fitas/berloques para reutilizar em criações artesanato, etc...ou seja: o percurso inverso. (nunca compro caixas para vir a guardar coisas ou tralha)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...