05/11/2014

Como combater a personalidade sombra

Tal como qualquer pessoa, tenho alturas em que estou stressada, desorientada, desmotivada, ansiosa - dias em que não me sinto eu. De acordo com as teorias da personalidade de Jung e Myers-Briggs, nestas alturas emerge a nossa personalidade sombra - que é o oposto daquilo que realmente somos. Esses dias são muito claros para mim - fico mais faladora, mais extrovertida, não dou atenção à minha intuição e esqueço a organização (exactamente o oposto do meu eu normal: introvertida, intuitiva, organizada...). Não gosto de me sentir assim e afecta-me mesmo o dia a dia. Não consigo concentrar-me no trabalho, não faço o que tenho a fazer em casa, procrastino mais, até fazer yoga me aborrece.

Mas quem diria que estes sintomas são fácil e rapidamente resolvidos? Aqui ficam algumas maneiras, testadas por mim e por outros, de nos centrarmos em dias mais difíceis.

> Respirar
Sim, nós estamos sempre a respirar, mas nem temos consciência disso. A ideia aqui é parar, fechar os olhos e sentirmos a respiração. Respirar fundo algumas vezes, de forma consciente, devagar, pausadamente, não pensando em mais nada. Algumas respirações destas fazem logo a diferença!

> Não fazer nada
Quando estou ao computador e começo a ficar irrequieta, uma boa solução é ir lá para fora, sentar-me num degrau e não fazer nada. Fico apenas a observar os meus pensamentos ou o que se passa à minha volta.

> Dar um passeio
Outra solução é andar um pouco a pé. Nem precisa ser na rua. Às vezes ando pelos corredores do edifício, subo e desco escadas - por um lado, faço exercício físico, por outro, descanso a cabeça.

> Meditar
Ao contrário do que se pensa, uma pequena meditação pode ser feita em qualquer sítio. No gabinete, na rua, a andar, num banco de jardim, nos transportes públicos. Meditar é focar a nossa atenção num só objecto. Pode ser a respiração, os sons, as sensações que temos no corpo, um mantra... Meditar durante alguns minutos renova o espírito, acalma a mente, e vemos logo as coisas por outro prisma.

> Resumidamente, parar.


E tu, o que fazes naqueles dias em que não te sentes "tu"?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

15 comentários:

  1. Que interessante! E isso pode durar muitas semanas? Tenho me sentido assim desde agosto, quando minha rotina foi alterada no trabalho e por alguns problemas pessoais. Fiquei mais irritada, meu senso de organização sumiu, comecei a fazer as coisas sem prestar atenção, a gastar, a falar e a comer demais. Só agora parece que estou voltando ao meu eixo, fazendo as coisas com atenção, voltando a me organizar no trabalho, em casa e nos meus gastos. Vou por em prática seus ensinamentos, obrigada.
    Beijos do Brasil
    Kathia

    ResponderEliminar
  2. Interessantíssima essa reflexão, Rita. Não conhecia essa teoria das personalidades mas me deu uma bela luz a respeito de como eu tenho me sentido!

    Fico exatamente como você disse: irritada, procrastinadora... não me sinto eu e me sinto mal por me sentir assim.

    ResponderEliminar
  3. Nos dias que não me sinto eu fico mais irritada, desmotivada e muito mas mesmo muito procrastinadora. E ultimamente tenho me sentido assim muitas vezes, sem ter qualquer razão para isso. Vou seguir as tuas dicas! Também tenho tentado implementar o hábito de meditar todos os dias, mas não anda a correr muito bem, porque já falhei alguns dias. Mas não posso desistir!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Nesses dias tento dar uma volta ou fazer desporto.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. Quando essa nuvem negra paira sobre a minha cabeça a minha solução é comer doces :D
    Ainda não percebi porquê, mas o açúcar tem o dom de fazer com que tudo fique bem.
    Para além disso fazer reiki e ir passear à beira mar ajuda imenso.

    ResponderEliminar
  6. que mantra recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual ta intuição recomenda? Qual gostas? Que mensagem dita ao menos 108 vezes pode fazer com que se sintas mais centrado e calmo? Aprendi "Deus é amor, eu sou amor". É em português para que reflitamos sobre nosso amor. O quanto de nós é amor?
      Mais interrogações que pontos finais...

      Eliminar
  7. Fazer uma bonita caminhada e como sou uma felizarda de viver perto do mar , é o que me relaxa, e volto sempre com outro prisma do que me atormenta.

    ResponderEliminar
  8. Paro, respiro e oro a Deus para encontrar serenidade.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Gostei tanto do seu blog! E identifiquei-me bastante com este post em particular. Parabéns pelo blog! :D

    ResponderEliminar
  10. Querida Rita,
    Quando me sinto assim leio as escrituras sagradas, especialmente os Salmos, que transformo em minhas orações a Deus, pedindo a Ele que leve a ansiedade embora. Então, me acalmo.
    Muitas coisas em nossa vida estão fora de nosso controle, e é Deus quem cuida de nós. Geralmente quando queremos fazer tudo por nossas próprias forças, sem colocar nas mãos Dele é que nos sentimos assim.
    Gosto muito do Salmo 34.
    Fique com Deus,
    Abraços
    Aline
    Brasil

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, realmente quando temos uma "paragem" na escrita, o que por vezes me acalma é fazer zapping na TV, jogar no meu smartphone...algo que me tire de frente do campo de edição de Wordpress do meu blogue.

    Cumprimentos
    Carlos Soares

    ResponderEliminar
  12. Aprendi isso recentemente, ha uns meses, e tal como tu, quando isso me acontece opto por meditar. Nem que seja so uns minutos caso esteja no trabalho, vou para a cozinha por exemplo, sento-me e medito uns minutos.
    Se estiver em casa, faço meditação activa... mais demorada ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...