Uma das maiores mudanças que fiz em casa quando abracei um estilo de vida mais simples e mais sustentável, foi começar a usar produtos de limpeza mais "verdes". Já experimentei várias receitas e vários produtos, mas gosto de manter as coisas simples e usar o mínimo de produtos possível.
O vinagre é o meu favorito! Uso-o para quase tudo, por causa do seu poder desinfectante! Depois de experimentar várias receitas, umas com mais outras com menos vinagre, adoptei esta:
> meio litro de vinagre de vinho branco
> meio litro de água
> um fio de Fairy
> algumas gotas de óleo essencial (opcional)
Tenho frascos de spray com esta mistura na cozinha e casas de banho, e uso-a para limpar e desinfectar bancadas, fogão, electrodomésticos, caixotes do lixo, tábuas de cortar, louça cheia de gordura, louças sanitárias, azulejos, caixote dos gatos, tapetes de yoga, vidros, espelhos, e todos os móveis excepto os de madeira. Quando é necessário um maior poder de limpeza, como para as sanitas, posso adicionar um pouco de bicarbonato de sódio. Também uso vinagre puro, bicarbonato de sódio e água quente para desinfectar as garrafas Sigg. Para lavar o chão, coloco cerca de meia chávena de vinagre puro para meio balde de água quente, umas gotas de Fairy e umas gotas de óleo essencial. Não é que o chão fique a cheirar a vinagre, mas com as gotas do óleo fica um cheiro mais agradável.
O vinagre de cidra também tem várias aplicações. Por exemplo, uso-o na máquina de lavar roupa como amaciador; coloco menos de meia chávena e umas 5 gotas de óleo essencial. O vinagre de cidra também pode ser usado como amaciador de cabelo! Sim, já usei e garanto que o cabelo não fica a cheirar a vinagre.
A única coisa na qual não consigo mesmo pôr vinagre... é na comida!
E tu, és adepta do vinagre e de outros produtos de limpeza verdes?
>>>>>
Olá Rita!
ResponderEliminarJá há muito que ouço falar nestas opções mais "verdes" e isso agrada-me! Mas confesso que nunca o fiz com receio do cheiro a vinagre... Tenho de ter coragem e experimentar.
Beijinhos,
Carina
O cheiro desaparece logo!
EliminarOi Rita!!
ResponderEliminarSou brasileira, conheci seu blog por intermédio do blog da Thais Godinho, e tenho gostado muito!
Faz um tempo que também faço uso do vinagre na limpeza de casa. Inclusive me indicaram que, na lavagem de roupas brancas, ele ajuda tb a deixá-las mais branquinhas ainda, no enxague!
Beijo!
LOL idem!! ahahah tb adoro para limpezas mas ODEIO na comida :DDD
ResponderEliminarSó tenho medo de usar nas bancadas de granito (até pq a casa é alugada), aí uso apenas agua+Fairy.
Eu também uso o vinagre para tudo, até o marido usa para limpar as bicicletas, ficam a brilhar :) Em vez de óleo costumo colocar um pouquinho de amaciador da roupa!
ResponderEliminarOi Rita!
ResponderEliminaràs vezes uso o vinagre, às vezes compro os produtos, sempre depende da 'fase', fico às vezes achando que o vinagre é fraco para limpar.
mas quanto a não aceitar vinagre na comida, isso me leva o motivo de ter aberto seu blogue hoje para ler: estou iniciando a conhecer ayurveda, e assim como você sou pitta e não aceito vinagre de jeito nenhum. me dá arrepios só de imaginar (apesar de adorar o limão).
talvez tenha conexão? aliás, seria excelente se você falasse um pouco sobre a alimentação, o que acha da sugestão?
beijos
Eu odeio limão! Bebo de manhã porque faz bem, mas não gosto nada! Os pitta costumam ter problemas com coisas picantes... logo escrevo mais sobre isso, obrigada pela sugestão!
EliminarEu por acaso ODEIO vinagre, como disse, mas ADORO limão e substituo tudo por limão... por mim punha limão em toda a comida... tal como ODEIO cebola e substituo por alho-francês sempre que possível... mas gosto de picantes, apesar de não usar por hábito - mas fiquei curiosa qto a ayurveda nesse sentido! vou pesquisar e fico a aguardar o post! ;)
ResponderEliminarObgda Rita, sempre a aprendermos aqui no seu blogue!!
Olá. Sou fã do vinagre também. Para além de gostar do resultado enquanto desinfectante e produto de limpeza, ADORO o cheiro (que acaba por desaparecer em pouco tempo). O bicarbonato é o meu segundo aliado favorito.
ResponderEliminarGosto muito dos posts deste blog. ;)
Eu cheguei a usar o vinagre, mas achei pouco prático. Tinha de ter sempre várias garrafas em casa, que aquilo gasta-se muito! Até que alguém disse aqui que usava o liquido amoniacal, vulgo sonasol verde, para a limpeza de toda a casa. Informei-me com quem sabe e parece que aquilo é praticamente inócuo para o ambiente. Comecei a usar num frasco com pistola e fiquei fã. Para dizer a verdade, o vinagre nunca me deixava uma sensação de limpeza bem feita.
ResponderEliminarOi Rita
ResponderEliminarSou brasileira e não sei o que é Fairy, podes me explicar?
Obrigada
É uma marca de detergente para lavar a louça!
EliminarEstava para perguntar a mesma coisa. :-)
EliminarÉ... Eu não sou nada verde para essa coisa de limpeza. Rita, você que é cientista garante que o negócio funciona mesmo, ne? Vou testar aqui em casa nessa próxima faxina. Tomara que funcione. Tomara que o lance do cheiro desapareça mesmo. Valeu!
Já tinha experimentado o vinagre com água para limpar os vidros. Obtive óptimos resultados. Quanto ao cheiro, desaparece de imediato.
ResponderEliminarOutra alternativa para os móveis em madeira, foi a junção do azeite e limão. Estou para continuar com este produto de limpeza. É óptimo! :)
Também tenho vindo a seguir esse caminho, mas a malta cá de casa quando sente o cheiro do vinagre reclama sempre. Deixei também de comprar amaciador de roupa por causa do uso do vinagre. Também pesquisei a sua utilização como bactericida e tenho usado. Ou seja, tenho muito poucos detergentes em casa e aumentei o uso de produtos caseiros.
ResponderEliminarBeijinhos e continue com as suas partilhas
Ana Martins
Gostei das dicas do vinagre na limpeza, tambem gosto de viangre na salada,,rsss bjs
ResponderEliminarwww.antestardedoquenunca1.blogspot.com
Gostei muito deste artigo. Sigo com regularidade este blog e sou fã de todos os assuntos aqui apresnetados. Tenho conseguido ser mais organizada graças a este blog e, embora não use muitas das ferramentas propostas pela Rita, o facto de ter começado a adoptar a estratégia da agenda e de apontar tudo o que faço durante o dia, permitiu-me ter noção do tempo e do que faço com ele!
ResponderEliminarRelativamente aos usos do vinagre,, eu uso-o na desinfecção da banheira, trocador de fraldas e brinquedos do meu bebé e adoro! Também o uso para descalcificar a cafeteira eléctrica, para as roupas brancas ( sobretudo para as nódoas do desodorizante) e funciona muito bem! No cabelo já uso desde os 15 anos e posso confirmar os seus efeitos!
Beijinhos!
Adorei suas dicas ,Também não sabia o que era Fairy,,sou brasileira ,mas vc já respondeu a pergunta para outra brasileira acima ,Paz luz para todos nós ,já que somos todos um.
ResponderEliminarOlá Rita!
ResponderEliminarConheci o seu blog por meio da página da Thaís Godinho.
Por favor, qual é a receita que você usou para amaciar os cabelos com vinagre?
Um bom ano para todos nós. Obrigada pelas dicas!
Olá Rita.
ResponderEliminarA propósito do mindfulness e do facto de estares a tirar psicologia: não sei se já ouviste falar da 3ª Geração de Terapias Cognitivo-Comportamentais mas as mesmas são baseadas nas 4 verdades budistas e centram-se no mindfulness.
Eu costumo ler-te há já algum tempo mas penso que nunca comentei, sou estudante de psicologia e quando encontrei estes dados lembrei-me logo de ti. :)
D.
Já tinha lido várias vezes, mas faz um ano que encontrei o teu blog exactamente quando procurava sobre produtos de limpeza ecológicos e naturais. Desde então que uso a versão mais diluída para os vidros e a mais concentrada para o resto. Nunca mais comprei os antigos produtos. Eu acho de facto o vinagre muito eficaz! O engraçado é que o meu marido odeia o cheiro a vinagre, mas até ele faz o esforço de aguentar os poucos minutos que demora a desaparecer aquele aroma leve no final. Primeiro porque viu com os olhos dele que funciona mesmo e segundo porque concorda que sendo assim comprar os tradicionais produtos é desperdício de dinheiro. :) Também limpo o ralo do chuveiro e os demais com bicarbonato primeiro, deixo actuar, segundo ponho o vinagre, deixo actuar e depois agua quente. Maravilha! Próximo passo, é lavar o chão e usar como amaciador da roupa. Tenho um dia que ganhar essa coragem. Se calhar acontece como há um ano atrás, experimento e depois não quero outra coisa. Obrigado pelos teus posts, também eles são simples como o teu estilo de vida, e é por isso que gosto de seguir. Abraço
ResponderEliminarNo chão de mosaico e azulejos é do melhor para ficar brilhando!
Eliminarca em casa usam vinagre para isso e muito mais mas nao dispensamos na comida!
ResponderEliminarhttp://fromnothingtoprada.blogspot.pt/
Bom dia Rita, qual é o oleo essencial que usas? sabes se ha algum natural e sem químicos, o meu filho é sensivel a perfumes que não sejam naturais, mas a ideia do oleo parece-me bem. e já agora onde compras?
ResponderEliminarbeijinho
Uma pergunta Rita: Quando usas o vinagre como amaciador, colocas no compartimento do detergente, no do amaciador ou no tambor?
ResponderEliminarum obrigada antecipado ;)
Olá Joana,
Eliminarcoloco no compartimento do amaciador...
Confirmo!! O vinagre funciona bem como amaciador. Experimentei o vinagre de cidra e o branco, gostei mais dos resultados com o branco. Achei que o vinagre branco amaciou melhor a roupa e também eliminou melhor os cheiros da máquina de lavar (se bem que aqui na Holanda o vinagre branco é um pouco diferente do português, nao é tao intenso). Experimentei com roupa branca e com roupa escura. Confirmo o que leio na internet: as cores ficam mais vivas e com mais brilho. Fiquei rendida :) Continuo com a dúvida de onde se deve colocar o vinagre, isto é: em que situação será mais eficaz?! Eu usei no compartimento do amaciador, mas também já ouvi dizer que se pode juntar com o detergente líquido na lavagem... Bem fica a dúvida... se alguém souber a diferença fico a espera da resposta. Entretanto já vou poupar dinheiro com este amaciador fantástico! :) (1,5L - 0,55€)
ResponderEliminarolá
ResponderEliminarMoro no Brasil. E gostaria de saber o que é Fairy.
Grata
Fairy é uma marca de detergente da louça que existe em Portugal. É muito eficaz a lavar e desengordurar. Mas em vez dele pode-se usar outro qualquer detergente da louça. Eu uso da marca Ecover (que é ecológico).
EliminarTodas as ideias e praticas aqui apresentada são muito úteis . obrigada a todas que aqui partilham os seus saberes!
ResponderEliminarE detergente para a loiça?! Já tens alguma ideia?!
ResponderEliminar