Nesta primeira quinzena de 2015 estou focada num projecto simples mas importante: reduzir o lixo que produzimos. A ideia veio do ebook Healthy Homemaking, o qual estou a seguir para melhorar algumas coisas cá em casa.
Nesta primeira semana vou fazer o seguinte:
> observar bem tudo o que mandamos par o lixo
> tentar perceber que alterações podemos implementar nos nossos hábitos de consumo para reduzir a quantidade de lixo
> anotar e pesar o lixo que fazemos durante uma semana
Esta última é uma coisa que há muito tempo que queria fazer mas ainda não tinha tido coragem. Pus a balança na cozinha, fiz uma folha, presa no frigorífico, para apontarmos os pesos do lixo, e sim - todo o lixo é pesado antes de sair de casa. Começámos no sábado passado e durará 1 semana. Dividi a folha com os vários tipos de lixo: normal, plásticos, vidro, papel, e areia dos gatos (porque é uma categoria bastante pesada...).
De acordo com vários estudos, a quantidade de resíduos produzidos pelos portugueses andará à volta de 0,5 e 1,5 kg por dia, por pessoa. O meu objectivo é ver onde é que nós estamos... e depois, aplicar ainda mais os 3 R's: reduzir, reutilizar, reciclar!
Na segunda semana irei então começar a tentar reduzir (ainda mais) o lixo que fazemos em casa, revisitando as estratégias que já usamos (como não usar guardanapos de papel) e implementando outras.
Se também queres começar o ano a pensar no ambiente, aqui ficam algumas sugestões:
>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
Reduzir o lixo cá em casa tem sido uma das coisas que tenho vindo a implementar cá em casa...ainda tenho muito para reduzir mas melhorou muito (antes nem se fazia reciclagem). Gostei da idéia de pesar o lixo, é uma boa forma de ter consciência dos nossos desperdícios...
ResponderEliminarBeijos
Olà Rita!
ResponderEliminarSobre este tema, você conhece o livro Zero Waste de Béa Jonhson (traduzido em françes e em português no Brasil)? È uma francesa instalada nos USA, que reduziu drasticamente a quantidade de lixo produzida por ano pela família - um casal e dois filhos, estou lendo o livro que é muito pratico e cheio de dicas interessantes. Ela tem um blog também, http://www.zerowastehome.com Ela utilisa 5 "R"'s: Recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e compostar (que deve começar com R em inglês...), e é intéressante como ela explica que a reciclagem não é a panacéia universal...
Boa continuaçao nos seus projetos deste ano!
Joia.
Oi Rita, veja esse blog, a proposta é viver sem produzir lixo algum http://www.trashisfortossers.com/ Não consigo ainda fazer isso, mas juro que comecei a pensar a respeiro Bju
ResponderEliminarO lixo são os são as nossas sobras e restos e como diz o cantor Cazuza: "Raspas e restos me interessam!"
ResponderEliminar