23/03/2015

Destralhar é um processo contínuo

Por mais minimalista que uma pessoa seja, a entrada de tralha em casa é inevitável, sobretudo quando não se vive sozinho. Por outro lado, há coisas que já estão em casa e deixam de ser úteis e transformam-se em tralha. Por isso, é necessário uma revisão frequente das coisas que temos e uma avaliação objetiva da sua utilidade. Neste passado fim de semana foi o que andei a fazer em casa - destralhar!

O meu grande problema sempre foi e continua a ser a roupa. Apesar de ter reduzido drasticamente roupa, sapatos e acessórios, ainda tenho peças que não uso e que estão guardadas no topo de um roupeiro. Tinha uma mala de viagem e vários sacos de plástico com roupa guardados que foram alvo de limpeza. 


Consegui pôr muita roupa de parte para dar, mas mesmo assim ainda enchi a tal mala de viagem com roupa que não uso e não sei se voltarei a usar, mas que não consigo deitar fora para já... Coloquei uma etiqueta com a data, março 2015, e se daqui a um ano não tiver recuperado nada do que lá está, lá terei que ganhar coragem e livrar-me dessa roupa...


Na parte de cima desse roupeiro temos uma série de coisas que não usamos muito (ou nunca): a tenda de campismo, material de mergulho, roupa e material escolar usado dos meus filhos. Era uma imensidão de livros e cadernos todos escritos, riscanhados e até rasgados, que já não dava para reaproveitar. Os miúdos também meteram mãos à obra e destralharam as suas coisas! Resultado: um saco cheio de papelada para reciclar.



Fiquei ainda com um montinho de livros para dar/vender e umas botas lindas de pele que usei muito pouco porque têm salto alto que gostava que encontrassem uma nova dona...

Mas o importante é que a parte de cima do tal roupeiro ficou bem mais leve! 


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!


16 comentários:

  1. comecei a destralhar o quarto em agosto, final de licenciatura e mestrado pareceu-me ideal antes de mergulhar na tese queria organizar todas a papeladas e livros, diminuir, simplificar e deixar td mais acessivel pois andava-me a sentir engolida pela casa! a tarefa abrandou e alastrou-se a roupa e cada cm quadrado do quarto! Ainda nao consegui contagiar os restantes habitantes da residencias (pais) que infelizmente sao acumuladores crónicos! Doei muita coisa ao infantário da zona entre materiais de artes e papeis que lhes faziam falta incluindo uma parte dos livros da escola o resto foi para a reciclagem! senti-me leve e quanto mais coisas os meus pais acumulam mais a mim me apetece deitar metade do quarto pela janela!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita, gosto muito do seu blog e acompanho a algum tempo mas nunca comentei. Conheci o blog através dos blogs Vida Organizada (Thaís Godinho) e Hora de Mudar (Ziula Sbroglio). Comecei neste processo no ano passado e parece que não acaba nunca. Na verdade iniciei nisto em virtude de estar insatisfeita com algumas coisas na minha vida. Estresse, tempo mal dividido, casa, filho, marido e tralha, muita tralha... só comecei a enxergar as tralhas após as leituras dos blogs... aliado a isto também estou tentando fazer uma faxina na minha mente... reorganizar minha vida e aprender a dizer "não" . Quanto a tralha, parece que nunca acaba, eu já tirei muita coisa, já doei, vendi, joguei fora o que não prestava mais... só que parece que a casa tem um buraco negro que, quando vc tira as tralhas, outras saem do tal buraco negro para nos assombrar. Além disso ainda tenho muita coisa que não consigo me desfazer, infelizmente. Coisas que “talvez um dia eu precise”, coisas que me custaram dinheiro e foram cara, que tenho pena de me desfazer . Se eu tivesse coragem doaria tudo e ficaria com o mínimo possível, deve ser tão bom, pena que me falta coragem.

    ResponderEliminar
  3. Como a entendo! Este tipo de "escolhas" são quase permanentes cá em casa. Espero chegar ao ponto em que será só de vez em quando. ;)

    ResponderEliminar
  4. Esta semana vou destralhar! Comecei pelos livros e a roupa parece nao ter fim. Estamos sempre na esperanca de utilizar tal peca mas nao e assim nao vale a pena estar ali a ocupar espaco quando pode ser util a outra pessoa =) ao menos ja nao tenho roupa ainda com etiqueta, isso e que me chateava a valer. Mas penso que seja porque e rara a peca que compre nova, ha uns bons anos que adquiri o habito de comprar em segunda mao. Hoje em dia se calho a ir a uma zara e vejo um vestido a 30 euros nem posso acreditar!! Com 30 euros quase que compro um roupeiro novo numa feira das velharias hehe
    Boa continuacao de destralhamento ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda hoje vim de uma "descarga" de roupa dos meus filhos na kid to kid...claro que não dá 1/3 do que gastei naquilo tudo, mas se der ou deitar fora ainda ganho menos! Conclusão: com o que deu, comprei as roupas de Páscoa para os filhotes, e assim destralhei e poupei! Uma espécie de 2 em 1!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando um bocado desiludida com a Kid to Kid. Só querem peças em bom estado, que quase não foram usadas, mas depois oferecem muito pouco por elas. No outro dia levei um vestido de boa qualidade, nunca usado (ainda com etiqueta) e ofereceram-me 1.50€. Achei um roubo e trouxe o vestido de volta! :(

      Eliminar
  6. Adoro suas reflexões!!!
    Sempre repenso minhas atitudes e tento colocar em prática aquilo que me faz bem e que poderá ajudar ao outro.

    http://florurbanaacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Para mim destralhar é tão bom como ir às compras a terapia é a mesma!
    Mas eu de natureza sou muito minimalista, a minha mãe nunca acumulou tralha, e eu aprendi com ela! Um roupeiro de 3 portas tem a minha roupa do marido e da casa, e ainda sobra espaço! Pouco e bom! Beijinhos excelente blog!

    ResponderEliminar
  8. Este post inspira-me.Vou começar a destralhar um quarto de arrumos na próxima semana e não sei sequer por onde começar: muitos brinquedos com que ele ainda brinca, roupas que ainda não lhe servem mas que me foram dando, material de campismo, roupas de outra estação, roupas de cama e wc... e só tenho dois pequenos roupeiros onde arrumar tanta tralha. Até aqui estava tudo empilhado em caixas, mas vai deixar de poder ser assim... Não sei como organizar, não sei como minimizar mais. Custa-me desfazer de certas coisas, por exemplo um conjunto de lençóis que me foi oferecido pela minha avó bordado à mão mas que nunca usei, e tantas outras peças do género. Que lhes faço???
    Umas dicas ser-me-iam muito úteis, sem dúvida. Se alguém quiser ajudar com dicas, agradeço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão simples, os lençóis basta por a uso, são bonitos são especiais mas não usa então para que servem!? Existem uns sacos que podemos tirar o ar com o aspirador, reduz muito espaço, eu costumo guardar a roupa e cobertores nesses sacos, e como não tem ar as roupa ficam sempre com cheirinho de lavado!

      Eliminar
  9. Ola Rita,
    Tem graça, ainda ontem falei sobre isso no meu cantinho.
    Gosto muito de vir aqui ler se bem que nunca tenha comentado. A organização é o caminho.
    Bjs

    http://www.tudo-no-lugar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que delícia é fazer destralhe! Doar roupas e fazer bem ao próximo, tirar um trocado com livros em sebos e reciclar material é tudo de bom. Parabéns pela atitude e por envolver seus filhos também e ensiná-los o real valor do material.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. Oi Rita! Leio o seu blog de tempos em tempos e quero compartilhar com vc um texto maravilhoso sobre destralhe!

    http://www.buji.com.br/blog/destralhe-se/

    ResponderEliminar
  12. Rita, destralhar é um verbo eterno! Não dá para fazer uma vez na vida e pronto!
    Ainda bem, não acha?

    =)

    ResponderEliminar
  13. Adoro destralhar. Faço isso sempre. Parece que limpo até a alma quando isso acontece.
    O menos é sempre mais.
    Bjs e adorei seu post.

    ResponderEliminar
  14. Por acaso, nunca fui de acumular coisas. Há sempre esta ou aquela peça que não consigo desfazer-me dela, mas a maior parte do que não uso despacho logo. Não vale a pena fazer monte e roubar espaço a outras coisas!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...