22/09/2015

Novo ano, novas rotinas


O verdadeiro ano novo é em setembro, quando as férias acabam e as crianças voltam à escola. Este ano há novidades. O mais velho está no 5º ano e entra meia hora mais cedo que o habitual. É apenas meia hora, mas muitos ajustes são necessários!

O mais novo quer ir para a escola também a essa hora, e não meia hora mais tarde, para ter mais tempo para brincar. O J. leva-os à escola, mas o que já deu para ver nestes dois dias é que o pequeno-almoço em família (eu e os miúdos, que o J. nunca toma pequena-almoço) perdeu-se...

Eu planeava as minhas práticas de yoga de maneira a acabar até às 8h. Depois despachava-me, fazia o pequeno-almoço, comíamos e eles iam para a escola. Agora, quando estou a arranjar-me, eles já estão a tomar o pequeno-almoço... e eu acabo por comer sozinha...

Ou seja, tenho que pôr todas as minhas rotinas meia hora mais cedo! A hora de acordar tem sido muito inconsistente. Ora é às 6h, ora é às 7 e tal. Não pode ser. Espera-me um ano de muito trabalho, com artigos, projetos, alunos para orientar e os estudos de psicologia... Não posso perder tempo nem deixar de fazer as coisas por falta de organização. O foco para os próximos dias será voltar a ter uma hora fixa para levantar - 6h da manhã. Levantando-me a essa hora, consigo praticar yoga durante quase hora e meia e estar despachada às 7h30, para me arranjar, acordar os miúdos, e tomarmos o pequeno-almoço juntos. Assim, até chego ao trabalho meia hora mais cedo!

Este 2º ano de psicologia está a ser giro e não me parece que vá ser muito trabalhoso. Faço questão de ir às aulas teóricas (excepto às de estatística, pois é uma coisa com a qual eu trabalho no dia a dia e as aulas são a um nível muito básico), e só vou às teórico-práticas se for mesmo importante. Por exemplo, andamos a ver uns filmes em algumas disciplinas durante essas aulas, e o que faço é ver os filmes em casa ao serão. Assim, o tempo da aula a que não vou é aproveitado para trabalhar, e ao serão não vejo porcarias na tv, mas sim os filmes que tenho que ver. Os professores facilitam as coisas aos trabalhadores-estudantes, o que ajuda muito.

O meu desafio de yoga está a correr bem. Tenho praticado quase todos os dias, se bem que têm sido práticas curtas, o que não me agrada muito... Seja como for, essas aulas curtas também têm que ser feitas, por isso não se perde nada. Mais vale 15 minutos de yoga todos os dias do que duas horas ao fim de semana.

As coisas fazem-se Não se faz tudo ao mesmo tempo, claro, mas vai-se fazendo, desde que haja motivação e organização!


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.

Obrigada!!

6 comentários:

  1. Acordar cedo para poder fazer yoga, meditação quando a casa ainda dorme o meu sonho. Mas a pequena de 2 anos acorda às 6:00, então para fazer isso eu teria que acordar às 5:00. Eu não consigo aceitar a ideia de acordar às 5 da manhã, parece um sacrifício tão grande, sabe? Talvez eu devesse abrir um pouco mais a minha mente, afinal, é só dormir mais cedo, né? Rs
    Adoro seus posts de dia a dia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E ja agora, como e trabalhadora-estudante, deita-se a que horas? Nao lhe custa acotdar cedo?

    ResponderEliminar
  3. falou tudo! gosto muito desse tipo de postar no blog, me identifiquei e me incentivou

    ResponderEliminar
  4. Ao ler este post fiquei pensando no conceito da "impermanência" do qual nos fala o Budismo. A vida de todas as pessoas é assim, tudo vai mudando, como num caleidoscópio ... Aproveite bem o "agora".
    Abraço, Maria

    ResponderEliminar
  5. Que rotina especial! Também estou fazendo pequenas mudanças no meu ritual da manhã e da noite (descobri que eles são intimamente ligados). A principal adptação é dormir mais cedo para acordar mais cedo. Coloquei um lembrete no celular e vou pra cama às 22h50. Pela manhã, levanto às 5h50. Logo depois, faço a tarefa mais importante do dia antes do desjejum. É incrível como essa Pequena Mudança causa tanta diferença no meu dia. Ao meio dia já tenho grande parte das tarefas prontas e naturalmente sinto vontade de deitar por alguns minutos. Eu não fazia isso há uns 10 anos, estou adorando! Uma boa dica é começar a mudança aos poucos. Acordar apenas 10 minutos mais cedo durante 15 dias pode ser mais fácil do que acordar 1h mais cedo. Aos poucos, você vai se acostumando e rapidamente chega lá.

    ResponderEliminar
  6. Acordar cedo muda a nossa vida de uma forma: desde que estou em Londres acordo três dias por semana antes das 5h da manhã e, embora a maioria das pessoas acredite que é um horror, eu sinto que aproveito muito mais o dia!

    Espero que o vosso ano corra às mil maravilhas. :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...