26/01/2016

Demasiadas escolhas


Temos demasiadas escolhas no nosso dia a dia. Vamos ao supermercado e é um corredor inteiro de bolachas. No centro comercial, dezenas e dezenas de lojas de roupa. Vamos comprar um telemóvel novo ou um computador e as escolhas são tantas que nem sabemos por onde começar... E de manhã para escolher a roupa? E nas livrarias ou na biblioteca, então, nem se fala! Como escolher um de entre tantos, tantos livros interessantes?

Ao termos tantas escolhas para fazer no nosso dia a dia, a força de vontade vai para essas coisas. E a força de vontade esgota-se. Estas escolhas sugam-nos a energia que mais tarde precisamos para decisões importantes. É por isso que o Barack Obama usa sempre o mesmo tipo de roupa todos os dias - para não gastar energia logo de manhã a escolher o que vai vestir e assim ficar com energia para tomar decisões muito mais importantes.

Eu também gasto demasiada energia todos os dias a tomar decisões que não interessam... a escolher a roupa que vou vestir, por exemplo. Por enquanto ainda não estou preparada para usar roupa semelhante todos os dias como o presidente Obama, mas posso cortar noutras decisões. 

No yoga, por exemplo. Todas as manhãs em que pratico yoga (e quando pratico à tarde também) perco demasiado tempo a decidir o que é que vou praticar. Se faço ashtanga ou outro estilo, se faço sozinha ou uma aula online, que site online usar, que professor escolher, que aula fazer... Desisto. Desisto de tomar esse tipo de decisão todos os dias. Desisto de passar horas (sim, horas) a navegar por sites de aulas de yoga, a ver as aulas, a fazer listas das aulas que quero fazer. Por isso, cancelei todas as minhas subscrições em sites de aulas de yoga online (continuo a adorá-los, sobretudo o Ekhart Yoga, que tantas vezes já falei aqui). Mas por agora tenho que parar com isso. 

De manhã, pratico ashtanga ou rocket yoga. Tenho 3 videos de hora e meia cada e a minha ideia sempre foi fazê-los cada um duas vezes por semana. Se quiser praticar mais, venha o youtube - a primeira aula que aparecer no youtube que me pareça adequada. Chega de perder tempo a tomar decisões destas.  E assim até poupo dinheiro. 

Estou a sentir uma necessidade imensa de eliminar coisas na minha vida. De vez em quando o bicho do minimalismo pica, e agora é uma dessas alturas. A minha vida é tão mais simples e saborosa com poucas coisas... 

15 comentários:

  1. Txi Rita! Hoje de manhã tive de ir ao shopping e pensei o mesmo! Se calhar aquela loja tb tem isto que preciso, se calhar na outra também e os preços devem ser outros. Talvez devesse tentar aqui ou ali… acabei por comprar tudo na primeira onde entrei mas fiquei com essa sensação de que muito facilmente tudo isto é 'overwhelming'… tu passas logo à prática, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita desculpa o abuso mas podes indicar um livro ou site indicado para quem quer começara praticar yoga? Perco me no meio de tanta informação :

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita, A propósito desta situação de múltiplas escolhas... já por várias vezes reparei que as pessoas mais velhas, para cima dos 60 e tal anos, têm mais facilidade do que nós a fazerem escolhas mais rápidas. não se perdem em tanta oferta. É a idade a trazer-nos coisas boas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, será a idade ou será a maneira como cresceram e aprenderam a fazer essas escolhas? Eu temo que quando chegarmos lá continuemos com a mesma dificuldade, a menos que se tente inverter a tendência e se criem hábitos novos… Um excelente dia para si! :)

      Eliminar
  4. Olá Rita!
    É por publicações como esta que gosto tanto de te ler. Gosto quando leio algo e fico a pensar no que li, quando sinto que aquilo que li entrou realmente na minha mente e me faz querer agir. E muitas das vezes que leio o teu blog é isso que me acontece.Obrigada!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Rita, este post vai mesmo de encontro ao que me anda a stressar ultimamente: o spoiled by choice e o facto de gastar energias em coisas que não são necessárias. Trabalho em organização de eventos e muito recentemente percebi, somente após 20 anos a trabalhar na área, que não conseguia organizar muitas coisas na minha vida pessoal tão bem como o fazia no trabalho. Foi aí que percebi, eu gasto as minhas melhores energias no trabalho a organizar congressos e reuniões de outros e quando chega a minha vez, estou esgotada e tomar uma simples decisão como ficar num hotel ou num apartamento numa viagem familiar parece-me hercúleo. Uma boa semana para ti. Vou simplificar. Estou a destralhar a minha casa, chegarei ao destralhamento da minha vida simplificando-a. E aí, vou lembrar-me de ti novamente.

    ResponderEliminar
  6. Primeira vez que comento mas já te sigo há um tempinho :)
    Para além da questão de termos demasiado opções na vida e de nos sentirmos cansados por termos de estar constantemente a escolher, eu às vezes sinto outra coisa - o síndrome do FOMO (Fear of missing out). Não sei já ouviste falar, mas na prática é a ansiedade de sentir que estás sempre a perder alguma coisa de importante. Acho que parte do remédio é ter consciência de que não podemos ter, ser e estar em toda a parte, porque senão nunca estaremos em lado nenhum. Ter consciência disso, na minha opinião, é meio caminho andado para aprendermos a seleccionar as coisas e "minimalizarmos" a nossa vida

    ResponderEliminar
  7. Otima reflexão

    mundominimalistablog.worpress.com

    ResponderEliminar
  8. Excelente, Rita!

    Seu post foi o empurrãozinho final para eu retomar a ideia de ter meu uniforme de trabalho e também uma lista de produtos que vou usar fixamente, para facilitar as escolhas :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita! Realmente o dia a dia implica muitas escolhas, para mim sempre foi um tormrnto escolher a roupa! agora arranjei uma estratégia nova...num caderno anotei looks completos de peças que combinam entre si, assim conforme a disposição seleciono um, por exemplo se quero ir com calças pretas vou a um look onde elas estejam e o resto já está selecionado...é facil
    e funciona para mim!

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita!
    Tenho acompanhado seu blog a um tempo.Como quase todo mundo hoje,tenho muitas atividades, faço doutorado, dou aula em uma faculdade e no ensino médio, tenho marido, filho e casa e descobri que pra dar conta de tudo a gente precisa se organizar e priorizar, não perder tempo com o que não é essencial, pois do contrário a gente fica louca. As questões sobre minimalismo, vida simples, organização, equilibrio na vida sempre me interessaram muito e adoro passar aqui pra ler seus posts que sempre me fazem refletir sobre tais questões. Obrigada pela inspiração.
    Um grande abraço,
    Carol

    ResponderEliminar
  11. Desde o dia em que este artigo foi publicado que penso nele todos os dias. Escolhas, as escolhas que me deixam em stress todos os dias. Podemos falar mais sobre isto? Preciso de mudar algumas atitudes!

    ResponderEliminar
  12. Tão verdade. Li há pouco tempo o famoso livro da Marie Kondo e acho fantástica essa simplificação mas mais uma vez quando tento pôr em prática sinto que é um esforço hercúleo. A ver se consigo lá chegar. De cada vez que vejo um post deste volta a vontade. A ver se é desta!

    ResponderEliminar
  13. Tenho por hábito dizer que é o "Síndrome da Angústia da Escolha", sentir angústia por ter de decidir o que fazer perante tantas opções... temos mesmo de simplificar :)

    ResponderEliminar
  14. "A minha vida é tão mais simples e saborosa com poucas coisas..." Rita, tenho essa mesma sensação tantas vezes! Às vezes, quando tenho dias mais tranquilos e consigo chegar em casa a tempo de ver uma panela de sopa no fogão e minha assistindo novela no comecinho da noite, ou chegar pouco antes das 6h e ver o sol se pôr na varanda, olhar pela janela em uma manhã de domingo e ver a vida acontecendo de forma calma... Essas coisas me emocionam e me deixam enormememnte feliz! E é engraçado porque eu sempre tenho uma sensação de saudade quando isso me acontece hahaha Por hora sou estudante de medicina aqui no Brasil e tenho muita dificuldade de simplificar minha rotina, minha vida... Tenho muito mais a fazer do que acho que dou conta! Acho que são desafios que preciso vencer. Mas espero dentro dos meus limites conseguir simplificar as coisas e levar uma vida menos estressante e mais feliz... E quando eu estiver trabalhando com certeza pensarei nisso! Obrigada por escrever essas coisas, porque às vezes nesse mundo tão rápido e cheio de coisas, eu me sinto meio perdida no meio de um monte de pessoas que querem sempre mais.. E chego a pensar as vezes que estou errada em ser como sou. Mas lendo você, me sinto feliz por encontrar alguém que pensa parecido. Um abraço! =)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...