09/07/2016

Eu, viciada, me confesso

A confissão que se segue foi escrita há pouco mais de 1 mês. Em baixo, atualizei.

Escrito no início de junho

Eu sou viciada em chocolate. Mais precisamente, no cacau. Não é o açúcar; posso comer um doce, um bolo, qualquer coisa com açúcar, que não me satisfaz tanto como uns quadrados de chocolate preto. 

Só me apercebi da realidade e da magnitude deste problema no fim de maio, quando comecei a fazer o Whole30. Resumidamente, o Whole30 é uma dieta paleo de eliminação, a ser seguida por 30 dias, com o objetivo de identificar intolerâncias alimentares e melhorar a saúde de forma geral. Claro que se perde peso no processo, mas esse não deve ser o objetivo principal. Eu queria eliminar os laticínios para ver se melhorava os meus problemas com a rinite alérgica e produzia menos muco. Como disse, é uma alimentação tipo paleo, mas mais restritiva. Eliminam-se cereais, leguminosas, laticínios e açúcares adicionados. Por mim, tudo bem. Eu já faço uma alimentação paleo a maior parte do tempo, por isso não achei que fosse difícil (e foi assim que perdi 3 kg num mês, o ano passado).

Mas... não podia comer chocolate. Nem os dois quadradinhos de chocolate preto que como sempre depois do almoço. Nos dois primeiros dias do Whole30 comi o chocolate preto. Depois, joguei o resto da tablete pela sanita abaixo. Segui a dieta durante 5 dias, 3 deles sem chocolate. 

Em 5 dias, perdi 1 kg e senti-me bem, tirando uma ligeira dor de cabeça a seguir ao almoço, que dizem ser normal no início. Psicologicamente, foi horrível. Os desejos de chocolate eram imensos. Só pensava na quantidade de bolos que iria fazer e comer no fim dos 30 dias. Um dia fiquei mesmo muito zangada por não poder comer chocolate. Nos outros dias ficava triste. Ao 6ª dia, o desejo de chocolate era tanto que... enchi-me de pão com manteiga (não tinha chocolate em casa). Pão com manteiga!! Uma coisa que raramente como, e só em restaurantes! E depois, claro, veio o chocolate.

Isto revela que tenho uma relação emocional completamente tóxica e disfuncional com o chocolate. Eu sinto-me muito bem com uma alimentação baseada em proteína animal, frutas, verduras, sementes, frutos secos e coisas dessas. Não sinto falta de pão nem de doces... Mas o chocolate... é como uma droga. Se não como os 2 quadrados depois do almoço, não consigo pensar em mais nada. É horrível. 

Isto é um problema e tenho que começar a resolvê-lo. Poderia, com grande esforço, eliminar de vez o chocolate preto, mas não o quero fazer durante este mês de junho, pois tenho imenso trabalho e 3 exames. Em julho vou estar de férias e logo vejo.

O que quero fazer agora é voltar ao Whole30, mas manter os 2 quadrados de chocolate preto depois do almoço. Quero ver se os laticínios influenciam mesmo as alergias e a ranhoca... E quando não como cereais nem leguminosas, os meus intestinos trabalham de forma fantástica. 

Em julho logo verei o que fazer em relação ao chocolate. Mas admito que tenho um problema - e sei que tenho que lidar com ele...

Escrito hoje, a 9 de julho

Estou no 2º dia sem chocolate (nem outros açúcares adicionados, claro). Tenho que resolver este problema e como estou de férias, pode ser que consiga! Hoje tenho um jantar, com muitas sobremesas... e espero conseguir resistir.

Sinto falta do chocolate, sobretudo durante a tarde. Estou sempre a pensar em chocolate. Nem quero ir ao supermercado para não me sentir tentada (ontem fui e consegui resistir!). E apercebi-me que o vício é também de açúcar. As bolas de Berlim que comi esta semana em substituição do chocolate mostraram-me isso; não fiquei completamente satisfeita, mas ajudou bastante.

Continuo a seguir uma alimentação paleo quase 100% (hoje ao almoço, por exemplo, comi umas fatias de pão com as sardinhas), que não me custa nada (não tenho partilhado porque não tenho apontado...). Mas não comer chocolate custa imenso. Mesmo. Mas depois penso nalgumas pessoas que conheço que conseguiram largar vícios bem piores de um dia para o outro - e estou eu aqui a queixar-me por causa do chocolate? Eu consigo!

9 comentários:

  1. mas, Rita porquê essa violência ?? o q ganha com isso? eu, sempre adorei chocolate preto, amargo, no gelado , mas faz alguns anos que não como. mas porque não sinto falta, nem do chocolate nem de açucar. nem penso nisso, por isso dois quadradinhos o que são ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como mais que 2 quadrados. Mas não e' uma questão de quantidade. E' a relação de dependência. Se eu nem pensasse nisso,como a Marizei, então não tinha nenhum problema! E' o mesmo que dizer a um alcoólico que não faz mal beber só um copinho por dia.

      Eliminar
  2. Eu percebo a Rita...todos os dias passo por um periodo de apetece-me uma coisa doce, mesmo que esteja sem fome, as vezes até quando acabei uma refeição. qq coisa serve, bolacha com chocolate, pão com doce...e fico irritada quando não tenho nada disto em casa.

    ResponderEliminar
  3. Também não vejo onde está o problema se não comes de forma exagerada... :) Se comer dois quadradinhos te faz bem, coma e seja feliz! Não vejo porque se fazer violência e gastar tanta energia a pensar nisso. Não acho que a comparação com o álcool seja apropriada, o cacau não causa os mesmos problemas sociais que o alcoolismo.

    ResponderEliminar
  4. E substituir por energy balls? 😁 Pelo menos têm grande percentagem de cacau e nenhum açúcar.
    Tal como qualquer vício demora o seu tempo a passar. Tens de ter paciência e não acabes assim com o chocolate na tua vida pois a mente vai sempre busca lo e depois é pior pois pões te a comer porcarias como o pão com manteiga e bola de Berlim, na tentativa de substituição, sabendo que isso nao é solução a lindo prazo.
    Força nessa batalha!

    ResponderEliminar
  5. Sinto o mesmo em relação ao café. Preciso, mesmo, de 2 cafés por dia. Não é exagerado e até acho que não me fará mal... Mas altera a minha percepção, o meu estado de alerta, a minha atenção e até a minha predisposição para trabalhar. E dependo disso. Vivendo de uma forma consciente, preferia não depender dessa muleta para funcionar. Perdemos liberdade ao estarmos dependentes de uma substância, seja a cafeína o cacau, ou algo mais prejudicial.

    ResponderEliminar
  6. Na minha modesta opinião, acho que estás a ser demasiado dura contigo mesma. Ninguém tem de ser perfeito, mas como disse, é a minha opinião e cada um sabe da sua vida. Aproveita as férias!

    ResponderEliminar
  7. Oi Rita,

    Será que não tem alguma coisa física envolvida (tipo nível de triglicerídeos muito baixo), ou deficiência de alguma vitamina. Já li em algum lugar que o vício em chocolate pode ser o nível de uma vitamina muito baixo, mas não lembro qual é a vitamina. É que eu tenho, eventualmente, uma vontade muito grande de comer carboidratos simples açucarados, pois a impressão é que me falta energia. Eu tenho os triglicerídeos muito baixos, e quando faço exercício físico vigoroso, essa sensação de "fome" piora muito.
    Já com o chocolate em si, é interessante, no verão passo meses sem comer e não sinto falta. É só fazer um friozinho que tenho também essas vontades. Às vezes um pedacinho é suficiente, mas às vezes eu como tudo que tiver. Por isso, procuro ter pouco dele, para evitar essas compulsões. Mas não chego a sair de casa para comprar. Essa dor de cabeça que você relatou, eu tenho em relação ao café. Se não tomar café pela manhã, fico imprestável.

    Aliás, você toma café ou chás com cafeína? Porque o teu vício pode ser em cafeína, que também tem no chocolate. É que me pareceu, pelos teus relatos, que não é só uma questão psicológica.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Rita, se achas que o chocolate te limita em algum aspecto, fazes muito bem em controla-lo. Tudo que não vai bem nos pensamentos deve ser reavaliado. Uma das coisas que mais admiro em ti é a força de vontade.
    Faça valer e mostre quem é que manda!
    Parabéns pela decisao.

    Abraços brasileiros
    Cintia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...