31/12/2011

As últimas de 2011: um ano de mudança


Hoje ainda não saí de casa. Já arrumei, limpei, lavei roupa, estendi roupa, passei a ferro, fiz bolos e biscoitos, pus a mesa para o jantar e a mesinha de centro para a ceia. Falta-me ir à rua pôr o lixo e fazer um frango de fricassé. A noite será passada em casa, a comer e a ver o Harry Potter. Agora sentei-me um bocadinho na sala a ouvir Miles Davis e a pensar neste ano que passou.

Profissionalmente falando, a grande mudança foi tornar-me pos-doc. Continuo a fazer o que adoro, mas agora com mais responsabilidades (e um salário um bocadinho maior).
Pessoalmente, o minimalismo tomou conta de mim. Mudei radicalmente a minha maneira de olhar para as coisas, para o dinheiro, para o tempo.

Olho em redor e penso no que já fiz e no que ainda me falta fazer nesta aventura minimalista, nesta demanda de ser mais com menos, de valorizar as experiências em vez das coisas, de ter apenas aquilo que preciso e fazer sobretudo aquilo de que gosto.

Este ano cortei em muitas coisas e priorizei outras. Sinto que ainda passo demasiado tempo a tratar da casa (mesmo tendo empregada), embora muito menos do que antes. A casa está quase, quase lá onde eu quero (a minha casa é um paraíso sem tralha quando comparada com a maior parte das outras que conheço...). Livrei-me de imensa mobília. Livrei-me de mais de metade da minha roupa e de dois terços dos meus sapatos. Livrei-me de louça, de livros, de papeladas, de porcarias que não me faziam nenhuma falta. Livrei-me de compromissos que não me interessavam. Ganhei tempo. Fiz mais coisas para mim, tratei mais de mim, fiz mais desporto, cozinhei mais, passei mais tempo de qualidade com a família. Gosto imenso de mim assim.

O minimalismo tornou-me de facto uma pessoa muito mais feliz.

O ano que aí vem vai ser ainda melhor. Ainda tenho coisas na minha vida e em casa para simplificar e minimizar. No trabalho, este ano vai ser muito, muito puxado. Quero continuar a trabalhar noutros projectos que me fazem muito feliz (como este blog - e obrigada a vocês, leitores, por isso). E quero mesmo ajudar outras pessoas a verem a beleza do Less is More.

Bom Ano Novo!





15 comentários:

  1. Eu cá estarei a acompanhar a tua jornada que tanto me ajuda na minha. tudo de bom para 2012.
    ***

    ResponderEliminar
  2. Querida Rita,

    Adoro ler-te e na verdade tens sido um exemplo para mim. Eu estou longe, muito longe de ser uma pessoa organizada. Mas acho que primeiro tenho de me organizar mentalmente e isso está realmente difícil!
    Obrigada por todas as dicas, e seguirei o que tens a dizer sobre minimalismo com muita atenção!

    Beijinhos e um Feliz 2012

    ResponderEliminar
  3. Rita,
    Obrigada pela inspiração que tens sido no blog tenho a certeza que o novo ano de 2012 vai ser um ano fantastico. Ter trabalho e poder fazer o que se gosta ja é meio caminho
    Feliz 2012

    Beijnhos
    Natália

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos a mim já me estás a fazer ver que less is more pode ser uma via de viver muito melhor :). Bom 2012

    ResponderEliminar
  5. Cá estarei, para aprender.
    Um bom e minimalista ano novo.
    Nina

    ResponderEliminar
  6. Bom ano! Li este artigo e pensei logo em ti!
    http://www.oprah.com/omagazine/Meet-Followers-of-the-Simple-Living-Philosophy

    ResponderEliminar
  7. Rita,

    és já uma referência nesta coisa que é o minimalismo. Um modelo!
    Eu vou continuar a seguir-te e a inspirar-me em ti! Já comecei a fazer mudanças e estou a aguardar o livro do Leo... :)
    Faz de 2012 um excelente ano!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita! O seu blog é inspirador! Obrigada por compartilhar conosco suas idéias, pensamentos, estilo... Muito obrigada e um feliz 2012!!!

    Karina

    ResponderEliminar
  9. Bom ano para si também. Os biscoitos tinham um aspecto delicioso.
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Bom ano para si também. Os biscoitos tinham um aspecto delicioso.
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  11. És simultaneamente uma pessoa tão simples e admirável!

    A minha casa também é o paraíso em relação a outras casas que eu conheço (à excepção do escritório que ainda não tive forças). És a minha inspiração!

    Beijinhos
    Anuskas

    ResponderEliminar
  12. Feliz Ano Novo querida Rita!
    Tens me ajudado imenso com tudo o que partilhas.
    Que Deus e a Vida te abençoem e te iluminem neste novo ano!
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  13. não sei bem o significado de minimalismo. em termos de decoração para mim é muito difícil pois adoro guardar coisas e pendurar memórias nas minhas paredes. uma casa com ar minimalista seria algo que eu nunca conseguiria, e nem gostava, confesso. compartilho no entanto, daquilo que falas no teu blog, de nos desfazermos do que não precisamos, não gostamos, o que não interessa. tralha, um monte de tralha que só nos traz trabalho. por motivos infelizes da vida, antes dos 30 já tinha herdado tudo dos meus pais que morreram muito novos. o que significa que iniciei uma vida e uma família com uma bagagem de memórias gigante: livros, roupa de casa, móveis, louça, etc, etc, etc. tentei encaixar tudo na minha vida, porque são imagens de um passado que não tenho como revisitar a não ser pelos objectos. por outro lado, por vezes sinto-me engolida no meio deles. estou a gostar de ler o teu blog e ver como organizas a vida e estas coisas tão mundanas. eu nunca conseguiria:) vou continuar a aparecer!

    ResponderEliminar
  14. Adorei este post. E a frase " Gosto imenso de mim assim" fez-me pensar " quero ser assim também". Conheci o blog agora e estou a ver todos oa postes antigos e até agora com muito boa impreção. Continue assim que eu vou voltar mais vezes.
    Beijos

    Madalena Nunes

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...