05/12/2011

Detergente natural: nozes de saponária



As nozes de saponária são o fruto da árvore de saponária, Sapindus mukorossi, que cresce na Índia e Nepal. As nozes contêm saponina, um metabolito secundário que tem propriedades detergentes e surfactantes. Assim, as nozes podem ser usadas como detergente natural em casa, nomeadamente na lavagem da roupa. E além de ser um produto natural, não é tóxico, é biodegradável e hipoalergénico.

Um kg de nozes de saponária custa cerca de 15€. Na lavagem da roupa na máquina usam-se 20 g de nozes, e as mesmas nozes podem ser usadas 4 vezes. Assim, 1 kg de nozes dá para 200 lavagens! Sai muito mais barato! As nozes de saponária também podem ser usadas como detergente de louça, limpa-vidros, champoo, fertilizante, etc. Para usar na máquina da roupa ou louça deve colocar-se 20 g de nozes num saquinho de algodão, e pôr o saco junto com a roupa ou a louça.


No Natal passado ofereci saquinhos com nozes de saponária a toda a gente e um cartão a explicar como se usam. Foi uma prenda gira!
Acho que as nozes podem ser facilmente encontradas em qualquer loja de produtos naturais, mas aqui em Faro não consegui encontrá-las em lado nenhum: mandei vir as minhas online, da loja Efeito Verde.

O ano passado comecei a usar nozes de saponária na máquina de lavar roupa, em vez do detergente comercial. Usei durante uns tempos, gostei, mas comecou a chatear-me o facto de ter que apontar quantas vezes já tinha usado o mesmo saquinho de nozes... Por pura preguiça, voltei ao detergente de supermercado durante uns tempos. Agora só uso o detergente líquido feito por mim, não só para lavar a roupa na máquina ou à mão, mas também para remover pequenas nódoas de outros têxteis como tapetes, sofás ou assentos das cadeiras. Mas para quem gosta de produtos ainda mais naturais, as nozes de saponária são a solução!


8 comentários:

  1. olá!
    Eu cheguei a experimentar as nozes de saponária, mas fiquei muito desiludida... deixa um cheiro muito desagradável...

    ResponderEliminar
  2. Rita é interessante as prendinhas que ofereces porque com a intenção de poupar muita gente adopta os teus hábitos passando a proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo que ganham bons hábitos e qualidade de vida.
    Eu produtos caseiros ainda uso pouco mas ponho em prática MUITAS coisinhas que aprendi contigo.
    A divulgação, a partilha e a apresentação de novas possibilidades aos outros fazem com que em poucos anos se encontre cada vez mais pessoas sensibilizadas para a causa ambiental...
    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  3. Eu uso as nozes de saponária. Compro-as em Faro na loja "Maçãs de Amor", ao lado da Calzedónia. Um lindo saco com 500g custava, um ano atrás, 7,20€. Para mim funciona perfeitamente. Apesar das nozes possuirem um cheiro muito diferente dos habituais detergentes e amaciadores, a verdade é que, depois da lavagem, a roupa não tem nenhum cheiro especial. Parece que foi apenas passada por água.Para quem gosta da roupa a sair da máquina com cheirinho a flores e a mar pode não ser o ideal. Mas para a minha família é o detergente ideal: Um preço que não admite competências; absolutamente natural; a roupa fica tão bem lavada, com água fria, como com os detergentes líderes de mercado; o saco de tecido azul em que vêm as nozes de saponária é adorável e reutilizável.

    Rosália

    ResponderEliminar
  4. Tenho usado as nozes de saponária e estou muito satisfeita. Continuo a usar amaciador de roupa, ainda uso um regular de marca branca, mas no futuro vou comprar um ecológico (poupar desta maneira no detergente permite estas extravagâncias) e assim a roupa fica com um cheiro agradável...
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita! Fiquei agradavelmente surpreendida com este blogue :). Não sou minimalista a 100%, mas revejo-me em muitas atitudes aqui descritas. Irei seguir algumas das sugestões ecológicas. Parabéns ;).

    ResponderEliminar
  6. oi estoua adorar seu blog nao conheço as nozes saponarias ,mas gostaria de conhecer você sabe me dizer se existe aqui no brasil.desde ja obrigado jo

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita,

    Estas nozes são interessantes a nível ambiental, mas tanto fazem bem, como mal. Podem ser naturais, mas a sua produção está a aumentar (quando o "Ocidente" começa com determinadas "modas", o equilíbrio geralmente é destruído) e florestas são deitadas abaixo para que se possam plantar as árvores... vêm geralmente da Índia ou do Nepal, o que faz com que tenham uma pegada ecológica maior que outros produtos mais próximos de nós. E não nos podemos esquecer das pessoas que nestes países são exploradas para a apanha deste fruto (como em muitas outras coisas).

    Quando a roupa não está muito suja, geralmente lavar sem detergentes é mesmo suficiente (aquelas bolas que supostamente lavam sem detergente, segundo a Deco, lavam como se de uma máquina de roupa, sem detergente, se tratasse).

    Se a roupa está com nódoas, devemos então procurar produtos caseiros pouco poluentes.

    Por aquilo que tem partilhado, vejo que já terá uma pegada ecológica bastante pequena, comparando com a maior parte das pessoas e fico muito feliz com as suas partilhas, pois são uma fonte de inspiração, mas também de informação!

    Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...